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Disciplina Literacia, Media e Cidadania

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Cidadania em contexto digital
    1.1. Concetualizações
    2. Atores e Frameworks
    2.1. Frameworks no contexto Europeu 2.2. Frameworks Nacionais
    3. Práticas “Sensíveis” existentes
    3.1. Forças e Fraquezas
    3.2. Engajamento e motivação
    3.3. Práticas centradas nas competências e não nos media 4. Competências em cidadania digital
    4.1. Três domínios: estar online; bem estar e direitos online
    4.2. Dimensões: Acesso e Inclusão; Aprendizagem e Criatividade; Literacia Mediática e 4.3. Informacional; Ética; Saúde e bem-estar; Presença eletrónica e comunicações; 4.4. Participação ativa; Direitos e responsabilidades; Privacidade e segurança; Informação ao Consumidor
    5. Investigação e tendências emergentes
    5.1. O on-line e o off-line como um todo
    5.2. Várias formas de participação
    5.3. Diversidade e cidadania na era digital: Redes digitais, ativismo, empoderamento e desigualdade

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da aprendizagem são: 1) Compreender a importância dos media e da Internet no exercício da cidadania; 2) Compreender o que é a cidadania e a sua relação com a literacia mediática e informacional numa sociedade altamente mediatizada; 3) Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania em contexto digital; 4) Conhecer práticas “sensíveis”, ou boas práticas que têm em conta o contexto (o problema social, o ambiente cultural e económico) em articulação com os objetivos sociais; 5) Conhecer paradigmas/teorias em Educação que melhor se adequam ao ensino/aprendizagem de competências em cidadania digital; 6) Ser capaz de desenhar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de competências de cidadania digital; 7) Ser capaz de desenhar projetos de investigação que contribuam para o desenvolvimento da educação em cidadania digital.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta unidade curricular o método expositivo é utilizado para a apresentação de teorias e conceitos, mas também o demonstrativo (via utilização de imagens, vídeos e aplicações). Serão também utilizados métodos demonstrativos e ativos (através da realização de trabalhos).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Livingstone, S., Wijnen, W., Papaioannou, T., Costa, C., & Grandio, M. (2014). Situating media literacy in the changing media ecology: critical insights from European research on audiences. In N. Carpentier, K. Schroeder, & L. Hallett, Audience Transformations: Shifting Audience Positions in Late Modernity (1st ed., pp. 210-227). London: Routledge. Costa, C, Car, V, Papadimitriou, S (2017). “Good practices and emerging trends in Media and Information Literacy” in Frau-Meigs, D, Velez, I and Flores J (eds), European Public Policies on Media and Information Literacies in Comparative Perspective. London: Routledge.


    Costa, C., Sousa, C., Rogado, J., & Henriques, S. (2017). Playing Digital Security - Youth Voices on their Digital Rights. International Journal of Game-Based Learning (IJGBL), 7(3), 11-25.

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