filmeu

Disciplina Seminários Temáticos

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem como objetivo a apresentação de temas na confluência entre a Educação e a Ciência Cognitiva por convidados externos ao mestrado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Educação como um projeto de ação de justiça social (e cognitiva)
    2. As novas formas de regulação transnacional de regulação das aprendizagens. O papel da OCDE e dos seus global surveys
    3. Genética para a Educação
    4. Contributos da neuroimagem para a neurociência educacional
    5. Perspetiva neurocientífica da aprendizagem em sala de aula

  • Objetivos

    Objetivos

    Com este programa pretende-se dar suporte aos estudantes durante o ciclo de estudos, a partir de quadros teóricos e analíticos que lhes permitam uma atitude reflexiva no campo educativo e fornecer informação prática que permita a realização de pesquisa, nomeadamente nas áreas das ciências cognitivas e da educação, através de especialistas convidados em cada uma das áreas temáticas relacionadas com a Ciência Cognitiva e Educação. Pretende-se igualmente debater os contributos dos conhecimentos da neurociência e da ciência cognitiva para a educação em contexto escolar, procurando dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam uma compreensão abrangente do processo de ensino-aprendizagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular e¿ baseada numa metodologia eminentemente expositiva e ativa, em que se procuram abordar os to¿picos do programa atrave¿s de comunicac¿o¿es e debates conduzidos por convidados especialistas em cada um destes to¿picos, moderados pelo docente da unidade curricular. Estes semina¿rios decorrem no contexto da aula e podem incluir diferentes debates para cada um dos pontos do programa, de modo a expor diferentes perspetivas sobre as tema¿ticas em questa¿o.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ludvik, M. J. B. (2016). The Neuroscience of Learning and Development: Enhancing Creativity, Compassion, Critical Thinking, and Peace in Higher Education. Sterling, USA: Stylus Publishing, LLC.
    Sousa, D. A. (2010). Mind, Brain and Education: Neuroscience implications for classroom. Bloomington, USA. Solution Tree Press.
    Soysal, Y. N. & Strang, D. (1989). Construction of the First Mass Education Systems in Nineteenth-Century Europe. Sociology of Education, 62, 277-288.
    Teodoro, A. (2016). Governando por números: os grandes inquéritos estatísticos internacionais e a construção de uma agenda global nas políticas de educação. Em Aberto, 29(96), 41-52.
    Teodoro, A. (2019). The end of isolationism: examining the OECD influence in Portuguese education policies, 1955– 1974, Paedagogica Historica.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios