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  • Mestrado em Comunicação nas Organizações

Universidade Lusófona

Mestrado em Comunicação nas Organizações

Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Candidatar-me a este curso

Em 2020-21 o estacionamento será gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais

Apresentação do Curso

Em conformidade com o processo de implementação da Declaração de Bolonha, o sistema de formação universitária deve fomentar e potenciar a flexibilidade, a autodeterminação e a responsabilização por parte dos alunos.
Este Diploma do Segundo Ciclo comprova o nível aprofundado de conhecimentos na área científica da Comunicação nas Organizações, assim como as competências necessárias para, não só, exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes a estas áreas, proporcionando também, os conhecimentos científicos necessários para a pratica de investigação e teorização, assim como a sua preparação para uma eventual frequência de um Diploma de Terceiro Ciclo.
Este diploma conferido em Comunicação nas Organizações assenta em duas áreas científicas: Ciências da Comunicação e Teoria das Organizações.

Razões para frequentar este curso

  • Plano curricular articulando a teoria com a prática e visando desenvolver competências interpessoais e intergrupo em contextos organizacionais tanto públicos como privados;
  • Adquirir competências transversais necessárias em qualquer área e nível de gestão;
  • Diversidade e cruzamento de áreas científicas;
  • Saídas profissionais nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Relações Públicas, Marketing, Publicidade, Jornalismo Institucional e outras relacionadas com a comunicação nas organizações;
  • Espaço para partilhar e discutir práticas comunicacionais nas organizações com vista a melhoria contínua de modelos e processos;
  • Corpo docente qualificado e experiente tanto no ensino como na I&D nas áreas disciplinares do Mestrado.

Despacho do curso

Despacho n.º 22337/2008, de 28 de Agosto, alterado pelo Despacho n.º 9222/2015, de 19 de agosto

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data da publicação

21/05/2020

Registo

R/A-Ef 3030/2011

Auto-Avaliação

Relatório Auto-Avaliação

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS

Direção do Curso

Célia Maria Silvério Quico

Secretariado

Jorge Bruno

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Critérios de seriação:
- 60% nota da habilitação anterior
- 10% Formação complementar, ponderada com a relevância para a área científica do mestrado.
- 20% CV, ponderada pela experiência profissional na área.
- 10% Carta de motivação e/ou entrevista.


Para os candidatos sem grau ou sem nota, aplicam-se os critérios seguintes:
- 40% Formação complementar, ponderada com a relevância para a área científica do mestrado.
- 50% CV, ponderada pela experiência profissional na área.
- 10% Carta de motivação e/ou entrevista.

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS

Objetivos

O curso de mestrado em Comunicação nas Organizações da Universidade Lusófona de Lisboa está organicamente integrado na Escola deComunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e tem como principal objetivo formar especialistas em comunicação corporativa/institucional aptos a apresentar e a analisar os modelos comunicativos de um ponto de vista funcional e estrutural e ainda a produzir investigação na área. O ciclo de estudos envolve um conjunto de matérias de formação especializada que permitem ao futuro profissional atuar com rigor científico, atualidade tecnológica e capacidade de gestão operativa e estratégica, em domínios que englobam a análise, conceção, produção e implementação de programas de comunicação quer na sua vertente interna, como externa, adequados a realidades empresariais diversas.

Destinatários

Estudantes que concluíram licenciatura e interessados em continuar os seus estudos superiores na área das ciências da comunicação;
Estudantes titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
Estudantes titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A área científica do curso de mestrado em Comunicação nas Organizações da Universidade Lusófona de Lisboa insere-se nas Ciências da Comunicação e da Informação, o qual inclui campo específico da Comunicação nas Organizações. Ao longo dos anos a ULHT vem proporcionando formação especializada (licenciaturas em Comunicação nas Organizações e Ciências da Comunicação e da Cultura) em ordem à aquisição de competências técnicas e científicas da Comunicação Organizacional, decisivas para a eficácia da gestão empresarial.

Com efeito é inquestionável, não apenas no meio académico, mas igualmente no interior do tecido empresarial, a profunda articulação entre os paradigmas do comportamento organizacional (nomeadamente, liderança, motivação, job satisfation, cultura e clima organizacional, processo de negociação, tomada de decisões, gestão de conflitos, comportamentos de cidadania organizacional, gestão da mudança) e as estratégias comunicacionais das organizações, em ordem ao acréscimo de desempenho gerencial e ao aumento de competitividade e produtividade das organizações. As conclusões do estudo (v. "Público" 17/setº/03) realizado pela McKinsey sobre as barreiras ao crescimento da produtividade em Portugal, permite inferir a importância da Comunicação das Organizações, como contributo decisivo para superar os desajustamentos e as dificuldades de muitas das nossas empresas, face a uma envolvente em constante mutação.

Na verdade analistas e estudiosos, são unânimes em afirmar que a velocidade de mudança e o uso do tempo de resposta como fator de diferenciação competitiva, exigem cada vez mais das empresas e das comunidades, capacidades de reação e proação. Todavia, estas apenas se tornam possíveis em função de dispositivos comunicacionais, capazes de disseminar e de interiorizar nos agentes, os objetivos mobilizadores de uma cultura estratégica nas várias organizações.

Equipamentos e Instalações

69 salas de aula
12 laboratórios de informática
4 auditórios
6 anfiteatros
1 cantina e 3 bares
2 centros de computação para os alunos
1 biblioteca
Equipamentos:
Videoprojetor fixo / Fixed Video projetor
Videoprojetor portátil (requisição) / Portable Video projetor (by request)
PC/Netbook Portátil (requisição) / Portable PC/Netbook (by request)
Retroprojetor (requisição) / Overhead projetor (by request)
Sistema de áudio / Audio System
PC Desktop HP7100 -Pentium IV 3GHz -RAM 512 Mb -HD 40Gb
PC Desktop HP7600 -Pentium D 2.8GHz -RAM 1 Gb -HD 40Gb
PC Desktop HP5800 -Core duo 3.0GHz -RAM 2 Gb -HD 250Gb
PC Desktop Dx2420 -Dual Core 2.6GHz -RAM 2 Gb -HD 320Gb
Software -SPSS 18
Software -Pacote Adobe CS5

Estudos Futuros

A área científica do curso de mestrado em Comunicação nas Organizações da Universidade Lusófona de Lisboa insere-se no campo interdisciplinar das Ciências da Comunicação e da Cultura, culminando a formação de Primeiro Ciclo, nas suas áreas de especialidade. Este Segundo Ciclo de Formação, articulando-se com os outros programas de investigação que o departamento integra, permite estudos futuros no Terceiro Ciclo (Doutoramento).

Saídas Profissionais

- Direções de Comunicação e Imagem de empresas
- Direções Comerciais e de Marketing
- Agências de Publicidade
- Agências de Relações Públicas
- Gabinetes de Assessoria de Imprensa
- Consultoria de Comunicação e Imagem
- Auditoria de Comunicação e Imagem - Investigação e Docência em Ciência da Comunicação e Comunicação nas Organizações
- Formação Profissional Certificada - Departamentos de Comunicação e Imagem da Administração Pública Central e Local ou de Organizações com relevância comunitária (Associações, Fundações, Clubes Desportivos, ONGs, entre outras)

Investigação

A investigação nas áreas de produção de media, comunicação e tecnologias está agregada à unidade de investigação CICANT (http://cicant.ulusofona.pt/) que conta com a colaboração dos doutorados, investigadores e estudantes da ECATI ¿ Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, apoiada nos ciclos de estudo de doutoramento em funcionamento. Este centro reúne um vasto portefólio de artigos científicos na área das Ciências da Comunicação, bem como um conjunto de projetos financiados pela FCT e por outras entidades nacionais e internacionais. O CICANT promove, através dos seus projetos de investigação, colaboração com outras universidades e o desenvolvimento de ideias, equipamentos e estudos nas áreas desta licenciatura, nomeadamente, comunicação organizacional, cultura e artes e jornalismo. Possui uma revista, Caleidoscópio, que reúne artigos temáticos, publicações digitais (Journal) e conferências internacionais como ECATI/MCB, Stereo and Immersive Media, entre muitas. A maioria dos membros é doutorada em Ciências da Comunicação e fazem parte das principais associações internacionais de Comunicação.

Observações

1-O curso de 2º ciclo em Comunicação das Organizações surge com o intuito de oferecer aos estudantes a possibilidade de prosseguirem os seus estudos. Após muitos pedidos dos licenciados em Ciências da Comunicação e da Cultura e em Comunicação nas Organizações e aproveitando a sua massa critica, a ULHT propôs ao Ministério do Ensino Superior um curso de mestrado em Comunicação nas Organizações, aprovado em 2005. Aquando a adequação ao processo de Bolonha, a Comissão Cientifica do Mestrado auscultou as empresas parceiras, nomeadamente aquelas que existem protocolos de estágios, sobre as áreas essenciais de formação. Foi elaborado um inquérito aos docentes e alunos, sobre a estrutura curricular, carga lectiva, carga extra-letiva e objetivos pedagógicos. Analisou-se as licenciaturas semelhantes em instituições de referência europeias. Tentando manter parte do corpo do mestrado anterior, a nova estrutura curricular foi aprovado pelo conselho cientifico da ULHT e, posteriormente, pelo Ministério do Ensino Superior e Ciência (2007). Num processo permanente de auscultação das partes interessadas (estudantes, docentes e organizações empregadoras), verificou-se que esta adequação ficou além do necessário. Assim, a comissão cientifica do 2ºciclo em Comunicação das Organizações, propôs, em 2010, uma nova estrutura curricular mais adequada às necessidades do mercado e às inspirações dos estudantes. A formação de quadros de língua portuguesa em Comunicação nas Organizações tem mostrado sucesso, sendo um dos mestrados com melhor rácio de dissertações entregues.
2 -O 2º ciclo em Comunicação nas Organizações funciona em quatro semestres, culminando com a defesa de uma dissertação, cuja apresentação deverá ocorrer no final do 4º semestre. Nos respeito pelo art. 20 do DL 74/2006, actualizado pelo Decreto-Lei 107/2008 de 25 de Junho (estrutura do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre), os três primeiros semestres são de índole escolar, sendo que o quarto semestre é inteiramente dedicado ao trabalho de investigação. Assim, existem, no 3º semestre, duas unidades curriculares: Seminário de Investigação (18 ECT's) e Projeto de Tese (12 ECT's) nas quais os alunos exercitam as suas práticas de investigação e que têm continuidade na elaboração da dissertação de mestrado (30 ECTS), que ocorre, tal como atrás referenciado, no 4º semestre do programa.Os alunos deste ciclo de estudos são convidados a integrar a linha de Comunicação Organizacional do CICANT.

Áreas Científicas

Informação e jornalismo | Informação e jornalismo | Ciências sociais, comércio e direito

Plano de Estudos

Despacho n.º 22337/2008, de 28 de Agosto, alterado pelo Despacho n.º 9222/2015, de 19 de agosto
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Estrutura e Processos Organizacionais1º Semestre5
Jornalismo e Media1º Semestre5
Métodos Quantitativos e Qualitativos1º Semestre5
Processos de Influência e Socialização1º Semestre5
Relações Públicas e Imagem1º Semestre5
Retórica e Argumentação1º Semestre5
Ética e Responsabilidade Social2º Semestre5
Gestão da Comunicação Organizacional2º Semestre5
Liderança, Gestão de Conflitos e Negociação2º Semestre5
Métodos de Pesquisa2º Semestre5
Opção I2º Semestre5
Redes e Novas Tecnologias de Informação2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Iniciação à Dissertação ou Iniciação ao Trabalho de Projeto1º Semestre12
Seminário de Investigação1º Semestre18
Dissertação ou Trabalho de Projeto2º Semestre30

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Ana Luisa Cardoso Marques Teixeira LoureiroDoutoramentoTempo Integral
Carla Alexandra Oliveira Rodrigues CardosoDoutoramentoTempo Integral
Carla Isabel Agostinho MartinsDoutoramentoTempo Integral
Célia Maria Silvério QuicoDoutoramentoTempo Integral
Damasceno DiasDoutoramentoTempo Integral
Jorge Bruno Da Costa VenturaDoutoramentoTempo Integral
José Manuel De Figueiredo Gomes PintoDoutoramentoTempo Integral
Maria De Fátima Oliveira RodriguesDoutoramentoTempo Parcial
Maria Leonor Dos Anjos Pereira Da Costa NovoDoutoramentoTempo Parcial
Marta Maria Cordeiro LopesDoutoramentoTempo Integral
Mauro BianchiDoutoramentoTempo Integral
Rita Sofia Grácio AlbertoDoutoramentoTempo Parcial

Valores

Candidatura

2021/22
Titulares de curso superior 150 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 350 €

Matrícula e Inscrição

2021/22
Matrícula e Inscrição230 €
Seguro Escolar40 €

Propinas

2021/22
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 265,2 €
Valor por ECTS 8,84 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo

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