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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa desenvolver a compreensão dos estudantes sobre os princípios básicos e os conceitos estruturantes que alicerçam as metodologias e técnicas de investigação no campo das Ciências da Educação. Após a conclusão desta unidade, os alunos serão capazes de: 1) avaliar criticamente textos que empreguem abordagens e métodos de pesquisa epistemologicamente diferentes; 2) formular uma pergunta de pesquisa e respetivo desenho de pesquisa; 3) reconhecer a diversidade de métodos e técnicas de pesquisa e relacioná-los com as questões de pesquisa no campo das Ciências da Educação; 4) envolver-se criticamente em questões de ética, de validade e de confiabilidade em relação à pesquisa a desenvolver; 5) tomar decisões em relação ás necessidades de pesquisa, nomeadamente no âmbito de um projeto de investigação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-14774
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Ciência e comunicação
Ciências da Educação e comunicação científica
Produção textual da escrita científica
Regras da escrita científica
II. A construção do conhecimento científico
Do senso comum ao conhecimento cientifico: fases de um processo
Tipologias de modelos de investigação
Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas
III - Planeamento da investigação
Construção de um problema de investigação em educação: do tema ao problema
Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação
Conceitos, dimensões e categorias de análise
Instrumentos de recolha de dados e informação empírica
Análise e sistematização de dados e informação empírica
IV. Elementos chave na ética de pesquisa
Relação do investigador com os Participantes
Relação do investigador com o Conhecimento
Relação do investigador com a Sociedade
Relação do investigador com a Comunidade de Investigadores
Relação do investigador com os Instituições de Financiamento da Investigação
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Objetivos
Objetivos
- Compreender os processos de produção do conhecimento científico
- Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica
- Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos
- Ser capaz de definir problemáticas e objetos de pesquisa em Educação formulando a sua pergunta de partida
- Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva
- Encontrar metodologias adequadas aos objetos de pesquisa propostos
- Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado
- Ser capaz de conduzir a sua pesquisa de forma a garantir a fiabilidade dos instrumentos e a validade da pesquisa
- Ser capaz de aplicar as técnicas de análise de dados adequada aos dados que recolheu
- Saber elaborar por escrito um relatório de uma pesquisa científica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No decorrer da unidade curricular privilegia-se o recurso a metodologias de ensino ativas com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas nos alunos: a) exposição e debates a partir de questões ou textos orientadores, b) análise individual e grupal de textos orientadores, c) escrita de pequenos textos científicos e sua revisão por pares e d) apresentação e revisão de textos orientadores.
A avaliação da UC será realizada com base nos seguintes elementos:
1) Assiduidade e participação na discussão teórica e nos exercícios práticos (em grupo) propostos em contexto de sala de aula - 20%
2) Escrita de pequenos textos - 30%
3) Escrita de uma proposta de investigação - 50%
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bloor, M., & Wood, F. (2006). Keywords in qualitative methods: a vocabulary of research concepts. Sage
Brooks, R., Riele, K., & Maguire, M. (2014). Ethics and education research. SAGE. https://dx.doi.org/10.4135/9781473909762
Chevrier, J. (2003). A especificação da problemática. In B. Gauthier (dir), Investigação Social - daproblemática à colheita de dados (3ª ed) (pp.65-98). Lusodidática
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2017). Research methods in education (8th Ed.). Routledge
Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2015). Saber escrever: uma tese e outros textos (11ª ed.). D.Quixote
Foddy, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários . Celta Editora
Santos, B. de S. (1988). Um discurso sobre as Ciências . Afrontamento
Tomasi, C., & Medeiros, J. B. (2008). Comunicação científica: normas técnicas para redacção científica (1ª ed.). Atlas
Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carla Galego
Mediante agendamento prévio
C.O.2
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Mobilidade
Mobilidade
Não