filmeu

Disciplina Cognição no Ciclo de Vida

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende fornecer uma perspetiva do desenvolvimento ao longo da vida, conceptualizando as diferentes fases do ciclo e vida e resultante de fatores quer externos (e.g. ambientais) quer internos (i.e. genéticos). 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Introdução à perspetiva do desenvolvimento ao longo da vida.

    1.1. Conceito, contextos e fatores de desenvolvimento ao longo da vida

    1.2. Principais Modelos Teóricos sobre o desenvolvimento da criança, do adolescente e do adulto

    1.3. Considerações metodológicas sobre a investigação do desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida 

    2. Princípios do desenvolvimento cerebral

    2.1. Desenvolvimento dos sistemas funcionais

    2.2. Paralelismos entre desenvolvimento cerebral e cognitivo

    3. Desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo ao longo do ciclo de vida

    3.1. Mudanças nas funções cognitivas: atenção e memória, linguagem, tomada de decisão e controlo executivo 

    3.2. Tarefas desenvolvimentistas e desenvolvimento sociocognitivo no ciclo de vida

    3.3. Principais perturbações do neurodesenvolvimento

    4. Desenvolvimento Cognitivo e Educação: Implicações mútuas

    4.1. A sala de aula como contexto para o desenvolvimento cognitivo

    4.2. Metacognição e aprendizagem autorregulada 

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC pretende fornecer uma perspetiva do desenvolvimento ao longo da vida, conceptualizando as diferentes fases do ciclo e vida e resultante de fatores quer externos (e.g. ambientais) quer internos (i.e. genéticos). Os objetivos estão centrados na aquisição de conhecimento nos seguintes pontos: 1) providenciar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento cognitivo ao longo da vida; 2) contribuir para compreensão das implicações das teorias do desenvolvimento cognitivo para o ensino e a aprendizagem. As seguintes competências são: a) capacidade para compreender o desenvolvimento ao longo da vida (e.g. desenvolvimento das funções cognitivas/executivas e capacidades esperadas em função da idade, como as fases correspondentes à infância, adolescência ou idade adulta); b) literacia científica no campo do desenvolvimento humano. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berk, L. (2017). Development Through the Lifespan. Boston: Pearson.

    Ludvik, M. J. B. (2016). The Neuroscience of Learning and Development: Enhancing Creativity, Compassion, Critical Thinking, and Peace in Higher Education. Sterling, USA: Stylus Publishing, LLC.

    Newman, B.M. & Newman, P.R. (2015). Development Through Life: A Psychological Approach (12a Edition). Stamford: Cengage Learning.

    Woolfolk, A. (2017). Educational psychology. Active learning edition (12th ed.). Boston, MA: Allyn & Bacon. 

    Sousa, D. A. (2010). Mind, Brain and Education: Neuroscience implications for classroom. Bloomington, USA. Solution Tree Press. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios