filmeu

Disciplina Seminário de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) Seminário de Investigação - Comunicação nas Organizações tem por principal objectivo dar suporte aos alunos de mestrado na definição e no desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau de mestre.

    Para tal, ao longo do semestre, os alunos vão ter oportunidade de conhecer diversos projectos de investigação na área das Ciências da Comunicação e/ou projectos de Comunicação Aplicada da Universidade Lusófona, com maior enfoque nas seguintes temáticas: Comunicação & Saúde, Comunicação & Ambiental, Comunicação & Cultura, Comunicação & Turismo.

    Finalmente, no âmbito desta UC os alunos serão convidados a produzir um artigo original, a ser submetido num evento a identificar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    No ano lectivo 2023/ 2024, a Unidade Curricular (UC) Seminário de Investigação - Comunicação nas Organizações será estruturada em duas grandes áreas:

    1. Apresentação e discussão de projectos de investigação do CICANT da Universidade Lusófona que estejam alinhados com as áreas de interesse dos alunos

    2. Elaboração de um artigo científico, preferencialmente relacionado com a temática da dissertação de mestrado.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Ampliar os conhecimentos relativos a conceptualização, planeamento, desenvolvimento, execução e avaliação de diversos projectos de investigação na área das Ciências da Comunicação e/ou projectos de Comunicação Aplicada da Universidade Lusófona.
    - Ampliar a capacidade para analisar criticamente projectos de investigação e/ou de comunicação aplicada em diferentes âmbitos, considerando aspectos estratégicos, questões metodológicas, operacionalização e execução, bem como avaliação de resultados.
    - Apoiar a definição e elaboração de projectos de investigação próprios dentro do campo interdisciplinar da Comunicação nas Organizações.
    - Comunicar de forma clara e coerente a auto-compreensão dos temas que constituem o programa da cadeira, nos modos oral, escrito e audiovisual.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Este ano, o foco desta unidade curricular será o apoio aos projetos de investigação dos alunos, apresentando inicialmente vários projetos de investigação do CICANT da Lusófona, para fornecer exemplos práticos que possam inspirar e orientar a sua própria investigação no âmbito do mestrado. Durante o semestre, os alunos terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos em desenvolvimento, de modo a obter feedback de investigadores seniores, bem como dos seus pares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cornelissen, J. (2020). Corporate Communication: A Guide to Theory & Practice. London: SAGE Publications Ltd..
    Falkheimer, J. & Hide, M. (2018). Strategic Communication: An Introduction. New York, NY: Routledge.
    Rose. C. (2010). How to Win Campaigns: Communications for Change. New York, NY: Routledge.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios