filmeu

Disciplina Inclusão Social e Educativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC aborda a inclusão social e educativa no contexto socio-histórico-cultural em que se insere, procurando ser um espaço de discussão e de reflexão sobre muitas das questões que suscita, em particular, no que diz respeito a populações em situação de vulnerabilidade, de que a pobreza, a exclusão social, a deficiência ou a diversidade cultural, entre outras, são um bom exemplo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    -Exclusão e Inclusão

    -Fundamentos científicos e filosóficos da Inclusão

    -Inclusão Social e Educativa

    -Situações de vulnerabilidade

    -Fundamentos da Inclusão

    -Documentos norteadores da inclusão.

  • Objetivos

    Objetivos

    •Situar a Inclusão Social e Educativa no contexto sócio histórico cultural em que se insere.

    •Conhecer documentos norteadores da Inclusão.

    •Saber identificar e caraterizar situações de vulnerabilidade social

    •Compreender o conceito de Inclusão Educativa no quadro atual das políticas educativas.

    Implementar estratégias que tenham em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo.

    •Aprofundar conhecimentos com base em investigação recente.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    -Exposição para introdução e/ou sistematização de conceitos.

    -Visionamento de documentários, seguido de debate.

    -Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas abordadas.

    AVALIAÇÃO

    -Um trabalho individual escrito, a partir de documentos fornecidos (40%).

    -Um trabalho de grupo (60%), a apresentar na última aula. 

    Itens de avaliação: Apresentação - 3; Conteúdo - 13;  Síntese - 4.

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agran, M., Brown, F., Hughes, C., Quirk., Ryndak, D. (2014). Equity & Full Participation for Individuals with Severe Disabilities A Vision for the Future. Baltimore: Paul H. Brooks Publishing Co.

    Alves, N; Canário, R. (2004). Escolas e Inclusão Social: das promessas às incertezas. Análise Social, vol XXXVIII (169), 981-1010.

    Boudon, R. (2002). L’axiomatique de l’inégalité des chances. Paris : Harmattan.

    Costa, A. B. (2004). Exclusões Sociais. Lisboa: Gradiva.

    Costa, A. F. (2012). Desigualdades sociais contemporâneas. Lisboa: Editora Novos Mundos.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Maria Odete Emygdio da Silva

    5ª feira - 17:30/18:30

    A disponibilizar

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios