filmeu

Disciplina Educação e Desenvolvimento Humano

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular “Educação e Desenvolvimento Humano” pretende contribuir para a compreensão do papel da educação para o desenvolvimento, apresentando abordagens teóricas e casos empíricos que potenciem a análise da relação entre educação e desenvolvimento humano. Privilegia-se o debate teórico-conceptual em torno do desenvolvimento e de dimensões observáveis na realidade social com impacto na educação, em particular no âmbito das desigualdades sociais. Para além de se potenciar a compreensão do presente no âmbito da educação e do desenvolvimento humano, sugerem-se percursos de teorização e investigação-acção voltados para o futuro.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Educação e desenvolvimento humano

     

            Introdução  

            Cruzamentos interdisciplinares

            Indicadores e organizações

     

    Educação para o desenvolvimento e estudos de desenvolvimento

            Enquadramento teórico e conceptual

            Leituras críticas sobre desenvolvimento e seus impactos na reflexão educativa

     

    Pobreza, exclusão e desigualdades sociais 

            Panorama em Portugal e no mundo

            Estudos de infância e questões de género e de classe social

            Desigualdades, educação e desenvolvimento local 

     

    Compreender o presente, agir para o futuro 

            Educação decolonial

            Educação para a cidadania global 

            Educação para a sustentabilidade

     

    Tópicos e projectos em educação e desenvolvimento

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Para além do conhecimento sobre abordagens teóricas e casos empíricos que potenciam a análise da relação entre educação e desenvolvimento humano, sta unidade curricular potencia a aquisição de competências de pesquisa bibliográfica, documental e estatística, permitindo a análise crítica e a discussão de problemáticas relacionadas com educação e desenvolvimento humano. Prevendo-se momentos de apresentação liderados por estudantes, nesta unidade curricular também será possível desenvolver competências de comunicação oral, síntese, argumentação e debate, para além de competências de redacção científica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino

    • Aulas teóricas de teor mais expositivo 
    • Aulas teórico-práticas com análise de indicadores estatísticos e de casos empíricos
    • Promoção do debate e da participação contínua de estudantes 
    • Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes 

     

    Avaliação

    • Recensão de textos sobre educação e desenvolvimento humano (30%)
    • Paper sobre os temas trabalhados na unidade curricular (40%)
    • Participação nas aulas, debates, apresentação e exploração de conteúdos (30%)

     

    Critérios de avaliação: capacidade de sintetizar e enquadrar a problemática; argumentação original e crítica; utilização e referenciação de fontes relevantes; aspectos formais e apresentação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Conceição, P. (Dir.) (2019). Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. PNUD.
    • ICFE. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UNESCO e Fundación SM.
    • Lucio-Villegas, E. (2007). Construir uma argamassa contra-hegemónica: Reflexões sobre educação e desenvolvimento. RLE, 9, pp. 35-49.
    • Kothari, O. et al. (Orgs.). Pluriverso. Um dicionário do pós-desenvolvimento. Elefante editora.
    • Silva, M.C. (2018). Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados a nível global e nacional. In Gomes et al. (Orgs.), Desigualdades sociais e políticas públicas – Homenagem a M.C. Silva. Húmus, pp. 691¿733.
    • Teodoro, A. (2020). Contesting the global development of sustainable and inclusive education. Educational reform and the challenges of neoliberal globalization. Routledge.
    • Torres, C.A. (2017). Education for Global Citizenship. Oxford Research Encyclopedia of Education.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Inês Vieira 

    A combinar directamente com a docente

    CeiED, Ed. U, 1º piso

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios