filmeu

Disciplina Pensamento, Linguagem e Resolução de Problemas

  • Apresentação

    Apresentação

    Os aspetos em debate nesta unidade curricular (UC) assumem um caráter fundamental nesta
    formação, ao descreverem a relação entre os processos cognitivos superiores de pensamento e
    linguagem com a resolução de problemas, contribuindo deste modo para uma melhor
    compreensão da capacidade de comunicação e interação social. Definiu-se deste modo uma carga
    de trabalho mais elevada para esta unidade curricular para cumprimento dos objetivos formação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Pensamento
    1.1. Fundamentos conceptuais
    1.2. Representações mentais, conceitos e categorias
    1.3. O Pensamento ao longo do ciclo vital
    1.4. Pensamento e processos metacognitivos
    1.5. Pensamento e raciocínio
    1.6. Relação entre Pensamento e Linguagem
    2. Linguagem
    2.1. Fundamentos conceptuais
    2.2. Enquadramento da linguagem no desenvolvimento filogenético humano
    2.3. Fundamentos biológicos, cognitivos e sociais
    2.4. Aquisição e desenvolvimento da Linguagem
    2.4.1. Paradigmas teóricos
    2.4.2. Compreensão e reconhecimento da fala, aquisição de vocabulário e produção de linguagem.
    2.4.3. Leitura e escrita
    2.4.4. Desenvolvimento normativo e disfuncional
    3. Aplicações do conhecimento relativo ao Pensamento e Linguagem
    3.1. Diferenças individuais
    3.2. Dimensões desenvolvimentais
    3.3. Implicações para a aprendizagem
    4. Resolução de Problemas
    4.1. Compreensão do problema, produção e avaliação de estratégias
    4.2. Facilitadores e obstáculos: o papel das heurísticas

  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta unidade curricular pretende-se promover: 1) O enquadramento dos conhecimentos
    teóricos e empíricos do Pensamento e da Linguagem no domínio disciplinar da cognição humana;
    2) O conhecimento e análise crítica dos fundamentos conceptuais do Pensamento e da Linguagem
    como elementos estruturantes da interação social e da comunicação; 3) O conhecimento relativo
    ao papel do pensamento na Resolução de Problemas e sua relação direta com a aprendizagem; 4)
    O desenvolvimento de uma compreensão integrada dos processos de Pensamento e de
    Linguagem, ao longo do ciclo vital; 5) O conhecimento dos processos inerentes à aquisição e ao
    desenvolvimento da Linguagem; 6) A aquisição de competências no âmbito da estimulação de
    estratégias adequadas de Resolução de Problemas, aplicáveis a diferentes contextos; 7) A
    compreensão das aplicações da investigação dos processos de Pensamento e Linguagem, no
    âmbito do funcionamento normativo e disfuncional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular está organizada em aulas teórico-práticas, nas quais é conjugada a componente expositiva de apresentação dos conteúdos programáticos, com a componente orientada para uma aprendizagem ativa e participada através de atividades de diferentes naturezas, tais como, análise crítica de artigos científicos, visualização e discussão de elementos vídeo, replicação de metodologias experimentais e realização de exercícios práticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ambridge, B. & Rowland. C. F. (2013). Experimental methods in studying child language
    acquisition. WIREs Cognitve Science. doi: 10.1002/wcs.1215
    Anderson, J. (2010). Cognitive psychology and its implications (7th Ed.). New York: Worth
    Publishers.
    Manktelow, K. (2012). Thinking and reasoning. Sussex: Psychology Press.
    Sim-Sim, I. (1998). O desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
    Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (2012). Cognitive Psychology (6th Ed.). Belmont:
    Wadsworth/Cengage.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios