-
Apresentação
Apresentação
A UC Sociologia da Educação tem como objetivo aprofundar a análise crítica das relações entre educação e sociedade, examinando os processos educativos formais e não formais à luz das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas. Inserida no campo da análise sociológica das políticas públicas em educação, esta UC contribui para a formação de profissionais e investigadores aptos a intervir criticamente na formulação, implementação e avaliação de políticas educativas. A UC centra-se em problemáticas como as desigualdades educacionais, a justiça social e os desafios da inclusão, sendo particularmente pertinente no ciclo de estudos por fornecer instrumentos teóricos e analíticos essenciais à especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-2648
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O que é a Sociologia? 2. O que é a escola? Emergência do modelo escolar e a sua gramática 3. A escola na sociedade Desigualdades nos percursos escolares Teorias da reprodução Escola e trabalho Famílias e escola 4. Políticas de educação 5. Pode a escola ser outra coisa? Referências de educação emancipatória
-
Objetivos
Objetivos
Identificar e compreender os principais conceitos, teorias e autores da Sociologia da Educação, clássicos e contemporâneos Explicar os processos educativos como fenómenos sociais e culturais, articulados com estruturas e dinâmicas sociais Conhecer os fundamentos sociológicos das políticas públicas em educação e os seus contextos de formulação e implementação Aplicar referenciais teóricos da Sociologia da Educação na análise crítica de políticas e práticas educativas Produzir análises fundamentadas e articuladas com evidência empírica e bibliográfica Demonstrar capacidade de análise crítica, argumentação fundamentada e pensamento reflexivo em contextos académicos e profissionais
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas incluem exposição clássica e metodologias ativas e participativas, como a análise crítica de textos e debates orientados com vista à resolução de problemas sociológicos no campo da educação. Estas metodologias visam promover a articulação entre teoria e prática, o pensamento crítico e a intervenção fundamentada em contextos educativos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beltrán Llavador, J., & Teodoro, A. (2017). Medir la educación: perspectivas desde la crítica sociológica. Revista De Sociología De La Educación-RASE, 10(2), 110–114. https://doi.org/10.7203/RASE.10.2.10243 Benavente, Ana, Costa, A. F., Machado, F. L., Neves, M. C. (1992). Do outro lado da escola (3ªed.). Teorema. Bruno, A. (2014). Educação formal, não formal e informal - da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Mediações. Revista OnLine, 2(2), p.10-25. Burawoy, M. (2006). Por uma Sociologia Pública. Revista de Ciências Sociais, 25, p.2-50. Sebastião, J. (2009). Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares. FCT/FCG Teodoro, A. (2019). A Sociologia da Educação em Portugal. Do conhecimento das realidades a discursos paralelos. Revista De Sociología De La Educación-RASE, 12(3), 435–437. https://doi.org/10.7203/RASE.12.3.15861
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho individual
25-01-2025
70%
Avaliação contínua
n/aplicável
30%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




