Disciplina História da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    É uma UC relevante para o CE pois permite percepcionar o devir histórico nas suas (des)continuidades e rupturas. Possibilita igualmente consciencializar e refletir sobre o(s) tempo(s) histórico(s) em diversas geografias, nomeadamente no contexto português nos avanços e recuos da centralização/descentralização e nos primórdios da consolidação do sistema educativo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Abordagem breve da investigação em História da Educação. Metodologias e fontes. 

    II. O Século das Luzes

    - O pensamento pedagógico do século XVIII ( Luís António Verney e Ribeiro Sanches)

    - A função do Estado no controlo da educação escolar

    - As reformas pombalinas de ensino

    III. O Liberalismo e a nova ideologia educativa

    - influência da Revolução Francesa no ideário pedagógico português

    - génese e evolução da obrigatoriedade escolar

    - políticas educativas oitocentistas - o caminho para a uniformização do ensino (programas, compêndios, exames e instituição do regime de livro único).

    IV. O ideário educativo da 1ª República portuguesa:

    - dos projectos de reforma às realidades concretas

    -a  Escola Nova

    -a laicização do ensino.

    V. O Estado Novo e a educação nacional

    -linhas de desenvolvimento da política educativa salazarista;

    - a obrigatoriedade escolar, de 1930 a 1960;

    - a questão do analfabetismo e a educação de adultos;

    - ensino e ideologia

  • Objetivos

    Objetivos

    Utilizar as metodologias, técnicas e conceitos da investigação em História da Educação

    Identificar a génese do modelo da Escola tradicional

    Caracterizar a Revolução Pedagógica do século XVIII

    Conhecer as políticas educativas:

    • do absolutismo régio
    • do  liberalismo monárquico
    • da I República
    • do Estado Novo

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas metodologias de ensino encontram-se aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo a diversos dispositivos (power point, vídeos, fontes iconográficas, imprensa, materiais pedagógicos, manuais escolares, etc), estimulando-se os estudantes  à participação na reflexão e debate de ideias. Nas aulas teórico-práticas serão trabalhados os conteúdos temáticos do programa, tendo os estudantes que elaborar textos e apresentações orais.

    A avaliação funciona como reguladora do processo-ensino aprendizagem e apresenta uma dimensão formativa e global: avaliam-se não só os produtos, mas também os processos e os recursos.

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adão, Á. (1997). Estado absoluto e ensino das primeiras letras. As escolas régias (1772-1794). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

    Adão, Á.,  & Gonçalves, M. N. (2007).  A Instrução pública no Portugal de Oitocentos. Da administração centralizada à gestão periférica. Lisboa: Livros Horizonte.

    Brás, J. V, & Gonçalves, M. N. (org.) (2011). O Imperativo Republicano em debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas

    Nóvoa, A. (2003). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    António Teodoro

    A combinar

    Gabinete no Instituto de Educação

     

     

     

     

     

     

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