filmeu

Disciplina Gestão da Comunicação Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Ao terminar esta UC, espera-se que os alunos tenham desnvolvido os seguintes conhecimentos e competencias: - Compreender o conceito de gestão da comunicação organizacional, enquadrá-lo numa perspectiva multidisciplinar e compreender os contributos da comunicação para o seu desenvolvimento: - Compreender e utlizar de forma integrada as metodlogias e técnicas no domínio da gestão da comunicação, imagem , assim como, marketing interno e planeamento dos meios de comunicação  - Compreender o contributo dos instrumentos de gestão da comunicação para a eficacia organizacional

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 -  A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

    2 - A COMUNICAÇAO NAS ORGANIZAÇÕES

    3 - A COMUNICAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO

    4.- A GESTÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

               5 - ABORDAGEM AO MARKETING INTERNO

    6 – A IMAGEM INSTITUCIONAL

               7 - METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO EM COMUNICAÇÃO

     

     

    Ícone Validada pela comunidade

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Transmitir conhecimentos sobre a gestão do fator humano nas organizações e desenvolver competências nos alunos a este nivel

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de ensino-aprendizagem de natureza ativa através de transmissão dos conteúdos privilegiando-se o trabalho prático em cooperação. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, V. (2000). A comunicação interna na empresa. Lisboa: Praxis

    Bekin, S. F. (2004). Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall.

    Caetano, J.; Rasquilha, L. (2007) - Gestão da Comunicação. Lisboa, Quimera Editores.

    Câmara, P. B., Guerra, P. B. & Rodrigues, J.V. (2007). Novo Humanator. Lisboa: Publicações D. Quixote.

    Dutton, J., Dukerich, J. (1991), «Keeping an eye on the mirror: Image and identity in organizational adaptation», Academy of Management Journal, 34: 517-554.

    Hatch, M. Jo; Schultz, M. (2002), «The dynamics of organizational identity», Human Relations, 55(8): 989-1018

    Weick, Karl (1995), Sensemaking in organizations, Sage.

    VILLAFAÑE, J. (2002) -  Imagen Positiva: Gestión estratégica de la imagen de las empresas, Ediciones Pirâmide, Madrid.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios