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Disciplina Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC apresenta uma abordagem da Animação Sociocultural e o Desenvolvimento Local fundamentada na Inclusão (Social e Educativa) e, consequentemente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando a Justiça Social e Cognitiva, bem como o desenvolvimento sustentável. Estes princípios, na base de ambos os domínios e na relação entre ambos, permitem articular, refletir e desenvolver o espírito crítico sobre os maiores problemas da atualidade nas sociedades ocidentais, como sejam a polarização das sociedades, associada às crescentes tensões sociais, que resultam de fenómenos como a pobreza e a discriminação, a par dos desafios provocados pelas migrações, a multiculturalidade e a diversidade e as alterações climáticas. Estas são temáticas que poderão ser abordadas a propósito de projetos de Animação Sociocultural, que podem contribuir para o Desenvolvimento Local.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Animação Sociocultural: Origem e fundamentos; Projetos de animação sociocultural: Para que servem? Como se planeiam? Quais os objetivos? Quem participa? Onde se realizam? Quando? Com que recursos? Como se avaliam? O papel do animador sociocultural. Desenvolvimento Local Origem e fundamentos; Desenvolvimento local e a sustentabilidade; Documentos orientadores internacionais: DUDH, Relatório da UNESCO (2022), Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Projetos de Animação Sociocultural, o Desenvolvimento Local e a Educação não Formal.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC, os estudantes devem ser capazes de: - Problematizar os desafios da atualidade considerando o Desenvolvimento Local, os seus fundamentos e princípios, através da conceção de projetos de Animação Sociocultural; - Reconhecer a Animação Sociocultural a sua origem, os seus fundamentos e a forma como se implementa; - Identificar as fases de projeto de animação sociocultural e os respetivos intervenientes; - Compreender como os projetos de animação sociocultural podem contribuir para o Desenvolvimento Local; - Conceber e planear um projeto de Animação Sociocultural que contribua para o Desenvolvimento Local e sustentável partindo da realidade concreta de cada um.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino usadas centram-se na consulta de bases de dados a partir de palavras-chave, na discussão de textos de autores de referência e na apresentação oral de temas de estudo na UC. Serão realizadas exposições para a introdução dos conceitos chave. Serão também utilizadas metodologias ativas de aprendizagem, onde se evidenciem as histórias de vida dos estudantes. Avaliação terá três componentes: A - Participação nas aulas (50%), inclui: presença e pontualidade; participação espontânea adequada e pequenos trabalhos individuais ou a pares, a propósito do trabalho realizado nas aulas; B - (30%) - Conceção e apresentação uma proposta de projeto de Animação Sociocultural que contribua para o Desenvolvimento Local (no máximo com 4 páginas - excluindo a capa, o índice e as referências bibliográficas); C - Ensaio escrito individual presencial (20%), duração 90 minutos – no dia 07/06/2025.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amaro, R. R. (2018). Manual de Práticas e Métodos sobre Grupos Comunitários. Leigos para o Desenvolvimento & Global Decide. Fernandes, A., Simões, C., Mateus, J. D., Estevil, J., Reis, L., Leite, M., Amaro, M. I., Teixeira, M. J., Montez, M., Lopes, N. V., Vieira, R., Amaro, R. R., & Pinho, T. (2020). Desenvolvimento Comunitário ABR’20: Vol. Volume IV (S. C. da M. de Lisboa, Ed.). Lopes, M. S. (2017). Manifesto pela Defesa da Animação Sociocultural e pela designação de Animador Sociocultural. Quaderns de Animació i Educació Social. http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/veinticinco/index_htm_files/Manifesto.pdf Montez, M. (2019). Animação Sociocultural e Metodologia de Projeto – Dois Casos Revisitados. Cuaderns d’animació i Educació Social, 29, 1–36. http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/veintinueve/index_htm_files/Metodologia%20projecto.pdf
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