filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Ciência Cognitiva e Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa desenvolver a compreensão dos estudantes sobre os princípios básicos e os conceitos estruturantes que alicerçam as metodologias e técnicas de investigação no campo da Ciência Cognitiva e Educação. Após a conclusão desta unidade, os alunos serão capazes de: 1) avaliar criticamente textos que empreguem abordagens e métodos de pesquisa epistemologicamente diferentes; 2) formular uma pergunta de pesquisa e respetivo desenho de pesquisa; 3) reconhecer a diversidade de métodos e técnicas de pesquisa e relacioná-los com as questões de pesquisa no campo da Ciência Cognitiva e Educação; 4) envolver-se criticamente em questões de ética, de validade e de confiabilidade em relação à pesquisa a desenvolver; 5) tomar decisões em relação ás necessidades de pesquisa, nomeadamente no âmbito de um projeto de investigação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I – Ciência e comunicação

    Ciências da Educação e comunicação científica

    Produção textual da escrita científica

    Regras da escrita científica

     

    II - A construção do conhecimento científico

    Do senso comum ao conhecimento cientifico: fases de um processo

    Tipologias de modelos de investigação

    Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas

     

    III - Planeamento da investigação

    Construção de um problema de investigação em educação: do tema ao problema

    Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação

    Conceitos, dimensões e categorias de análise

    Instrumentos de recolha de dados e informação empírica

    Análise e sistematização de dados e informação empírica

     

    IV - Elementos chave na ética de pesquisa

    Relação do investigador com os Participantes

    Relação do investigador com o Conhecimento

    Relação do investigador com a Sociedade

    Relação do investigador com a Comunidade de Investigadores

    Relação do investigador com os Instituições de Financiamento da Investigação

  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender os processos de produção do conhecimento científico
    • Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica
    • Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos
    • Ser capaz de definir problemáticas e objetos de pesquisa em Educação formulando a sua pergunta de partida
    • Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva
    • Encontrar metodologias adequadas aos objetos de pesquisa propostos
    • Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado
    • Ser capaz de conduzir a sua pesquisa de forma a garantir a fiabilidade dos instrumentos e a validade da pesquisa
    • Ser capaz de aplicar as técnicas de análise de dados adequada aos dados que recolheu
    • Saber elaborar por escrito um relatório de uma pesquisa científica
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No decorrer da unidade curricular privilegia-se o recurso a metodologias de ensino ativas com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas nos alunos: a) exposição e debates a partir de questões ou textos orientadores, b) análise individual e grupal de textos orientadores, c) escrita de pequenos textos científicos e sua revisão por pares e d) apresentação e revisão de textos orientadores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bloor, M., & Wood, F. (2006). Keywords in qualitative methods: a vocabulary of research concepts. Sage

    Brooks, R., Riele, K., & Maguire, M. (2014). Ethics and education research. SAGE. https://dx.doi.org/10.4135/9781473909762

    Chevrier, J. (2003). A especificação da problemática. In B. Gauthier (dir), Investigação Social -da problemática à colheita de dados (3ª ed) (pp.65-98). Lusodidática

    Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2017). Research methods in education (8th Ed.). Routledge

    Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2015). Saber escrever: uma tese e outros textos (11ª ed.). D. Quixote

    Foddy, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora

    Santos, B. de S. (1988). Um discurso sobre as Ciências . Afrontamento

    Tomasi, C., & Medeiros, J. B. (2008). Comunicação científica: normas técnicas para redacção científica (1ª ed.). Atlas

    Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios