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Apresentação
Apresentação
Ao terminar esta UC, espera-se que os alunos tenham desnvolvido os seguintes conhecimentos e competencias: - Compreender o conceito de gestão da comunicação organizacional, enquadrá-lo numa perspectiva multidisciplinar e compreender os contributos da comunicação para o seu desenvolvimento: - Compreender e utlizar de forma integrada as metodlogias e técnicas no domínio da gestão da comunicação, imagem , assim como, marketing interno e planeamento dos meios de comunicação - Compreender o contributo dos instrumentos de gestão da comunicação para a eficacia organizacional
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT257-13643
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
2 - A COMUNICAÇAO NAS ORGANIZAÇÕES
3 - A COMUNICAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO
4.- A GESTÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
5 - ABORDAGEM AO MARKETING INTERNO
6 – A IMAGEM INSTITUCIONAL
7 - METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO EM COMUNICAÇÃO
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Objetivos
Objetivos
Transmitir conhecimentos sobre a gestão do fator humano nas organizações e desenvolver competências nos alunos a este nivel
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino-aprendizagem de natureza ativa através de transmissão dos conteúdos privilegiando-se o trabalho prático em cooperação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, V. (2000). A comunicação interna na empresa. Lisboa: Praxis
Bekin, S. F. (2004). Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall.
Caetano, J.; Rasquilha, L. (2007) - Gestão da Comunicação. Lisboa, Quimera Editores.
Câmara, P. B., Guerra, P. B. & Rodrigues, J.V. (2007). Novo Humanator. Lisboa: Publicações D. Quixote.
Dutton, J., Dukerich, J. (1991), «Keeping an eye on the mirror: Image and identity in organizational adaptation», Academy of Management Journal, 34: 517-554.
Hatch, M. Jo; Schultz, M. (2002), «The dynamics of organizational identity», Human Relations, 55(8): 989-1018
Weick, Karl (1995), Sensemaking in organizations, Sage.
VILLAFAÑE, J. (2002) - Imagen Positiva: Gestión estratégica de la imagen de las empresas, Ediciones Pirâmide, Madrid.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não