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Disciplina Filosofia da Mente

  • Apresentação

    Apresentação

    Inserida num Mestrado em Ciências da Cognição interventivo na área educacional, esta UC assume pertinência enquanto instrumento crítico e argumentativo face à ciência positiva taxativa, mas também face à ambiguidade de alguns discursos subjetivos. A epistemologia da mente humana, na clássica tradição da filosofia, acolhe autores, escolas e caminhos todos eles díspares, todos eles ricos. Com ou sem pretensão definitiva, os textos filosóficos (seja na vertente continental, seja na vertente analítica) encaram a mente e os produtos mentais como essencialmente humanos, protegendo-os de atribuições mecanicistas, deterministas, biologistas e neuroprogramáveis. A especificidade pessoal (na argumentação de Aristóteles, passando por Espinosa, Locke, Kant ou Husserl) implica livre-arbítrio (ou a intencionalidade dos estados de consciência), marcando aí uma diferença essencial. A eticidade da tarefa educativa é medida pela decisão livre do agente: sem esta não há aprendizagem ou cultura(s).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O conceito de mente no pensamento filosófico
    2. Mente e corpo: uma relação complexa desde os clássicos aos contemporâneos
    3. O dualismo antropológico nas dicotomias platónicas e cartesianas
    4. A epistemologia do reducionismo antropológico nas versões biologistas, mecanicistas, deterministas e neuroprogramáveis
    5. A epistemologia da unidade antropológica no realismo, no personalismo e na fenomenologia
    6. A mentalidade mágica como construção de um dualismo demiúrgico: o papel da projeção emocional e da transferência causal. Superstição e convicção.
    7. A mentalidade religiosa como construção de uma providência filial-paternal: o papel do ascetismo sacrificial e do voluntarismo construtivista. Fé e convicção.
    8. A mentalidade crítica como construção cética moderada de um mundo em prova científica: o papel do filósofo. Ponderação e convicção.
    9. Do naturocentrismo ao teocentrismo e, deste, ao humanismo. Os grandes paradigmas mentais, suporte do mundo humano.
    10. Educar para ponderar (e para defender a ponderação)
  • Objetivos

    Objetivos

    São objectivos de aprendizagem os seguintes: 

    1. a nível do conhecimento: identificação e distinção entre dogmatismo e criticismo; analítica e contraste entre as culturas mágica, fideísta e científica; mecanismos da construção cognitiva da realidade; o conceito de mente humana segundo a fenomenologia; a epistemologia da decisão humana segundo o realismo filosófico.

    2. a nível de aptidões: discernimento, compreensão e crítica dos vários planos em que a mente humana pode ser estudada, avaliada e «ensinada»; discernimento, compreensão e crítica dos paradigmas mitológico, religioso e humanista (enquanto fundamentos de contemporaneidade cultural eclética).

    3. a nível de competências: exame das condições e das responsabilidades de um educador enquanto sujeito mental, construtor de mentalidades e fomentador de liberdades indeterminadas

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Textos seleccionados (aula a aula)

    1. Aristóteles

    2. Espinosa

    3. Locke

    4. Kant

    5. Husserl

     

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