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Apresentação
Apresentação
Esta UC aborda a inclusão social e educativa no contexto socio-histórico-cultural em que se insere, procurando ser um espaço de discussão e de reflexão sobre muitas das questões que suscita, em particular, no que diz respeito a populações em situação de vulnerabilidade, de que a pobreza, a exclusão social, a deficiência ou a diversidade cultural, entre outras, são um bom exemplo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-1-8844
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
-Exclusão e Inclusão
-Fundamentos científicos e filosóficos da Inclusão
-Inclusão Social e Educativa
-Situações de vulnerabilidade
-Fundamentos da Inclusão
-Documentos norteadores da inclusão.
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Objetivos
Objetivos
•Situar a Inclusão Social e Educativa no contexto sócio histórico cultural em que se insere.
•Conhecer documentos norteadores da Inclusão.
•Saber identificar e caraterizar situações de vulnerabilidade social
•Compreender o conceito de Inclusão Educativa no quadro atual das políticas educativas.
Implementar estratégias que tenham em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo.
•Aprofundar conhecimentos com base em investigação recente.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
-Exposição para introdução e/ou sistematização de conceitos.
-Visionamento de documentários, seguido de debate.
-Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas abordadas.
AVALIAÇÃO
-Um trabalho individual escrito, a partir de documentos fornecidos (40%).
-Um trabalho de grupo (60%), a apresentar na última aula.
Itens de avaliação: Apresentação - 3; Conteúdo - 13; Síntese - 4.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agran, M., Brown, F., Hughes, C., Quirk., Ryndak, D. (2014). Equity & Full Participation for Individuals with Severe Disabilities A Vision for the Future. Baltimore: Paul H. Brooks Publishing Co.
Alves, N; Canário, R. (2004). Escolas e Inclusão Social: das promessas às incertezas. Análise Social, vol XXXVIII (169), 981-1010.
Boudon, R. (2002). L’axiomatique de l’inégalité des chances. Paris : Harmattan.
Costa, A. B. (2004). Exclusões Sociais. Lisboa: Gradiva.
Costa, A. F. (2012). Desigualdades sociais contemporâneas. Lisboa: Editora Novos Mundos.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Maria Odete Emygdio da Silva
5ª feira - 17:30/18:30
A disponibilizar
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Mobilidade
Mobilidade
Não