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Apresentação
Apresentação
N/A
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6232-22785
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Cidadania em contexto digital
1.1. Concetualizações
2. Atores e Frameworks
2.1. Frameworks no contexto Europeu 2.2. Frameworks Nacionais
3. Práticas “Sensíveis” existentes
3.1. Forças e Fraquezas
3.2. Engajamento e motivação
3.3. Práticas centradas nas competências e não nos media 4. Competências em cidadania digital
4.1. Três domínios: estar online; bem estar e direitos online
4.2. Dimensões: Acesso e Inclusão; Aprendizagem e Criatividade; Literacia Mediática e 4.3. Informacional; Ética; Saúde e bem-estar; Presença eletrónica e comunicações; 4.4. Participação ativa; Direitos e responsabilidades; Privacidade e segurança; Informação ao Consumidor
5. Investigação e tendências emergentes
5.1. O on-line e o off-line como um todo
5.2. Várias formas de participação
5.3. Diversidade e cidadania na era digital: Redes digitais, ativismo, empoderamento e desigualdade
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da aprendizagem são: 1) Compreender a importância dos media e da Internet no exercício da cidadania; 2) Compreender o que é a cidadania e a sua relação com a literacia mediática e informacional numa sociedade altamente mediatizada; 3) Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania em contexto digital; 4) Conhecer práticas “sensíveis”, ou boas práticas que têm em conta o contexto (o problema social, o ambiente cultural e económico) em articulação com os objetivos sociais; 5) Conhecer paradigmas/teorias em Educação que melhor se adequam ao ensino/aprendizagem de competências em cidadania digital; 6) Ser capaz de desenhar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de competências de cidadania digital; 7) Ser capaz de desenhar projetos de investigação que contribuam para o desenvolvimento da educação em cidadania digital.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular o método expositivo é utilizado para a apresentação de teorias e conceitos, mas também o demonstrativo (via utilização de imagens, vídeos e aplicações). Serão também utilizados métodos demonstrativos e ativos (através da realização de trabalhos).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Livingstone, S., Wijnen, W., Papaioannou, T., Costa, C., & Grandio, M. (2014). Situating media literacy in the changing media ecology: critical insights from European research on audiences. In N. Carpentier, K. Schroeder, & L. Hallett, Audience Transformations: Shifting Audience Positions in Late Modernity (1st ed., pp. 210-227). London: Routledge. Costa, C, Car, V, Papadimitriou, S (2017). “Good practices and emerging trends in Media and Information Literacy” in Frau-Meigs, D, Velez, I and Flores J (eds), European Public Policies on Media and Information Literacies in Comparative Perspective. London: Routledge.
Costa, C., Sousa, C., Rogado, J., & Henriques, S. (2017). Playing Digital Security - Youth Voices on their Digital Rights. International Journal of Game-Based Learning (IJGBL), 7(3), 11-25.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não