-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Seminário de Investigação tem como principal objectivo apoiar os alunos de mestrado na definição e no desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau de mestre. Para tal, os alunos desenvolverão os seus projetos de dissertação, sistematizando os processos de revisão de literatura, problematização, desenho e aplicação de métodos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 18
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT257-2723
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Da pergunta inicial de pesquisa e pré-projeto a projeto de investigação. 2. Paradigmas científicos, pressupostos e quadros de trabalho científico. 3. Pesquisa bibliográfica, referenciação/citação e revisão de literatura. 4. Definição da problemática e das questões de investigação. 5. Metodologia: métodos das ciências sociais. Ética da investigação. 6. Desenho metodológico. 7. Recolha e análise de dados, pilotos.
-
Objetivos
Objetivos
- Definir e elaborar projectos de investigação próprios dentro do campo interdisciplinar da Comunicação nas Organizações; - Aplicação dos conhecimentos relativos a conceptualização, planeamento, desenvolvimento, execução e avaliação de investigação na área das Ciências da Comunicação; - Exercício de pensamento crítico e capacidade de discussão científica e académica; - Reforço das competências para concepção, operacionalização e execução de processos de investigação; - Capacitação para a comunicação de trabalho científico e académico, nas modalidades oral e escrita.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Combinação de aulas expositivas com discussão de casos, literatura científica, trabalho de oficina dos estudantes e discussão em / por pares. Contacto com projetos de investigação a diferentes níveis (mestrado, doutoramento, projetos de investigação) como forma de exposição a reflexão sobre processos terminados e em curso, crítica e debate.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Allen, M. (2017). The Sage Encyclopedia of Communication Research Methods. Sage. Bell, J. (2010). Doing Your Research Project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (5 a ). McGraw-Hill Education. Bouvier, G., & Rasmussen, J. (2022). Qualitative Research Using Social Media. Routledge. Bryman, A. (2003). Research Methods and Organization Studies. Routledge. Creswell, J. W. (2013). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE. Jensen, K. B. (Ed.). (2002). A Handbook of Media and Communication Research: Qualitative and Quantitative Methodologies. Routledge.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Revisão de literatura
21-10-2025
30%
Projeto (proposta e cronograma)
11-11-2025
10%
Capítulo de metodologia
02-12-2025
25%
Recolha e preparação de dados 06-01-2026 25% Apresentação, defesa e discussão de projetos 15-01-2026 10% Sistema de referências: APA, 7ª edição
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




