Disciplina Epistemologia das Ciências da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Reflexão sobre opinião e ciência e necessidade de desenvolver a reflexão científica entre os docentes de todos os graus de ensino e incentivá-los a fazerem pesquisa sobre os problemas da prática

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Unidade e diversidade das ciências. Uma dinâmica comum?

    Senso comum e exigências da ciência. Popper e a testabilidade/falsificabilidade. 

    Kuhn e os paradigmas. A incomensurabilidade

    Prigogine e o fim das certezas ou o conhecimento científico como complexo e probabilístico

    Popper e a lógica das ciências sociais: o método objetivo-compreensivo

    Invesigação quantitativa e qualitativa (estudo de caso, investigação participativa sobretudo na prática docente)

    1. [Preencher Tópico]
      1. [Preencher Descritivo]
    2. [Preencher Tópico]
      1. [Preencher Descritivo]
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer o processo de desenvolvimento das ciências da educação como procura de uma base científica para a pedagogia e educação.

    Conhecer as diferentes modalidades de pesquisa em educação nomeadamente aquelas que os professores podem utilizar na sua prática

    Desenvolver comentários escritos que mostrem bom domínio dos conceitos debatidos e boa perspetiva de aplicação 

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para estimular a atividade dos estudantes, no início serão debatidas várias problemáticas em torno da escola, da sociedade e da ciência e serão introduzidas as obras principais referenciadas no programa, desafiando os estudantes a começarem a produzir comentários escritos desde o início. Esses trabalhos erã enviados ao professor que os reenviará com sugestões de melhoria e depois serão debatidos em sala de aula em grupos de alunos e no coletivo. O docente fará uma avaliação continuada destes trabalhos antes do teste, desde o início, procurando estimular a investigação.      

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Arends, R. (2008). Aprender a ensinar. Madrid Mc Graw-Hill
    • Kuhn, I. (1986). A tensão essencial. Lisboa: Edições 70
    • Perrenoud, Ph. (2000)- Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed
    • Popper, K. (1999). Ciência: problemas, objetivos, responsabilidades. Cap 4 de O mito do contexto. Em defesa da ciência e da racionalidade. Lisboa: Edições 70
    • Prigogine, I. (1886). O fim das certezas. Lisboa: Gradiva 
    • Yin, R. (2005). Introducing the worlg of education. A case study reader.Tgousand Oaks: Sage
    • [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    José Duarte

    5ª feira 14h Instituto  de Educação

     

     

     

     

     

     

     

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