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Apresentação
Apresentação
A UC tem o objetivo o estudo dos projetos cognitivos superiores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6232-22778
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Conceito de aprendizagem e relação com a Neotenia
1.2. A polémica hereditariedade vs meio
1.3. Mitos e teorias implicítas da aprendizagem e inteligência
1.4. Inteligência: limites e perspetivas
2. Processos cognitivos e Motivação
2.1. Perceção, Atenção e Memória
2.2. Raciocínio, tomada de decisão e resolução de problemas
2.3. Motivação
3. Criatividade
3.1. Pensamento criativo - pensamento analógico e pensamento divergente
3.2. Teorias de criatividade
3.3. Determinantes psicológicos e sociais no desenvolvimento da criatividade
4. Sobredotação
4.1. Conceções teóricas sobre a sobredotação
4.2. Caraterísticas dos alunos sobredotados
5. Identificação, avaliação e medidas de promoção do raciocínio matemático e criatividade
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem são os seguintes: 1) Identificar e compreender os mitos e teorias implícitas sobre a aprendizagem e inteligência.; 2) Analisar criticamente as perspetivas teóricas e modelos conceptuais em inteligência, criatividade e sobredotação; 3) Debater os determinantes psicológicos e sociais no desenvolvimento da criatividade; 4) Examinar medidas de identificação e intervenção com vista à promoção da inteligência e de criatividade e a sua adequação ao contexto educativo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas: Aulas teórico-práticas: exposição de conteúdos teóricos, método demonstrativo com vídeos, atividades de reflexão e desenvolvimento pessoal, discussões pontuais, resumos, construção de mapas conceptuais, desconstrução de artigos científicos, consultas de bases de dados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Abdulla, A. M., Cramond, B. (2017). After six decades of systematic study of Creativity. What do teachers need to know about what it is and how it is measured. Roeper Review, 3, 9-23.
- Geake, J. (2008). Neuromythologies in Education. Educational Research, 50(2), pp123-133. https://eric.ed.gov/?id=EJ799273
- Ibérico Nogueira, S., Almeida, L., & Lima, T. S. (2017). TTT- Two Tracks of Thought: A structural model of the Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP). Creative Research Journal, 29(2), 206-211. doi: 10.1080/10400419.2017.1303312
- Reis, S. M., Maxfield, L. R. (Eds.) (1998). In S. M. Reis Baum. Nurturing the gifts and talents of primary grade students. Mansfield Center, Creative Learning Press.
- Sternberg, R. J. (2003). Creative thinking in the classroom. Scandinavian Journal of Educational Research, 47(3), 325-339.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não