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Apresentação
Apresentação
Habilitar os alunos a desenvolverem competências interpessoais no âmbito dos sistemas organizacionais envolvem as relações verticais e horizontais.
Fornecer o enquadramento teórico, bem como ferramentas práticas que lhes permita desenvolver a capacidade reflexiva e participativa.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT257-11573
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Motivação: Atingir o controlo emocional através da compreensão das emoções
2. Motivar os trabalhadores através da formulação de objetivos.
3. Cultivar a autoeficácia para a eficiência pessoal e organizacional
4. Estimular a criatividade alimentando a paixão.
5. Usar o empowerment para motivar as pessoas para uma liderança partilhada
6. Pagar pelo desempenho ou reconhecer o outro para melhorar o desempenho?
7. Promover a justiça processual e interacional para melhorar os resultados individuais e organizacionais
8. Usar o poder eficazmente para influenciar as pessoas
9. Liderar através da visão e de valores: Importância da benevolência e da integridade
10. Comunicar eficazmente procurando o equilíbrio.
11. Gerir o conflito através da negociação e mediação. Saber escutar e ceder
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Objetivos
Objetivos
Identificar quais os comportamentos de liderança positivos e mais adequados às características situacionais que contribuem para aumentar a motivação e o desempenho das pessoas
Diagnosticar possíveis disfunções nos comportamentos de chefia
Atuar como negociador e/ou mediador de conflitos organizacionais
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso do focus group para suportar as aprendizagens teóricas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Fairhurst, G. (2011). The Power of Framing. Creating the language of leadership. Jossey-Bass.
Jesuíno, J. C. (2005). Processos de liderança (4ª Ed.), Lisboa: Livros Horizonte.
Jesuíno J. C. (1992). Negociação. Estratégias e Táticas. Lisboa: Texto Editora.
Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2003). A Essência da Liderança. Lisboa: HR Editora.
Thompson, L. (2020). The Mind and the heart of the negotiator (7th Edition). Pearson Education Inc.
Thompson, L. (2008) A verdade sobre a negociação. Lisboa: Atual Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não