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Disciplina Sociologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Sociologia da Educação tem como objetivo aprofundar a análise crítica das relações entre educação e sociedade, examinando os processos educativos formais e não formais à luz das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas. Inserida no campo da análise sociológica das políticas públicas em educação, esta UC contribui para a formação de profissionais e investigadores aptos a intervir criticamente na formulação, implementação e avaliação de políticas educativas. A UC centra-se em problemáticas como as desigualdades educacionais, a justiça social e os desafios da inclusão, sendo particularmente pertinente no ciclo de estudos por fornecer instrumentos teóricos e analíticos essenciais à especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    O que é a Sociologia? 2.    O que é a escola? Emergência do modelo escolar e a sua gramática 3.    A escola na sociedade Desigualdades nos percursos escolares Teorias da reprodução Escola e trabalho Famílias e escola 4.    Políticas de educação 5.    Pode a escola ser outra coisa? Referências de educação emancipatória  
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar e compreender os principais conceitos, teorias e autores da Sociologia da Educação, clássicos e contemporâneos Explicar os processos educativos como fenómenos sociais e culturais, articulados com estruturas e dinâmicas sociais Conhecer os fundamentos sociológicos das políticas públicas em educação e os seus contextos de formulação e implementação Aplicar referenciais teóricos da Sociologia da Educação na análise crítica de políticas e práticas educativas Produzir análises fundamentadas e articuladas com evidência empírica e bibliográfica Demonstrar capacidade de análise crítica, argumentação fundamentada e pensamento reflexivo em contextos académicos e profissionais  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As aulas incluem exposição clássica e metodologias ativas e participativas, como a análise crítica de textos e debates orientados com vista à resolução de problemas sociológicos no campo da educação. Estas metodologias visam promover a articulação entre teoria e prática, o pensamento crítico e a intervenção fundamentada em contextos educativos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beltrán Llavador, J., & Teodoro, A. (2017). Medir la educación: perspectivas desde la crítica sociológica. Revista De Sociología De La Educación-RASE, 10(2), 110–114. https://doi.org/10.7203/RASE.10.2.10243 Benavente, Ana, Costa, A. F., Machado, F. L., Neves, M. C. (1992). Do outro lado da escola (3ªed.). Teorema. Bruno, A. (2014). Educação formal, não formal e informal - da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Mediações. Revista OnLine, 2(2), p.10-25. Burawoy, M. (2006). Por uma Sociologia Pública. Revista de Ciências Sociais, 25, p.2-50. Sebastião, J. (2009). Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares. FCT/FCG Teodoro, A. (2019). A Sociologia da Educação em Portugal. Do conhecimento das realidades a discursos paralelos. Revista De Sociología De La Educación-RASE, 12(3), 435–437. https://doi.org/10.7203/RASE.12.3.15861
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho individual

    25-01-2025

    70%

    Avaliação contínua

    n/aplicável

    30%

     

     

     

     

     

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