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Disciplina Tecnologias, Aprendizagem e Literacias Digitais

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Uma breve história das tecnologias de aprendizagem no século XX: das “máquinas de ensino”
    de Skinner ao PLATO e à revolução da informação.
    2. Tecnologias e aprendizagem, ferramentas e perspetivas atuais: “ferramentas para pensar com”,
    ferramentas expressivas e exploratórias, ferramentas de aprendizagem colaborativa, ferramentas
    de gestão de aprendizagem, textos digitais e aprendizagem multimédia.
    3. Literacias e literacias digitais: conceitos, políticas, impactos, tendências.
    4. Estudos nacionais e internacionais sobre o impacto das tecnologias na aprendizagem:
    metodologias, dados, conclusões, influência.
    5. Incorporação de tecnologias em ambientes de aprendizagem: desafios novos e antigos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da aprendizagem são os seguintes: 1) Conhecer os aspetos essenciais da história
    recente da utilização de tecnologias na educação e do aparecimento do conceito de literacia(s)
    digital(ais); 2) Competências na utilização com alguma fluência tecnologias de tipo expressivo e
    de tipo exploratório, em contextos colaborativos e não colaborativos; 3) Capacidade de analisar
    implicações educacionais de ferramentas e contextos tecnológicos em ambientes de
    aprendizagem escolar.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Assume-se que os alunos já têm alguma familiarização com as tecnologias da informação mas ainda não têm conhecimento sistematizado sobre a utilização educacional dessas tecnologias nem sobre a utilização pessoal utilizando funcionalidades avançadas dessas tecnologias. Deste modo, procura-se sistematizar o conhecimento através de:

    a) Seminários (leitura prévia de documentos; apresentação por alunos dos tópicos de leitura; discussão e síntese);

    b) Workshops (atividade individual em laboratório de computadores).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Clark, R. C., & Mayer, R. E. (2008). E-learning and the science of instruction: proven guidelines for
    consumers and designers of multimedia learning (2nd ed.). San Francisco, CA: John Wiley & Sons,
    Inc.
    Direcção-Geral da Educação. (n.d.). Currículo. Retrieved from http://www.dge.mec.pt/
    Maloy, R. W., Verock, R.-E., Edwards, S. A., & Edwards, S. A. (2017). Transforming learning with
    new technologies (3rd ed.). Boston: Pearson Education, Inc.
    No Hooft Graafland, J. (2018). New technologies and 21st century children: Recent trends and
    outcomes (Education Working Papers No. 179). Paris: OECD Publishing.
    Sawyer, R. K. (Ed.). (2014). The Cambridge handbook of the learning sciences (2nd ed.). NY:
    Cambridge University Press.
    Teodoro, V. D., & J., C. de F. (Eds.). (1992). Educação e computadores. Lisboa: ME.

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