-
Apresentação
Apresentação
A UC apresenta quadros teóricos e ferramentas conceptuais para a compreensão de fatores grupais, organizacionais e sociais que influenciam o comportamento humano, em contexto organizacional. A UC apresenta a relação entre valores e atitudes nas organizações, as dinâmicas grupais e organizacionais, de poder e influência, bem como os processos de socialização organizacional. Esta UC, de cariz multidisciplinar, introduz noções teóricas e apresenta estudos empíricos provenientes da Psicologia Social, Sociologia, Gestão e Ciências da Comunicação, visando a sua aplicação nos diferentes campos de atuação profissional e de investigação da Comunicação Organizacional, tendo em conta o contexto social de diversidade, equidade e inclusão, transição para o digital e para o verde. Assim,a UC procura promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS4, 5, 8, 10 e 13.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT257-11566
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Valores 2. Grupos e trabalho em equipa 3. Poder e influência 4. Socialização organizacional
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre, as pessoas estudantes devem ser capazes de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1: Definir e explicar valores sociais, usando referencial teórico para a análise dos valores; OA2: Identificar estruturas e processos grupais em contexto organizacional; OA3: identificar e explicar relações de poder e processos de influência nas equipas e organizações; OA4: identificar e aplicar os modelos, estratégias e táticas de integração de novos membros nas organizações. Irão também desenvolver as seguintes competências transversais: Pensamento crítico; Pesquisa; Leitura crítica; Análise de dados; Capacidade de síntese; Trabalho de equipa; Comunicação oral e escrita.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A UC combina metodologias expositivas e ativas, centradas nas pessoas estudantes. A UC adota uma metodologia de ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos teóricos, acompanhada por materiais audiovisuais com conteúdos educativos (eg TedTalks, vídeos e podcasts com entrevistas a peritos), bem como a realização de casos práticos e quizzes. No âmbito da avaliação contínua, a apresentação oral da recensão crítica de cada artigo de investigação (research article), é feita por um grupo de estudantes e segue-se o comentário crítico do mesmo artigo, por outro grupo, estendendo-se depois à turma, promovendo-se o debate entre estudantes. A avaliação contínua é constituída por 3 elementos: 1) recensão crítica de 2 artigos científicos, e comentário crítico a outros 2 artigos, com apresentação oral; 2) um trabalho escrito individual, com pitch em sala de aula, para obter feedback por pares e docentes, 3) participação ativa nas atividades propostas em sala de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caetano, A.; Neves, J. e Ferreira, M.J. (2021). Psicossociologia das Organizações - Fundamentos e Aplicações. Sílabo Gomes et al (2015). Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção. In idem (orgs) Manual de Gestão de Pessoas e Capital Humano (Cap 7, 3ª Ed). Sílabo Hofstede,G., Hofstede,G.J., & Minkov,M. (2010). Cultures and organizations (3rd ed.). McGraw-Hill. Inglehart, R. (2018). Cultural Evolution. Cambridge UP. Myers, K. K., & Woo, D. J. (2018). Socialization. In C.R.Scott&L.K.Lewis(eds.) International encyclopedia of organizational communication.John Wiley&Sons Pfeffer, J. (2010). Managing with Power: Politics and Influence in Organizations. Harvard Business Ramos, A.,& Magalhães, P. (2021).The Values of the Portuguese:Results of the European Values Study. FCG Sagiv,L & Schwartz,S.H.(2007). Cultural values in organisations. European Journal International Management, 3,176-190. Vala, J. & Monteiro, M.B. (2016)(org.) Psicologia Social (9ª ed). FCG
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação contínua é constituída por 3 elementos, sendo um deles um trabalho individual, outro um trabalho de grupo (recensão&comentário), e o terceiro elemento a participação ativa em atividades propostas em sala de aula (individual e em grupo), e depende da presença em 80% das aulas.
Descrição
Data limite
Ponderação
Trabalho de investigação, com apresentação oral (pitch) (individual)
(a definir)
50%
Recensão e comentário a 2 artigos científicos (research articles), com apresentação oral
(trabalho de grupo)
(a definir)
45%
Participação nas atividades propostas em sala de aula (individual e grupo)
(a definir)
5%
As indicações para o trabalho de investigação (individual) e para a recensão e comentário (trabalho de grupo), serão disponibilizadas no Moodle, bem como a lista de artigos científicos recentes em revistas indexadas nas áreas disciplinares da UC, no âmbito de cada conteúdo programático, a selecionar por estudantes para a recensão crítica e comentário. Será também fornecida uma lista com revistas académicas relevantes nas áreas da UC, para que estudantes possam explorar os conteúdos programáticos no âmbito do trabalho individual.A avaliação em época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, estudantes deverão obter a classificação mínima de 10 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




