filmeu

Disciplina Processos de Aprendizagem da Leitura e da Escrita

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Processos de Aprendizagem da Leitura e da Escrita apresenta uma série de fundamentos teóricos interdisciplinares sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento das competências humanas de leitura e escrita, consideradas essenciais no processo de aprendizagem escolar, no acesso e no desenvolvimento da cultura das sociedades. Apresenta-se o conjunto de conhecimentos nas perspetivas da educação e das neurociências cognitivas, com ênfase nos aspetos sociais, culturais e cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita. Esta abordagem interdisciplinar pretende suportar o desenvolvimento dos mestrandos, quer seja na investigação quer seja em atividades práticas profissionais relacionadas com os campos de estudo do Mestrado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Perspetivas teóricas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita;
    2. As fases de aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita (logográfica, alfabética e ortográfica);

    3. Rotas cognitivas de processamento da leitura e da escrita: o modelo da dupla via;
    4. Desenvolvimento da consciência fonológica;
    5. Psicogénese da língua escrita;

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular tem por objetivo fornecer um conjunto de pressupostos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita e sua relevância na educação escolar. Especificamente espera-se que os estudantes desenvolvam os seguintes objetivos: 1) Relacionar reflexões teóricas aos fundamentos e finalidades educativas do ensino da leitura e da escrita; 2) Demonstrar pensamento crítico e interdisciplinar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita; 3) Compreender os processos de aprendizagem da leitura e da escrita e sua emergência em crianças, sob a perspetiva cognitiva e social; 4) Conhecer as fases de desenvolvimento gradativo da leitura e da escrita até que se alcance o conhecimento ortográfico da língua; 5) Identificar, em produções de crianças, os níveis de aprendizagem da leitura e da escrita (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino serão de base ativa, com disponibilização no início da unidade curricular de referências, fontes de pesquisa e material de leitura para os estudantes. As exposições orais, leitura de artigos científicos, síntese e análise de textos, debates, utilização de material multimédia são metodologias específicas que compreendem esta unidade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bruggink, M., Swart, N., van der Lee, A. & Segers, E. (2022). Putting PIRLS to Use in Classrooms Across the Globe, IEA Research for Educators 1. Springer.  https://doi.org/10.1007/978-3-030-95266-2_1

    Coltheart, M. (1978). Lexical access in simple reading tasks. In: G. Underwood (Ed.). Strategies of Information Processing (pp. 151 216). Academic Press.
    Ferreira, E.; Teberosky, A. (1986). Psicoge¿nese da Li¿ngua Escrita. Artmed.
    Fitzgerald, J & Shanahan, T. (2010). Reading and Writing Relations and Their Development. Educational Psychologist, 35, 2000, 1.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios