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Disciplina Privacidade, Segurança e Ética em Ciência de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende dotar o discente de conhecimentos e competências em ética, segurança e privacidade no âmbito da ciência de dados, bem como de sentido e avaliação de impacto na introdução e utilização de tecnologias avançadas no tratamento de grandes volumes de dados.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução à Ética.  Utilitarismo e deontologia.

    CP2. Ética e ciência de dados. Considerações éticas envolvidas no processamento algorítmico de dados sensíveis e no desenvolvimento responsável de Inteligência Artificial.

    CP3. Gestão de dados e linhagem de dados. Informação sensível e informação pessoal: como identificar.

    CP4. Tecnologias de privacidade. Técnicas básicas de privacidade em ciência de dados. Anonimização e pseudo-anonimização. Privacidade diferencial.

    CP5. Estruturas legais e regulatórias relacionadas com a privacidade e segurança de dados.

    CP6. Introdução de conceitos gerais de segurança e a sua importância em sistemas de aprendizagem automática

    CP7. Tipos de ataques em sistemas de  aprendizagem automática

    CP8. Abordagens de mitigação, regulamentos e orientações de segurança em sistemas de aprendizagem automática

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Compreender os fundamentos da Ética como filosofia moral e pensar numa deontologia para a ciência de dados.

    OA2. Conhecer os protocolos fundamentais na gestão de dados e compreender o conceito de linhagem de dados. 

    OA3. Identificar informação sensível e informação de identificação pessoal.

    OA4. Conhecer técnicas concretas que podem ajudar a proteger a privacidade individual ao trabalhar com conjuntos de dados grandes.

    OA5. Conhecer os requisitos legais e regulatórios relacionados à privacidade e segurança de dados.

    OA6. Compreender a importância de estabelecer estruturas robustas de gestão de dados dentro das organizações para garantir a conformidade com as regulamentações de privacidade.

    OA7. Compreender a necessidade de medidas de segurança específicas para sistemas de aprendizagem automática.

    OA8. Compreender os principais tipos de ataques a sistemas de aprendizagem automática e as medidas de prevenção e mitigação dos mesmos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são expositivas e presenciais. Os conteúdos são ilustrados com exemplos e estudos detalhados de casos. Aos alunos será pedido que participem activamente através da apresentação de casos ou conceitos, tanto técnicos como teóricos. Os alunos serão encorajados a intervir continuamente nas aulas, nomeadamente após as intervenções formais dos colegas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Jarmul, K. (2023). Practical Data Privacy. O'Reilly Media, Inc.
INSCRIÇÃO AVULSO
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