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Apresentação
Apresentação
É uma UC relevante para o CE pois permite percepcionar o devir histórico nas suas (des)continuidades e rupturas. Possibilita igualmente consciencializar e refletir sobre o(s) tempo(s) histórico(s) em diversas geografias, nomeadamente no contexto português nos avanços e recuos da centralização/descentralização e nos primórdios da consolidação do sistema educativo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-7209
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Abordagem breve da investigação em História da Educação. Metodologias e fontes.
II. O Século das Luzes
- O pensamento pedagógico do século XVIII ( Luís António Verney e Ribeiro Sanches)
- A função do Estado no controlo da educação escolar
- As reformas pombalinas de ensino
III. O Liberalismo e a nova ideologia educativa
- influência da Revolução Francesa no ideário pedagógico português
- génese e evolução da obrigatoriedade escolar
- políticas educativas oitocentistas - o caminho para a uniformização do ensino (programas, compêndios, exames e instituição do regime de livro único).
IV. O ideário educativo da 1ª República portuguesa:
- dos projectos de reforma às realidades concretas
-a Escola Nova
-a laicização do ensino.
V. O Estado Novo e a educação nacional
-linhas de desenvolvimento da política educativa salazarista;
- a obrigatoriedade escolar, de 1930 a 1960;
- a questão do analfabetismo e a educação de adultos;
- ensino e ideologia
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Objetivos
Objetivos
Utilizar as metodologias, técnicas e conceitos da investigação em História da Educação
Identificar a génese do modelo da Escola tradicional
Caracterizar a Revolução Pedagógica do século XVIII
Conhecer as políticas educativas:
- do absolutismo régio
- do liberalismo monárquico
- da I República
- do Estado Novo
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas metodologias de ensino encontram-se aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos programáticos pelo docente, recorrendo a diversos dispositivos (power point, vídeos, fontes iconográficas, imprensa, materiais pedagógicos, manuais escolares, etc), estimulando-se os estudantes à participação na reflexão e debate de ideias. Nas aulas teórico-práticas serão trabalhados os conteúdos temáticos do programa, tendo os estudantes que elaborar textos e apresentações orais.
A avaliação funciona como reguladora do processo-ensino aprendizagem e apresenta uma dimensão formativa e global: avaliam-se não só os produtos, mas também os processos e os recursos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adão, Á. (1997). Estado absoluto e ensino das primeiras letras. As escolas régias (1772-1794). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Adão, Á., & Gonçalves, M. N. (2007). A Instrução pública no Portugal de Oitocentos. Da administração centralizada à gestão periférica. Lisboa: Livros Horizonte.
Brás, J. V, & Gonçalves, M. N. (org.) (2011). O Imperativo Republicano em debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Nóvoa, A. (2003). Dicionário de educadores portugueses. Porto: Edições ASA.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
António Teodoro
A combinar
Gabinete no Instituto de Educação
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Mobilidade
Mobilidade
Não