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Apresentação
Apresentação
N/A
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6232-22783
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Uma breve história das tecnologias de aprendizagem no século XX: das “máquinas de ensino”
de Skinner ao PLATO e à revolução da informação.
2. Tecnologias e aprendizagem, ferramentas e perspetivas atuais: “ferramentas para pensar com”,
ferramentas expressivas e exploratórias, ferramentas de aprendizagem colaborativa, ferramentas
de gestão de aprendizagem, textos digitais e aprendizagem multimédia.
3. Literacias e literacias digitais: conceitos, políticas, impactos, tendências.
4. Estudos nacionais e internacionais sobre o impacto das tecnologias na aprendizagem:
metodologias, dados, conclusões, influência.
5. Incorporação de tecnologias em ambientes de aprendizagem: desafios novos e antigos.
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da aprendizagem são os seguintes: 1) Conhecer os aspetos essenciais da história
recente da utilização de tecnologias na educação e do aparecimento do conceito de literacia(s)
digital(ais); 2) Competências na utilização com alguma fluência tecnologias de tipo expressivo e
de tipo exploratório, em contextos colaborativos e não colaborativos; 3) Capacidade de analisar
implicações educacionais de ferramentas e contextos tecnológicos em ambientes de
aprendizagem escolar.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Assume-se que os alunos já têm alguma familiarização com as tecnologias da informação mas ainda não têm conhecimento sistematizado sobre a utilização educacional dessas tecnologias nem sobre a utilização pessoal utilizando funcionalidades avançadas dessas tecnologias. Deste modo, procura-se sistematizar o conhecimento através de:
a) Seminários (leitura prévia de documentos; apresentação por alunos dos tópicos de leitura; discussão e síntese);
b) Workshops (atividade individual em laboratório de computadores).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Clark, R. C., & Mayer, R. E. (2008). E-learning and the science of instruction: proven guidelines for
consumers and designers of multimedia learning (2nd ed.). San Francisco, CA: John Wiley & Sons,
Inc.
Direcção-Geral da Educação. (n.d.). Currículo. Retrieved from http://www.dge.mec.pt/
Maloy, R. W., Verock, R.-E., Edwards, S. A., & Edwards, S. A. (2017). Transforming learning with
new technologies (3rd ed.). Boston: Pearson Education, Inc.
No Hooft Graafland, J. (2018). New technologies and 21st century children: Recent trends and
outcomes (Education Working Papers No. 179). Paris: OECD Publishing.
Sawyer, R. K. (Ed.). (2014). The Cambridge handbook of the learning sciences (2nd ed.). NY:
Cambridge University Press.
Teodoro, V. D., & J., C. de F. (Eds.). (1992). Educação e computadores. Lisboa: ME.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não