filmeu
mestrado-ciencia-cogn-educ

Mestrado Ciência Cognitiva e Educação

Lisboa
O 2º Ciclo em Ciência Cognitiva e Educação, da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração e da Escola de Psicologia e Ciências da Vida, apresenta-se como uma formação interdisciplinar estruturada na interação entre os conhecimentos advindos da... Ler mais

Partilhar

Email

GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O 2º Ciclo em Ciência Cognitiva e Educação, da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração e da Escola de Psicologia e Ciências da Vida, apresenta-se como uma formação interdisciplinar estruturada na interação entre os conhecimentos advindos da Ciência Cognitiva e da Educação com foco nos mecanismos cognitivos que suportam a aprendizagem em contexto escolar. O programa do Ciclo de Estudos visa atender ao desafiante contexto educativo atual, que exige dos professores, investigadores, gestores e decisores políticos novos conhecimentos e competências que permitam a evolução do sistema educativo e da sociedade, dentre elas, a capacidade de reflexão, investigação e ação a partir de pensamento complexo e a transposição das barreiras da disciplinaridade.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Para ingresso neste Ciclo de Estudos os candidatos necessitam possuir grau de licenciado ou mestrado, ou equivalente legal, preferencialmente nas áreas das Ciências da Educação, Ensino e das Ciências Sociais e do Comportamento. Os candidatos de Psicologia necessitam apresentar grau de mestre em Psicologia. Este Ciclo de Estudos não é conferente de habilitação profissional na área da Psicologia ou Ensino. Critérios de seriação: Candidatos com classificação da habilitação anterior: Classificação da habilitação anterior - 50% Apreciação curricular (Curriculum + Carta de Motivação) - 50% Candidatos sem classificação da habilitação anterior: Apreciação curricular - 75% Carta de motivação - 25%
  • Destinatários

    Destinatários

    Profissionais da área das Ciências da Educação, Ensino ou das Ciências Sociais e do Comportamento.
  • Objetivos

    Objetivos

    O Ciclo de Estudos visa a promoção de um conhecimento integrador dos contributos mais recentes da Ciência Cognitiva e das Ciências da Educação para uma melhor compreensão da aprendizagem em contexto educativo. Especificamente, pretende-se desenvolver: a) conhecimento dos mecanismos cognitivos que suportam a aprendizagem em contexto educativo; b) conhecimento dos fundamentos teóricos das Ciências da Educação sobre o processo de aprendizagem em contexto escolar; c) conhecimento e compreensão da reciprocidade entre desenvolvimento cerebral/cognitivo e aprendizagem e educação escolar; d) compreensão do conceito de evidência científica na relação entre neurociências, ciência cognitiva e educação; e) análise dos contributos da ciência cognitiva para aprendizagens essenciais como a leitura, a escrita e a matemática e a sua relação com a escola democrática e o exercício da cidadania. Pretende-se que estes conhecimentos especializados permitam suportar a promoção de competências de investigação para a resolução de problemas complexos neste campo interdisciplinar, concorrendo para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e da tomada de decisão nas políticas e práticas educativas.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Os detentores do grau de Mestre em Ciência Cognitiva e Educação ¿ Processos de Aprendizagem e Educação para a Cidadania possuem formação para intervir: . nos estabelecimentos de ensino de educação básica, secundária e superior; . no acompanhamento e orientação da aprendizagem escolar; . em centros de investigação; . em setores do Estado ou privados ligados à educação, ao planeamento curricular e à formação de professores; . em empresas de consultoria em educação e aprendizagem.
  • Observações

    Observações

    Aulas presenciais em Regime de Blended-Learning (um sistema misto de aulas presenciais, com recurso misto a presença física e a atividades online, de modo síncrono e assíncrono). No 1º ano do mestrado (a chamada parte curricular), o curso será dividido em aulas fisicamente presenciais + aulas online síncronas, acompanhado por apoio assíncrono. As aulas fisicamente presenciais decorrerão em horário pós-laboral, preferencialmente aos sábados, e, em certos casos, de modo concentrado nos meses de Janeiro e Julho de 2023. O secretariado do curso possui informação mais detalhada quanto ao horário previsível.

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 450€
      Candidatos nacionais ou equiparados 173€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 45€
      Reingresso 100€
      Matrícula e Inscrição 285€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 313.2€
      Valor por ECTS 10.44€

Direção do Curso

Jorge Oliveira

Subdireção do Curso

Lucimar De Almeida Dantas

Secretariado

Alexandra Luisa Pereira De Oliveira

  • Extensão Telefónica
    636
  • Local de atendimento
    Sala C.0.9
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h às 12h e 15h às 17h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditação condicional - Deliberação
Registo: R/A-Cr 190/2020

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios