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Apresentação
Apresentação
Reflexão sobre opinião e ciência e necessidade de desenvolver a reflexão científica entre os docentes de todos os graus de ensino e incentivá-los a fazerem pesquisa sobre os problemas da prática
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-14773
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
Unidade e diversidade das ciências. Uma dinâmica comum?
Senso comum e exigências da ciência. Popper e a testabilidade/falsificabilidade.
Kuhn e os paradigmas. A incomensurabilidade
Prigogine e o fim das certezas ou o conhecimento científico como complexo e probabilístico
Popper e a lógica das ciências sociais: o método objetivo-compreensivo
Invesigação quantitativa e qualitativa (estudo de caso, investigação participativa sobretudo na prática docente)
- [Preencher Tópico]
- [Preencher Descritivo]
- [Preencher Tópico]
- [Preencher Descritivo]
- [Preencher Tópico]
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Objetivos
Objetivos
Conhecer o processo de desenvolvimento das ciências da educação como procura de uma base científica para a pedagogia e educação.
Conhecer as diferentes modalidades de pesquisa em educação nomeadamente aquelas que os professores podem utilizar na sua prática
Desenvolver comentários escritos que mostrem bom domínio dos conceitos debatidos e boa perspetiva de aplicação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para estimular a atividade dos estudantes, no início serão debatidas várias problemáticas em torno da escola, da sociedade e da ciência e serão introduzidas as obras principais referenciadas no programa, desafiando os estudantes a começarem a produzir comentários escritos desde o início. Esses trabalhos erã enviados ao professor que os reenviará com sugestões de melhoria e depois serão debatidos em sala de aula em grupos de alunos e no coletivo. O docente fará uma avaliação continuada destes trabalhos antes do teste, desde o início, procurando estimular a investigação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Arends, R. (2008). Aprender a ensinar. Madrid Mc Graw-Hill
- Kuhn, I. (1986). A tensão essencial. Lisboa: Edições 70
- Perrenoud, Ph. (2000)- Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed
- Popper, K. (1999). Ciência: problemas, objetivos, responsabilidades. Cap 4 de O mito do contexto. Em defesa da ciência e da racionalidade. Lisboa: Edições 70
- Prigogine, I. (1886). O fim das certezas. Lisboa: Gradiva
- Yin, R. (2005). Introducing the worlg of education. A case study reader.Tgousand Oaks: Sage
- [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
José Duarte
5ª feira 14h Instituto de Educação
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Mobilidade
Mobilidade
Não