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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Comunicação Digital (CD) tem por objectivo principal dotar os alunos com conhecimentos e competências no âmbito da comunicação nas novas plataformas e media digitais, nomeadamente, através da conceptualização e execução de um projecto individual de acordo com um briefing a ser fornecido. A reflexão crítica sobre problemáticas da comunicação digital no contexto actual será também alvo de atenção particular.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT257-8
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos e conceitos dos media digitais
2. A importância de uma estratégia de comunicação digital.
3. Comunicação de conteúdos:
- Escrever para a Web
- Conteúdos virais
- Storytelling e novas narrativas
4. Compreender os websites e blogs
5. Compreender as redes sociais.
6. Compreender o marketing e comunicação por e-mail.
7. Novas tendências: realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista
8. Novos desafios: excesso de informação, desinformação, mediatização profunda, desligamento digital
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular Comunicação Digital (CD) tem por principais objectivos de aprendizagem:
1. Criar conteúdos estratégicos: visualmente apelativos, que sigam as boas práticas de User Experience e que sejam capazes de atrair públicos-alvo específicos;
2. Aplicar os fundamentos do marketing digital, identificando e fornecendo propostas de valor inovadoras;
3. Definir comunicações estratégicas para as redes sociais;
4. Compreender os conceitos e as teorias de gestão de conteúdo em múltiplos canais e dispositivos digitais;
5. Planear, executar e reportar uma campanha de comunicação em múltiplos canais e dispositivos digitais;
6. Reflectir criticamente sobre as implicações da comunicação digital no actual contexto da convergência dos media.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas de Comunicação Digital terão um carácter teórico/prático: apresentação de matéria, ilustrada com exemplos e discussão de leituras obrigatórias, dos trabalhos principais da unidade curricular e à realização de conteúdos sobre a matéria apresentada na aula anterior. A avaliação da unidade curricular é feita com base na participação do aluno e no projecto individual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital marketing. 6th edition. Edinburgh Gate, Harlow: Pearson Education Limited.
Frick, T. (2010). Return on Engagement: Content, Strategy and Design Techniques for Digital Marketing. Burlington, MA: Focal Press.
Redish, J. (2007). Web Content That Works. San Francisco, CA: Morgan Kaufman Publishers.
Singh, S. (2010). Social Media for Dummies (Dell & Intel Edition). Mississauga, ON: John Wiley & Sons Canada.
Walter, E., Gioglio, J. (2014). The Power of Visual Storytelling: How to Use Visuals, Videos, and Social Media to Market Your Brand. McGraw Hill Professional.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não