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Disciplina Cérebro, Mente e Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Considerando o papel central desta unidade curricular (UC) na ligação entre três áreas científicas chave desta formação, nomeadamente, as neurociências, psicologia e a educação, definiu-se uma carga de trabalho mais elevada para esta unidade curricular para cumprimento dos objetivos formação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à neurociência educacional

    2. Bases fisiológicas da excitabilidade neuronal

    3. A atividade neuronal no cérebro intacto

    4. Técnicas de exploração da função neuronal

    4.1. Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico 

    5. Organização do cérebro

    5.1. Aspetos evolutivos e ontogénese

    5.2. Neuroanatomia funcional

    5.3. Lateralização cerebral

    5.4. Diferenças individuais

    6. Cérebro e aprendizagem

    6.1. Neuroplasticidade

    6.2. Emoções e motivação

    6.3. Desenvolvimento do sistema nervoso e desenvolvimento cognitivo

    6.4. Contributos da neurociência para o processo de ensino e aprendizagem 7. O cérebro visual: processamento visual e ortografia

    8. O cérebro auditivo: processamento auditivo e fonologia

    9. O cérebro espacial: processamento visoespacial e atenção

    10. Neocórtex

    10.1. Funções cognitivas na monitorização do comportamento

    11. Aplicações da neurociência educacional

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivo o estudo da relação entre cérebro, mente e educação numa perspetiva interdisciplinar e enquadrada no campo da neurociência educacional. O estudo será realizado com enfâse nos mecanismos neuronais que suportam a aprendizagem em contexto escolar, permitindo uma compreensão deste fenómeno pela discussão dos fatores cognitivos que influem no processo de ensino e aprendizagem. 

    Pretende-se promover o conhecimento dos paralelismos entre desenvolvimento neuronal e cognitivo e como esta relação se reflete no desempenho e aprendizagem em ambiente escolar. As competências a desenvolver baseiam-se na aquisição dos conhecimentos-chave para a compreensão dos seguintes aspetos: a) funcionamento do cérebro a nível fisiológico e suas relações com funcionamento cognitivo; b) principais técnicas utilizadas no estudo do funcionamento cerebral; e c) funções cerebrais a nível cognitivo e emocional e influência na regulação comportamental ligada à aprendizagem em contexto escolar.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular assenta numa base teórico-prática, com recurso ao método expositivo com auxílio de meios audiovisuais e suportado em artigos científicos relevantes nas aulas teóricas, e ao método demonstrativo nas aulas práticas para explorar os principais fenómenos cognitivos com recurso aos laboratórios de Psicologia.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eysenck, M. W. & Keane, M. T. (2015). Cognitive Psychology: A Student's Handbook (7th Edition). NY: Psychology Press.

     

    Immordino-Yang, M. H. (2016). Emotions, Learning, and the Brain: Exploring the Educational Implications of Affective Neuroscience (The Norton Series on the Social Neuroscience of Education). NY: W. W. Norton & Company. 

     

    Kolb, B., Whishaw, I. Q. (2015). Fundamentals of Human Neuropsychology (7th Ed). Worth Publishers.

     

    Ludvik, M. J. B. (2016). The Neuroscience of Learning and Development: Enhancing Creativity, Compassion, Critical Thinking, and Peace in Higher Education. Sterling, USA: Stylus Publishing, LLC.

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