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Apresentação
Apresentação
A UC de Sociologia da Educação encontra as razões da sua pertinência, e oportunidade, na relevância que o conhecimento científico dos seus conteúdos programáticos. O estudo do desenvolvimento da educação, das relações sociais entre os diversos atores que se movimentam neste meio, dos processos sociais de ensino e aprendizagem, e dos próprios aspetos organizacionais e institucionais que permeiam os processos educativos neste contexto social permite ao aluno o desenvolvimento de um pensamento científico e critico potenciando a aprendizagem e o desenvolvimento de um percurso académico nesta área para ciclos mais elevados.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-2648
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sociologia da Educação - objeto e perspectivas de análise.
Contributos da Sociologia para a análise no campo da educação - autores historicamente situados e suas
concepções.
A Escola, uma instituição social, funções visíveis e invisíveis.
As análises teóricas sobre a escola.
A escola e as estratégias dos atores. Novas abordagens.
A escola na sociedade - políticas escolares entre o local, o nacional e o global.
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da UC são a construção de conhecimentos sobre o campo da sociologia da educação com os seus fundamentos teóricos; reformulação das experiências, debatendo e integrando conceitos centrais para a análise sociológica da instituição escolar e da educação não escolar; criação de condições para a apropriação de referências teóricas, através da necessária distância crítica entre a experiência, que alimenta, quando não refletida, o senso comum; articulação entre os contributos teóricos e as práticas sociais (e institucionais) dos participantes, assim como com as investigações em curso ou a realizar.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recorrendo à diversidade de suportes pedagógicos, ao longo do semestre, procura-se que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem através de debate reflexivo sobre a leitura de textos em torno dos tópicos dos conteúdos programáticos. A avaliação é contínua, tendo por base trabalhos individuais e de grupo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bauman, Z., & May, T. (2010). Aprendendo a Pensar com a Sociologia (pp.11-29). Zahar.
- Giddens, A. (2014). Sociologia (9ªed). Fundação Calouste Gulbenkian.
- Lima, L. (1992). A Escola como organização e a participação na organização escolar. Instituto de Educação.
- Morrow, R. A., & Torres, C. A. (1997). Teoria Social e Educação. Uma Crítica das Teorias da Reprodução Social e Cultural. Edições Afrontamento.
- Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Edições Universitárias Lusófonas.
- Torres, L. L. (1997). Cultura Organizacional Escolar. Representações dos professores numa escola portuguesa. Celta.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Carla Galego
Mediante marcação prévia
C.0.2
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Mobilidade
Mobilidade
Não