filmeu

Disciplina Análise de Dados em Ciência Cognitiva e Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende enquadrar os procedimentos de análise estatística para a condução da dissertação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Análise de dados Quantitativos:
    1.1. Estatística descritiva e estatística inferencial
    1.2. Testes de hipóteses paramétricos: Teste t para a média de uma amostra, Teste t para as médias de duas amostras independentes e Teste t para as médias de amostras emparelhas
    1.3. Análise de Variância com um ou mais fatores
    1.4. Análise de Variância com medidas repetidas
    1.5. Regressão Linear simples e múltipla
    2. Análise de Dados Qualitativos:
    2.1. Natureza da pesquisa qualitativa: especificidades e utilidade nas ciências sociais
    2.2. Métodos de recolha de dados qualitativos
    2.3. Métodos de análise: A análise de conteúdo

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC pretende proporcionar um entendimento da estatística inferencial, abordando os modelos lineares gerais. Para maior adequação do programa à heterogeneidade da população alvo deste Ciclo de Estudos, serão abordados os modelos estatísticos lineares mais simples aprofundando progressivamente para modelos mais complexos. Numa abordagem TP, os conceitos teóricos serão introduzidos utilizando exemplos práticos. Os alunos deverão ser capazes de entender a lógica subjacente às diversas análises estatísticas e aplicá-las, reconhecendo e testando hipóteses alternativas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC, com aulas TP, tem uma componente eminentemente aplicada, onde os alunos aplicam as competências teóricas adquiridas através de atividades práticas (condução, análise e discussão dos procedimentos de análise de dados aplicados). Sempre que possível, serão apresentados estudos publicados em revistas científicas da área de conhecimentos, que utilizem os modelos e técnicas analíticas lecionadas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal


    Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2017). Handbook of Qualitative Research. London: Sage.

    Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS. London: Sage.
    Jaccard, J. & Robert T. (2003). Interaction effects in multiple regression. London: Sage Publications.

    Maroco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics (7a Ed.) Lisboa: ReportNumber.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios