-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular provoca a reflexão sobre a construção, validação e limites do conhecimento em Ciências da Educação, promovendo o questionamento sobre métodos, teorias e práticas que informam a investigação e intervenção educacional. Procura clarificar conceitos-chave como ciência, verdade e método, e expõe os estudantes aos principais debates epistemológicos, possibilitando a análise crítica do saber educacional e das suas bases científicas. A disciplina é estruturante e legitimadora do mestrado em Ciências da Educação, pois fornece aos estudantes as bases conceituais para compreender, analisar e renovar criticamente as práticas educativas e os processos de investigação na área. Permite ainda que os futuros mestres desenvolvam competências para a produção e avaliação do conhecimento científico em educação, tornando-se agentes transformadores nos diferentes contextos pedagógicos e investigativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-14773
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução e Conceitos Fundamentais: Definição e âmbito da epistemologia; Ciência, conhecimento científico e suas características; Diferenciação entre conhecimento científico, senso comum e saberes culturais História e Evolução da Epistemologia: Principais momentos históricos e teóricos na epistemologia; Paradigmas científicos clássicos e contemporâneos (positivismo, interpretativismo, construtivismo) Estatuto Epistemológico das Ciências da Educação: Disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade; Desafios epistemológicos específicos da área da educação Paradigmas e Métodos de Investigação Educacional: Diferentes paradigmas e métodos de investigação; Validação e rigor científico na investigação educativa Reflexões Críticas em Epistemologia da Educação: Obstáculos epistemológicos; Relação entre a ciência, a sociedade e a educação; Implicações éticas e sociais da produção do conhecimento
-
Objetivos
Objetivos
Distinguir ciência de outros tipos de saber, analisando como se constrói, afirma e institucionaliza o conhecimento científico em educação. Refletir criticamente sobre a problemática da investigação científica na área da Educação, incluindo as suas metodologias, paradigmas e implicações éticas. Compreender o papel e a função das Ciências da Educação enquanto campo científico multidisciplinar, debatendo práticas, discursos e fronteiras epistemológicas. Capacitar para identificar e problematizar questões epistemológicas fundamentais, reconhecendo o impacto dos pressupostos teóricos na construção do saber educacional.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A metodologia desta unidade inspira-se nas teorias da aula invertida (flipped classroom) no sentido de promover a intervenção dos estudantes na orientação das atividades letivas, não se limitando a ouvir a preleção da professora, mas procurando, desde o início das aulas, aprendendo ativamente e colaborativamente, através do comentário do programa e dos recursos com trabalhos escritos, apresentados oralmente e comentados na aula. Esses trabalhos e o seu debate são registados numa avaliação continuada, evidenciada num portfolio e, com base nela, os estudantes podem optar por não fazer o teste ou fazê-lo para melhoria de nota.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amado, J. (2011). Ciências da educação – Que estatuto epistemológico? Revista Portuguesa de Pedagogia, Extra-série, p. 45-55. Bachelard, G. (1977). Epistemologia. Edições 70. Boavida, J., & Amado, J. (2008). Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas (2.ª ed.). Imprensa da Universidade de Coimbra. Biesta, G. (2020). Educational research. An unorthodox introduction. Bloomsbury. ________(2022). World-centred education. A view for the present. Routledge. Coutinho, C. P. (2013). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática (2.ª ed.). Almedina. Mialaret, G. (1998). As ciências da educação. Moraes Editora. Popper, K. (1992). Em busca de um mundo melhor. Fragmentos.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) - testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
16/01/2026
70%-100%
Portfolio
13/01/2026
100%-70%
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




