filmeu

Disciplina Perspetivas Contemporâneas no Ensino e Aprendizagem

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Construção e consolidação do modelo escolar: a história do currículo
    2. O conhecimento escolar e sua organização: a história das disciplinas
    3. A crise da escola ou a escola em crise
    4. Movimentos epistemológicos de rutura do modelo escolar: do ensino à aprendizagem
    5. A emergência da “escola do futuro”: relações sociais, modelos, características e perfil dos atores
    6. Cenários futuros: os projetos das organizações transnacionais
    7. Processos de inovação e mudança na escola
    8. Escolas inovadoras em Portugal e na Europa

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá ao longo da unidade curricular:
    1) Compreender a construção do modelo escolar;
    2) Conhecer a história do currículo;
    3) Compreender a história das disciplinas;
    4) Reconhecer movimentos epistemológicos de rutura do modelo escolar;
    5) Compreender processos de inovação e mudança na escola;
    6) Ser capaz de estabelecer relações entre as dimensões sociais da escola e a emergência da “escola do futuro”;
    7) Identificar características da “escola do futuro”
    8) Identificar o perfil dos diferentes atores na “escola do futuro”;
    9) Conhecer cenários futuros de projetos das organizações transnacionais;
    10) Conhecer projetos nacionais e internacionais de escolas inovadoras.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas sera¿o teo¿rico-pra¿ticas, na medida em que a abordagem dos va¿rios temas e conteu¿dos se fara¿ a partir de alguma bibliografia fundamental que sera¿ sugerida pela docente.¿Implicara¿, tambe¿m, leituras pre¿vias para discussa¿o de textos nas aulas, promovendo-se partilha¿de perspetivas de ana¿lise, apresentadas individualmente e em grupo. Por outro lado, sera¿
    igualmente realizada uma visita de estudo a uma escola inovadora.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caillé, A. (2006). Présentation. Penser La Crise de L’école. Perspectives Anti-Utilitariste. Recherces, 28, Revue du Mauss.
    Canário, R. (2008). A escola: das “promessas” às “incertezas”. Educação Unisinos, 12(2), 73-81.
    Trindade, R., & Cosme, A. (2010).  Educar e Aprender na Escola - Questões, desafios e respostas pedagógicas. Fund Manoel Leão.
    Goodson, I. F. (1990). Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria & Educação, 2, 230-54.
    Nóvoa, A. (2009). Educación 2021: para una historia del futuro. Revista Iberoamericana de Educación, 49, 181-199 . Nóvoa, A. & Schriewer, J. (eds). (2000). A difusão mundial da escola.
    Lisboa: Educa.
    OCDE (2006). Repenser L’Enseignement: Des Scénarios pour Agir. Paris: CERI.
    Silva, T. T. (2000). Teorias do Currículo. Uma Introdução Crítica. Porto: Porto Editor.
    Young, M., & Muller, J. (2010). Three educational scenarios for the future: lessons from the sociology of knowledge. European Journal of Education, 45(1), 11-27.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios