filmeu

Disciplina Métodos de Pesquisa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo dotar a turma das competências técnicas necessárias para a execução de processos de investigação científica no contexto das Ciências da Comunicação, e de ferramentas críticas para a avaliação de processos de investigação alheios. Esta formação é indispensável de modo a preparar a turma para a realização de outros trabalhos durante o Mestrado, e para a realização da componente não-lectiva do mesmo. Esta UC debruça-se sobre questões de epistemologia da ciência, sobre processos metodológicos e sobre diferentes processos de escrita científica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Questões epistemológicas, ontológicas e axiológicas da investigação. Ética na investigação em Comunicação e Gestão de Dados. Como fazer uma revisão de literatura. Uso de software para apoio à criação de bibliografias. A preparação de perguntas de investigação como passo zero. Famílias de métodos de investigação - quantitativa, qualitativa, mista. Preparar um plano de investigação. Técnicas de redação académica. Produção científica e divulgação de ciência.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender princípios básicos da epistemologia da ciência. Compreender princípios básicos por detrás da ética em investigação científica, bem como o papel da gestão de dados. Compreender as práticas básicas por detrás da referenciação académica. Compreender a importância da estrutura de escrita académica. Mobilizar diferentes saberes para a criação de um projecto de investigação. Conhecer diferentes famílias de métodos de investigação, tanto quantitativos quanto qualitativos Ser capaz de gerir dados sistematicamente recolhidos e desenvolver processos de análise. Ser capaz de resumir e apresentar publicamente esses dados de acordo com critérios de excelência científica.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Uso de ferramentas digitais atualizadas para a realização dos trabalhos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brennen, B. (2017). Qualitative research methods for media studies (Second edition). Routledge, Taylor & Francis Group. Franklin, B. (Ed.). (2008). Pulling newspapers apart: Analysing print journalism. Routledge. Hansen, A., & Machin, D. (2019). Media and communication research methods (2nd edition). Red Globe Press. Iarossi, G. (2011). O poder da concepção em inquéritos por questionário (M. Gomes da Torre & A. J. Pais Antunes, Trads.). Fundação Calouste Gulbenkian. Pinto-Coelho, Z. (2019). Análise (crítica) do discurso e análise de conteúdo: Afinam pelo mesmo diapasão? Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, 21–44. Rodrigues, N. (2015). Donna Haraway e a Proposta de Conhecimentos Situados. LES Online, 7(1), 26–38.
  • Avaliação

    Avaliação

    Bibliografia anotada: 15%

    Proposta e discussão de pergunta de investigação: 10%

    Sintese de Pré-projeto: 25%

    Pré-projeto: 35%

    Relatório de avaliação de paress de pré-projeto: 10%

    Apresentação e defesa do pré-projeto: 5%

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios