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Disciplina Fundamentos Sociológicos do Ensino e Aprendizagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Fundamentos Sociológicos do Ensino e Aprendizagem encontra as razões da sua pertinência, e oportunidade, na relevância que o conhecimento científico dos seus conteúdos programáticos. O estudo do desenvolvimento da educação, das relações sociais entre os diversos atores que se movimentam neste meio, dos processos sociais de ensino e aprendizagem, e dos próprios aspetos organizacionais e institucionais que permeiam os processos educativos neste contexto social permite ao aluno o desenvolvimento de um pensamento científico e critico potenciando a aprendizagem e o desenvolvimento de um percurso académico nesta área para ciclos mais elevados.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Objeto e perspectivas de análise em sociologia.
    Contributos da Sociologia para a análise das práticas de ensino e aprendizagem na instituição escolar - autores historicamente situados e suas
    concepções.
    A Escola, uma instituição social, funções visíveis e invisíveis.
    As análises teóricas sobre a escola.
    Perspetivas sobre a aprendizagem enquanto fenómeno social. O papel da escola e dos seus atores.
    A escola e as estratégias dos atores. Novas abordagens.

    A escola na sociedade - políticas escolares entre o local, o nacional e o global.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da UC são a sistematização de referências teóricas e de conceitos para a análise sociológica das práticas de ensino e de aprendizagem na instituição escolar; reformulação das experiências, debatendo e integrando conceitos centrais para a análise sociológica da instituição escolar e da educação não escolar; criação de condições para a apropriação de referências teóricas, através da necessária distância crítica entre a experiência, que alimenta, quando não refletida, o senso comum; articulação entre os contributos teóricos e as práticas sociais (e institucionais) dos participantes, assim como com as investigações em curso ou a realizar.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Recorrendo à diversidade de suportes pedagógicos, ao longo do semestre, procura-se que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem através de debate reflexivo sobre a leitura de textos em torno dos tópicos dos conteúdos programáticos. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bauman, Z., & May, T. (2010). Aprendendo a Pensar com a Sociologia (pp.11-29). Zahar.
    • Lima, L. (1992). A Escola como organização e a participação na organização escolar. Instituto de Educação.
    • Morrow, R. A., & Torres, C. A. (1997). Teoria Social e Educação. Uma Crítica das Teorias da Reprodução Social e Cultural. Edições Afrontamento.
    • Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Edições Universitárias Lusófonas.
    • Torres, L. L. (1997). Cultura Organizacional Escolar. Representações dos professores numa escola portuguesa. Celta.
    • Vygotsky, L. (1991). A formação social da mente. Martins Fontes.
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