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Disciplina Comunicação Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Comunicação Digital (CD) tem por objectivo principal dotar os alunos com conhecimentos e competências no âmbito da comunicação nas novas plataformas e media digitais, nomeadamente, através da conceptualização e execução de um projecto individual de acordo com um briefing a ser fornecido. A reflexão crítica sobre problemáticas da comunicação digital no contexto actual será também alvo de atenção particular.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos e conceitos dos media digitais 2. A importância de uma estratégia de comunicação digital. 3. Comunicação de conteúdos: - Escrever para a Web - Conteúdos virais - Storytelling e novas narrativas 4. Compreender os websites e blogs 5. Compreender as redes sociais. 6. Compreender o marketing e comunicação por e-mail. 7. Novas tendências: realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista 8. Novos desafios: excesso de informação, desinformação, mediatização profunda, desligamento digital
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular Comunicação Digital (CD) tem por principais objectivos de aprendizagem: 1. Criar conteúdos estratégicos: visualmente apelativos, que sigam as boas práticas de User Experience e que sejam capazes de atrair públicos-alvo específicos; 2. Aplicar os fundamentos do marketing digital, identificando e fornecendo propostas de valor inovadoras; 3. Definir comunicações estratégicas para as redes sociais; 4. Compreender os conceitos e as teorias de gestão de conteúdo em múltiplos canais e dispositivos digitais; 5. Planear, executar e reportar uma campanha de comunicação em múltiplos canais e dispositivos digitais; 6. Reflectir criticamente sobre as implicações da comunicação digital no actual contexto da convergência dos media.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas de Comunicação Digital terão um carácter teórico/prático: apresentação de matéria, ilustrada com exemplos e discussão de leituras obrigatórias, dos trabalhos principais da unidade curricular e à realização de conteúdos sobre a matéria apresentada na aula anterior. A avaliação da unidade curricular é feita com base na participação do aluno e no projecto individual.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital marketing (6th edition). Pearson Education Limited. Frick, T. (2016). Designing for Sustainability. O’Reilly. Grayling, A.W. & Rosenberg, L. (2024). Our Next Reality: How the AI-Powered Metaverse Will Reshape the World. Nicholas Brealey Publishing.  Quesenberry, K.A. & Coolsen, M.K. (2023). Brand Storytelling: Integrated Marketing Communications for the Digital Media Landscape. Rowman & Littlefield. Walter, E. & Gioglio, J. (2014). The Power of Visual Storytelling: How to Use Visuals, Videos, and Social Media to Market Your Brand. McGraw Hill Professional.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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