filmeu

Disciplina Business Case Study

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Business Case Study apresenta narrativas que facilitam a discussão em sala de aula sobre um determinado negócio, nas áreas de marketing e comunicação. Os casos em estudo destinam-se a estimular o debate entre alunos e a troca de experiência baseadas em perspetivas reais, compreendendo um processo de decisão. Por último, alia a teoria à prática, existindo casos específicos de natureza descritiva e outros demonstrativa, sobre um tema atual, desenvolvido num determinado contexto e com dados detalhados, podendo os alunos apresentar as suas propostas concretas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Apresentação da Disciplina e modelos de avaliação

    2. Business Case Study 1 Impacto macro ambiental no processo de decisão

    3. Business Case Study 2 Comportamento do consumidor e novos media

    4. Business Case Study 3 Internacionalização de empresas portuguesas

    5. Business Case Study 4 Marketing setorial

  • Objetivos

    Objetivos

    - Aprofundar os conhecimentos de marketing e comunicação através de estudos de casos reais onde serão consolidados conhecimentos apreendidos das outras UC do mestrado; - Desenvolver capacidade de raciocínio lógico e prático para aplicação futura a contextos empresariais; - Identificar e compreender novos paradigmas de marketing e de comunicação; - Debater acontecimentos reais, com implicações nos processos de decisão das empresas; - Ser capaz de colaborar ativamente na resolução de problemas específicos; - Estimular o trabalho em equipa e a discussão de diversas opções, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos comunicacionais

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são lecionadas em ambiente teórico-prático, compreendendo:

     

    - Apresentação dos estudos de caso (professor);

    - Acompanhamento e orientação da sua resolução (professor);

    - Resolução do estudo de caso (grupo de alunos);

    - Apresentação oral (grupo de alunos). ' Os alunos apresentarão 4 estudos de caso, valendo cada um deles 25% (parte escrita e apresentação oral). A presença dos alunos é obrigatória em 75% das aulas. Apenas os alunos inscritos previamente poderão realizar os exames. O exame consiste na realização de diversos case studies semelhante à avaliação contínua.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cheng, J., Matajira, L., Bang, N., Basco, R., Calabrò, A., James, A. e Samara, G. (2022)  Family Business Case Studies Across the World  Succession and Governance in a Disruptive Era. Edward Elgar Publishing, 1 edition.
    • Collins, J. (2015). De Bom a Excelente  Good to Great. Casa das Letras. 1ª Edição.
    • Reed, M. and Brunson, R. (2021). Case Studies in Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing, 1sr Edition
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios