filmeu

Disciplina Processos de Influência e Socialização

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC apresenta quadros teóricos e ferramentas conceptuais para a compreensão de fatores grupais, organizacionais e sociais que influenciam o comportamento humano, em contexto organizacional. A UC apresenta a relação entre valores e atitudes nas organizações, as dinâmicas grupais e organizacionais, de poder e influência, bem como os processos de socialização organizacional. Esta UC, de cariz multidisciplinar, introduz noções teóricas e apresenta estudos empíricos provenientes da Psicologia Social, Sociologia, Gestão e Ciências da Comunicação, visando a sua aplicação nos diferentes campos de atuação profissional e de investigação da Comunicação Organizacional, tendo em conta o contexto atual de uma sociedade diversa em transição para o digital e para o verde. 

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Valores

    2. Grupos e trabalho em equipa

    3. Poder e influência

    4. Socialização organizacional

     

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre, as pessoas estudantes devem ser capazes de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): 
    OA1: Definir e explicar valores sociais, usando referencial teórico para a análise dos valores; 
    OA2: Identificar estruturas e processos grupais em contexto organizacional;
    OA3: identificar e explicar relações de poder e processos de influência nas equipas e organizações; 
    OA4: identificar e aplicar os modelos, estratégias e táticas de integração de novos membros nas organizações. 

     

    Irão também desenvolver as seguintes competências transversais:
    Pensamento crítico
    Pesquisa;
    Leitura crítica;

    Análise de dados:
    Capacidade de síntese;
    Trabalho de equipa;
    Comunicação oral e escrita. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC combina metodologias expositivas e ativas, centradas nas pessoas estudantes.  A UC adota uma metodologia de ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos teóricos, acompanhada por materiais audiovisuais com conteúdos educativos (eg TedTalks, vídeos e podcasts com entrevistas a peritos), bem como a realização de casos práticos e quizzes. 
    No âmbito da avaliação contínua, a apresentação oral da recensão crítica de cada artigo de investigação (research article), é feita por um grupo de estudantes e segue-se o comentário crítico do mesmo artigo, por outro grupo, estendendo-se depois à turma, promovendo-se o debate entre estudantes. 
    A avaliação contínua é constituída por 3 elementos:1) recensão crítica de 2 artigos científicos, e comentário crítico a cada um dos artigos, com apresentação oral; 2) realização de caso prático, em grupo; 3) um trabalho escrito individual, com pitch em sala de aula, para obter feedback por pares e docentes. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caetano, A.; Neves, J. e Ferreira, M.J. (2021). Psicossociologia das Organizações - Fundamentos e Aplicações. Sílabo

    Gomes et al (2015). Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção. In idem (orgs) Manual de Gestão de Pessoas e Capital Humano (Cap 7, 3ª Ed). Sílabo

    Hofstede,G., Hofstede,G.J., & Minkov,M. (2010). Cultures and organizations (3rd ed.). McGraw-Hill.

    Inglehart, R. (2018). Cultural Evolution. Cambridge UP.

    Pfeffer, J. (2010). Managing with Power: Politics and Influence in Organizations. Harvard Business

    Ramos, A.,& Magalhães, P. (2021).The Values of the Portuguese:Results of the European Values Study. FCG

    Sagiv,L & Schwartz,S.H.(2007). Cultural values in organisations. European Journal International Management, 3,176-190.

    Myers, K. K., & Woo, D. J. (2018). Socialization. In C.R.Scott&L.K.Lewis(eds.) International encyclopedia of organizational communication.John Wiley&Sons

    Vala, J. & Monteiro, M.B. (2016)(org.) Psicologia Social (9ª ed). FCG

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios