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Disciplina Cognição, Criatividade e Aprendizagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem o objetivo o estudo dos projetos cognitivos superiores.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução

    1.1. Conceito de aprendizagem e relação com a Neotenia

    1.2. A polémica hereditariedade vs meio

    1.3. Mitos e teorias implicítas da aprendizagem e inteligência

    1.4. Inteligência: limites e perspetivas

    2.  Processos cognitivos e Motivação

    2.1. Perceção, Atenção e Memória

    2.2. Raciocínio, tomada de decisão e resolução de problemas

    2.3. Motivação

    3. Criatividade

    3.1. Pensamento criativo - pensamento analógico e pensamento divergente

    3.2. Teorias de criatividade

    3.3. Determinantes psicológicos e sociais no desenvolvimento da criatividade

    4. Sobredotação

    4.1. Conceções teóricas sobre a sobredotação

    4.2. Caraterísticas dos alunos sobredotados

    5. Identificação, avaliação e medidas de promoção do raciocínio matemático e criatividade

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem são os seguintes: 1) Identificar e compreender os mitos e teorias implícitas sobre a aprendizagem e inteligência.; 2) Analisar criticamente as perspetivas teóricas e modelos conceptuais em inteligência, criatividade e sobredotação; 3) Debater os determinantes psicológicos e sociais no desenvolvimento da criatividade; 4) Examinar medidas de identificação e intervenção com vista à promoção da inteligência e de criatividade e a sua adequação ao contexto educativo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas: Aulas teórico-práticas: exposição de conteúdos teóricos, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e desenvolvimento pessoal, discussões pontuais, resumos, construção de mapas conceptuais, desconstrução de artigos científicos, consultas de bases de dados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Abdulla, A. M., Cramond, B. (2017). After six decades of systematic study of Creativity. What do teachers need to know about what it is and how it is measured. Roeper Review, 3, 9-23.
    • Geake, J. (2008). Neuromythologies in Education. Educational Research, 50(2), pp123-133. https://eric.ed.gov/?id=EJ799273
    • Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., & Lima, T. S. (2017). TTT- Two Tracks of Thought: A structural model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP). Creative Research Journal, 29(2), 206-211. doi: 10.1080/10400419.2017.1303312
    • Reis, S. M., Maxfield, L. R. (Eds.) (1998). In S. M. Reis Baum. Nurturing the gifts and talents of primary grade students. Mansfield Center, Creative Learning Press.
    • Sternberg, R. J. (2003). Creative thinking in the classroom. Scandinavian Journal of Educational Research, 47(3), 325-339.

     

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