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Disciplina Comunicação Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Comunicação Digital (CD) tem por objectivo principal dotar os alunos com conhecimentos e competências no âmbito da comunicação nas novas plataformas e media digitais, nomeadamente, através da conceptualização e execução de um projecto individual de acordo com um briefing a ser fornecido. A reflexão crítica sobre problemáticas da comunicação digital no contexto actual será também alvo de atenção particular.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos e conceitos dos media digitais
    2. A importância de uma estratégia de comunicação digital.
    3. Comunicação de conteúdos:
    - Escrever para a Web
    - Conteúdos virais
    - Storytelling e novas narrativas
    4. Compreender os websites e blogs
    5. Compreender as redes sociais.
    6. Compreender o marketing e comunicação por e-mail.
    7. Novas tendências: realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista
    8. Novos desafios: excesso de informação, desinformação, mediatização profunda, desligamento digital

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular Comunicação Digital (CD) tem por principais objectivos de aprendizagem:
    1. Criar conteúdos estratégicos: visualmente apelativos, que sigam as boas práticas de User Experience e que sejam capazes de atrair públicos-alvo específicos;
    2. Aplicar os fundamentos do marketing digital, identificando e fornecendo propostas de valor inovadoras;
    3. Definir comunicações estratégicas para as redes sociais;
    4. Compreender os conceitos e as teorias de gestão de conteúdo em múltiplos canais e dispositivos digitais;
    5. Planear, executar e reportar uma campanha de comunicação em múltiplos canais e dispositivos digitais;
    6. Reflectir criticamente sobre as implicações da comunicação digital no actual contexto da convergência dos media.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas de Comunicação Digital terão um carácter teórico/prático: apresentação de matéria, ilustrada com exemplos e discussão de leituras obrigatórias, dos trabalhos principais da unidade curricular e à realização de conteúdos sobre a matéria apresentada na aula anterior. A avaliação da unidade curricular é feita com base na participação do aluno e no projecto individual.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital marketing. 6th edition. Edinburgh Gate, Harlow: Pearson Education Limited.
    Frick, T. (2010). Return on Engagement: Content, Strategy and Design Techniques for Digital Marketing. Burlington, MA: Focal Press.
    Redish, J. (2007). Web Content That Works. San Francisco, CA: Morgan Kaufman Publishers.
    Singh, S. (2010). Social Media for Dummies (Dell & Intel Edition). Mississauga, ON: John Wiley & Sons Canada.
    Walter, E., Gioglio, J. (2014). The Power of Visual Storytelling: How to Use Visuals, Videos, and Social Media to Market Your Brand. McGraw Hill Professional.

     

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