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Disciplina Jornalismo e Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta U.C. pretende oferecer uma visão transversal de algumas das mais significativas correntes de investigação sobre o jornalismo. Sendo o jornalismo um fenómeno complexo, essas linhas teóricas de investigação têm a particularidade de se ancorar em ou convocar perspectivas teóricas multidisciplinares. Os estudos sobre o jornalismo privilegiam três núcleos principais: a emergência de um campo autónomo e a inserção dos jornalistas em ambientes institucionais; os jornalistas enquanto profissionais e os seus códigos e culturas; a sociedade como instância de receção das e de envolvimento nas notícias. É importante também compreender a forma como jornalistas e notícias contribuem para o conhecimento sobre o mundo, e como a materialidade das tecnologias tem impacto nas formas como a informação é produzida, distribuída e recebida.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A emergência do jornalismo enquanto discurso e prática autónomos:
    1.1. perspetivas histórica, política e sociológica. As instituições jornalísticas.
    1.2. Os grupos económicos e a atividade jornalística. Problematização do fenómeno da concentração da propriedade.
    2. Agentes jornalísticos:
    2.1. Os jornalistas e os principais dispositivos e estratégias do processo de produção da informação.
    2.2. Culturas profissionais e organizacionais.
    2.3. O papel das fontes.
    2.4. Participantes tradicionais e novos participantes no processo informativo.
    3. Recepção:
    3.1. Públicos e audiências. Os modelos normativos.
    3.2. Consumo de informação
    4. Discursos e conhecimento
    4.1. O jornalismo e os media como expressão e plataforma de cidadania(s). A matriz da Escola de Chicago.
    4.2. O jornalismo como construção da realidade.
    4.3. Desconstruir os discursos jornalísticos; paradigmas de análise
    5. Tecnologias
    5.1. As tecnologias digitais, a transformação da produção e consumo de informação.

  • Objetivos

    Objetivos

    1) Conhecer e articular teorias e conceitos dos estudos do jornalismo;
    2) Ser capaz de ler e de problematizar fenómenos comunicacionais que se relacionam com a produção e/ou recepção de informação jornalística;
    3) Desenhar pesquisa, analisar e comunicar resultados de forma crítica e reflexiva.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas incluem exposições teóricas; propostas de artigos para debate; discussão e debate sobre as problemáticas abordadas e casos; exercícios práticos de pesquisa de dados; apresentações por alunos de leituras e trabalhos empíricos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourdieu, P. (1997). Sobre a televisão. Celta Editores.
    Correia, F., & Baptista, C. (2007). Jornalistas: Do ofício à profissão. Editorial Caminho.
    Garcia, J. L. (coord.) (2020). O Choque Tecno-Liberal, os media e o jornalismo. Estudos críticos sobre a realidade portuguesa. Edições Almedina.
    Hallin, D. C., & Mancini, P. (2010). Sistemas de Media. Estudo Comparativo. Três Modelos de Comunicação e Política. Livros Horizonte.
    Neveu, É. (2005). Sociologia do Jornalismo. Porto Editora.
    Traquina, N. (org.) (1993). Jornalismo: Questões, Teorias e «Estórias». Vega.
    Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (org.) (2009). The Handbook of Journalism Studies. Routledge.
    Witschge, T., Anderson, C. W., Domingo, D., & Hermida, A. (Eds.). (2016). The SAGE Handbook of Digital Journalism. Sage.
    Zelizer, B. (2004). Taking Journalism Seriously. News and the Academy. Sage Publications.

INSCRIÇÃO AVULSO
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