-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular “Educação e Desenvolvimento Humano” pretende contribuir para a compreensão do papel da educação para o desenvolvimento, apresentando abordagens teóricas e casos empíricos que potenciem a análise da relação entre educação e desenvolvimento humano. Privilegia-se o debate teórico-conceptual em torno do desenvolvimento e de dimensões observáveis na realidade social com impacto na educação, em particular no âmbito das desigualdades sociais. Para além de se potenciar a compreensão do presente no âmbito da educação e do desenvolvimento humano, sugerem-se percursos de teorização e investigação-acção voltados para o futuro.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-1-8842
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Educação e desenvolvimento humano
Introdução
Cruzamentos interdisciplinares
Indicadores e organizações
Educação para o desenvolvimento e estudos de desenvolvimento
Enquadramento teórico e conceptual
Leituras críticas sobre desenvolvimento e seus impactos na reflexão educativa
Pobreza, exclusão e desigualdades sociais
Panorama em Portugal e no mundo
Estudos de infância e questões de género e de classe social
Desigualdades, educação e desenvolvimento local
Compreender o presente, agir para o futuro
Educação decolonial
Educação para a cidadania global
Educação para a sustentabilidade
Tópicos e projectos em educação e desenvolvimento
-
Objetivos
Objetivos
Para além do conhecimento sobre abordagens teóricas e casos empíricos que potenciam a análise da relação entre educação e desenvolvimento humano, sta unidade curricular potencia a aquisição de competências de pesquisa bibliográfica, documental e estatística, permitindo a análise crítica e a discussão de problemáticas relacionadas com educação e desenvolvimento humano. Prevendo-se momentos de apresentação liderados por estudantes, nesta unidade curricular também será possível desenvolver competências de comunicação oral, síntese, argumentação e debate, para além de competências de redacção científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino
- Aulas teóricas de teor mais expositivo
- Aulas teórico-práticas com análise de indicadores estatísticos e de casos empíricos
- Promoção do debate e da participação contínua de estudantes
- Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes
Avaliação
- Recensão de textos sobre educação e desenvolvimento humano (30%)
- Paper sobre os temas trabalhados na unidade curricular (40%)
- Participação nas aulas, debates, apresentação e exploração de conteúdos (30%)
Critérios de avaliação: capacidade de sintetizar e enquadrar a problemática; argumentação original e crítica; utilização e referenciação de fontes relevantes; aspectos formais e apresentação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Conceição, P. (Dir.) (2019). Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. PNUD.
- ICFE. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UNESCO e Fundación SM.
- Lucio-Villegas, E. (2007). Construir uma argamassa contra-hegemónica: Reflexões sobre educação e desenvolvimento. RLE, 9, pp. 35-49.
- Kothari, O. et al. (Orgs.). Pluriverso. Um dicionário do pós-desenvolvimento. Elefante editora.
- Silva, M.C. (2018). Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados a nível global e nacional. In Gomes et al. (Orgs.), Desigualdades sociais e políticas públicas – Homenagem a M.C. Silva. Húmus, pp. 691¿733.
- Teodoro, A. (2020). Contesting the global development of sustainable and inclusive education. Educational reform and the challenges of neoliberal globalization. Routledge.
- Torres, C.A. (2017). Education for Global Citizenship. Oxford Research Encyclopedia of Education.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Inês Vieira
A combinar directamente com a docente
CeiED, Ed. U, 1º piso
-
Mobilidade
Mobilidade
Não