filmeu

Disciplina Educação e Desenvolvimento Humano

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular “Educação e Desenvolvimento Humano” pretende contribuir para a compreensão do papel da educação para o desenvolvimento, apresentando abordagens teóricas e casos empíricos que potenciem a análise da relação entre educação e desenvolvimento humano. Privilegia-se o debate teórico-conceptual em torno do desenvolvimento e de dimensões observáveis na realidade social com impacto na educação, em particular no âmbito das desigualdades sociais. Para além de se potenciar a compreensão do presente no âmbito da educação e do desenvolvimento humano, sugerem-se percursos de teorização e investigação-acção voltados para o futuro.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Educação e desenvolvimento humano

     

            Introdução  

            Cruzamentos interdisciplinares

            Indicadores e organizações

     

    Educação para o desenvolvimento e estudos de desenvolvimento

            Enquadramento teórico e conceptual

            Leituras críticas sobre desenvolvimento e seus impactos na reflexão educativa

     

    Pobreza, exclusão e desigualdades sociais 

            Panorama em Portugal e no mundo

            Estudos de infância e questões de género e de classe social

            Desigualdades, educação e desenvolvimento local 

     

    Compreender o presente, agir para o futuro 

            Educação decolonial

            Educação para a cidadania global 

            Educação para a sustentabilidade

     

    Tópicos e projectos em educação e desenvolvimento

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Para além do conhecimento sobre abordagens teóricas e casos empíricos que potenciam a análise da relação entre educação e desenvolvimento humano, sta unidade curricular potencia a aquisição de competências de pesquisa bibliográfica, documental e estatística, permitindo a análise crítica e a discussão de problemáticas relacionadas com educação e desenvolvimento humano. Prevendo-se momentos de apresentação liderados por estudantes, nesta unidade curricular também será possível desenvolver competências de comunicação oral, síntese, argumentação e debate, para além de competências de redacção científica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino

    • Aulas teóricas de teor mais expositivo 
    • Aulas teórico-práticas com análise de indicadores estatísticos e de casos empíricos
    • Promoção do debate e da participação contínua de estudantes 
    • Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes 

     

    Avaliação

    • Recensão de textos sobre educação e desenvolvimento humano (30%)
    • Paper sobre os temas trabalhados na unidade curricular (40%)
    • Participação nas aulas, debates, apresentação e exploração de conteúdos (30%)

     

    Critérios de avaliação: capacidade de sintetizar e enquadrar a problemática; argumentação original e crítica; utilização e referenciação de fontes relevantes; aspectos formais e apresentação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Conceição, P. (Dir.) (2019). Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. PNUD.
    • ICFE. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UNESCO e Fundación SM.
    • Lucio-Villegas, E. (2007). Construir uma argamassa contra-hegemónica: Reflexões sobre educação e desenvolvimento. RLE, 9, pp. 35-49.
    • Kothari, O. et al. (Orgs.). Pluriverso. Um dicionário do pós-desenvolvimento. Elefante editora.
    • Silva, M.C. (2018). Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados a nível global e nacional. In Gomes et al. (Orgs.), Desigualdades sociais e políticas públicas – Homenagem a M.C. Silva. Húmus, pp. 691¿733.
    • Teodoro, A. (2020). Contesting the global development of sustainable and inclusive education. Educational reform and the challenges of neoliberal globalization. Routledge.
    • Torres, C.A. (2017). Education for Global Citizenship. Oxford Research Encyclopedia of Education.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Inês Vieira 

    A combinar directamente com a docente

    CeiED, Ed. U, 1º piso

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios