filmeu

Disciplina Retórica e Argumentação

  • Apresentação

    Apresentação

    A emergência da retórica não é coincidente com a sua designação; a elaboração discursiva com vista a persuadir é anterior à sua formulação como disciplina ou método específico de elaborar discursos. Um olhar restropectivo sobre actividade de comunicar, permite como tal e se tivesse tornado objecto autónomo de estudo e crítica. Durante esta UC procuraremos mostrar como esse empenho em produzir discursos agradáveis, que captam a atenção do auditório, i.e., de um grupo de pessoas que se dispõe a compreender o que se lhe diz, se tem vindo a realizar. A aproximação far-se-á a partir da análise dos documentos históricos da cultura Ocidental. Sobre esta forma de comunicar, distinta de outras, que tem como fim captar a adesão daqueles a ela dispostos, impendem perícias que se torna necessário pôr a claro, por forma a permitir a sua actualização em diferentes contextos. O carácter técnico da elaboração discursiva é motivo de análise de forma a permitir a reconstituição em contexto actual. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Retórica: objecto e modus operandi: o caso Ekkl¿siast¿s e Teogonia;
    2. Platão: Górgias e as definições dos discursos;
    3. Aristóteles: Retórica, forma e conteúdo;
    4. Cícero: De Oratore e o vinco do afecção pública;
    5. Quintiliano: Institutio Oratoria e a dimensão política;
    6. Giambattista Vico: uma Ciência Nova e o problema da história;
    7. Marshall McLuhan: o clássico Trivium: a redescoberta da retórica e os media;
    8. Eric Havelock: o problema da Musa: voltar ao alfabeto e compreender o fundamento; 
    9. Michel Foucault: a noção de parrh¿sía (o dizer verdadeiro) e a coragem do dizer;
    10. Chaïm Perelman, retórica e argumentação;
    11. Os dispositivos técnicos e a retórica.
  • Objetivos

    Objetivos

    a)              Identificar e reconhecer o objecto da retórica; 

    b)             Identificar a retórica como técnica e método;

    c)              Reconhecer os elementos constitutivos dos discursos retóricos;

    d)             Compreender a importância da retórica para a eficácia da comunicação;

    e)             Identificar historicamente os modelos de retórica e suas funções;

    f)               Reconhecer o valor epistemológico da retórica;

    g)              Relacionar retórica, verdade, política, justiça, história;

    h)             Compreender a função do ‘dizer bem’ com a dilatação do tempo-vivido;

    i)               Distinguir retórica, oratória, argumentação;

    j)               Compreender a função da retórica da contemporaneidade;

    k)              Identificar a composição retórica nos dispositivos modernos de comunicação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Por ser uma unidade curricular de natureza, objectivos e competências essencialmente teóricos, a aula magistral apresenta-se como a metodologia mais pertinente. O levantamento de problemas, sua delimitação e explicitação são os elementos de principal uso. A heurística hermenêutica textual serão também recursos a utilizar. A verificação e acompanhamento da aquisição de competências faz-se também a partir da discussão pública dos argumentos em torno dos problemas levantados e em exercícios em sala de aula

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aristotle (1991). The Art of rhetoric. London: Penguin Books.

    Barilli, Renato (1985). Retórica. Lisboa: Presença.

    Cicero (2013). El orador. Madrid: Alianza.

    Richards, Jennifer (2008). Rhetoric. London: Routledge.

    Kennedy, George A. (1994), A new history of classical rhetoric. Princeton, Princeton University Press.

    Fuller, Steve & Collier, James (2004). Philosophy, rhetoric, and the end of knowledge. A new beginning for science and technology studies. Mahwah, New Jersey, Lawrence Erlbaum Associates.

    McLuhan, Marshall (2009). The Classical Tivium. Berkeley: Ginko Press.

    Pereleman, Chaïm (2007). Tratado da argumentação. Lisboa: Instituto Piaget.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios