filmeu

Disciplina Métodos de Pesquisa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo dotar a turma das competências técnicas necessárias para a execução de processos de investigação científica no contexto das Ciências da Comunicação, e de ferramentas críticas para a avaliação de processos de investigação alheios. Esta formação é indispensável de modo a preparar a turma para a realização de outros trabalhos durante o Mestrado, e para a realização da componente não-lectiva do mesmo.

    Esta UC debruça-se sobre questões de epistemologia da ciência, sobre processos metodológicos e sobre diferentes processos de escrita científica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Questões epistemológicas, políticas e sociológicas da investigação em ciências sociais.

    Preparar um plano de investigação.

    Ética e conduta em investigação com humanos.

    Como fazer uma revisão de literatura. Uso de software para apoio à criação de bibliografias.

    Criação de inquéritos por questionário e análise estatística de dados.

    Técnicas de entrevista online e cara-a-cara.

    Observação participante: desafios e vantagens

    Análise temática com apoio de software.

    Análise de conteúdo e análise crítica do discurso

    Semiótica Visual.

    Técnicas de redação académica

  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender princípios básicos da epistemologia da ciência.
    • Mobilizar diferentes saberes para a criação de um projecto de investigação.
    • Ser capaz de implementar na prática diferentes métodos de investigação, tanto quantitativos quanto qualitativos
    • Ser capaz de gerir dados sistematicamente recolhidos e desenvolver processos de análise
    • Ser capaz de resumir e apresentar publicamente esses dados de acordo com critérios de excelência científica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brennen, B. (2017). Qualitative research methods for media studies (Second edition). Routledge, Taylor & Francis Group.

    Franklin, B. (Ed.). (2008). Pulling newspapers apart: Analysing print journalism. Routledge.

    Hansen, A., & Machin, D. (2019). Media and communication research methods (2nd edition). Red Globe Press.

    Iarossi, G. (2011). O poder da concepção em inquéritos por questionário (M. Gomes da Torre & A. J. Pais Antunes, Trads.). Fundação Calouste Gulbenkian.

    Pinto-Coelho, Z. (2019). Análise (crítica) do discurso e análise de conteúdo: Afinam pelo mesmo diapasão? Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, 21–44.

    Rodrigues, N. (2015). Donna Haraway e a Proposta de Conhecimentos Situados. LES Online, 7(1), 26–38.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios