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Mestrado Comunicação nas Organizações

Lisboa
O Mestrado em Comunicação nas Organizações da Lusófona- Centro Universitário de Lisboa em acordo com o processo de implementação da Declaração de Bolonha, fomenta e potencia a flexibilidade e a autodeterminação por parte dos alunos. Este mestrado aposta n... Ler mais

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GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O Mestrado em Comunicação nas Organizações da Lusófona- Centro Universitário de Lisboa em acordo com o processo de implementação da Declaração de Bolonha, fomenta e potencia a flexibilidade e a autodeterminação por parte dos alunos. Este mestrado aposta no aprofundamento dos conhecimentos na área científica da comunicação organizacional, proporcionando aos estudantes as competências necessárias para exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes a estas áreas e os conhecimentos científicos para a pratica de investigação/teorização. Assente em duas áreas científicas: Ciências da Comunicação e Teoria das Organizações, o 1º ano do curso apresenta unidades curriculares que se enquadram e adaptam às mutações que se verificam nesta área do saber, com especial destaque para as motivadas pelo digital. O 2º ano do curso é dedicado ao trabalho de investigação ou, numa vertente mais prática, à realização de estágio.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 60% nota da habilitação anterior - 10% Formação complementar, ponderada com a relevância para a área científica do mestrado. - 20% CV, ponderada pela experiência profissional na área. - 10% Carta de motivação e/ou entrevista. Para os candidatos sem grau ou sem nota, aplicam-se os critérios seguintes: - 40% Formação complementar, ponderada com a relevância para a área científica do mestrado. - 50% CV, ponderada pela experiência profissional na área. - 10% Carta de motivação e/ou entrevista.
  • Destinatários

    Destinatários

    Estudantes que concluíram licenciatura e interessados em continuar os seus estudos superiores na área das ciências da comunicação; Estudantes titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; Estudantes titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da Universidade Lusófona como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
  • Competências

    Competências

    A área científica do curso de mestrado em Comunicação nas Organizações da Universidade Lusófona ¿ Centro Universitário de Lisboa insere-se nas Ciências da Comunicação e da Informação, o qual inclui o campo específico da Comunicação nas Organizações. Ao longo dos anos a Lusófona vem proporcionando formação especializada (licenciaturas em Comunicação nas Organizações e Ciências da Comunicação) em ordem à aquisição de competências técnicas e científicas da Comunicação Organizacional, decisivas para a eficácia da gestão empresarial. Com efeito é inquestionável, não apenas no meio académico, mas igualmente no interior do tecido empresarial, a profunda articulação entre os paradigmas do comportamento organizacional (nomeadamente, liderança, motivação, job satisfation, cultura e clima organizacional, processo de negociação, tomada de decisões, gestão de conflitos, comportamentos de cidadania organizacional, gestão da mudança) e as estratégias comunicacionais das organizações, em ordem ao acréscimo de desempenho e ao aumento de competitividade e produtividade das organizações Na verdade, analistas e estudiosos, são unânimes em afirmar que a velocidade de mudança e o uso do tempo de resposta como fator de diferenciação competitiva, exigem cada vez mais das empresas e das comunidades, capacidades de reação e proação. Todavia, estas apenas se tornam possíveis em função de dispositivos comunicacionais, capazes de disseminar e de interiorizar nos agentes, os objetivos mobilizadores de uma cultura estratégica nas várias organizações.
  • Razões para frequentar este curso

    Razões para frequentar este curso

    • Corpo Docente constituído por Doutores alia competências científicas e profissionais essenciais ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de investigações;
    • Plano Curricular que articula Teoria à Prática permitindo a aquisição de competências transversais na área da Comunicação necessárias em contextos organizacionais públicos e privados;
    • A possibilidade de realização de Estágio e apresentação de Relatório de Estágio permite o desenvolvimento de projetos práticos na área da Comunicação Organizacional e a aquisição de competências estratégicas para um melhor desempenho profissional;
    • No âmbito dos vários programas de mobilidade, este ciclo de estudos tem a procura de vários estudantes internacionais e oferece a possibilidade dos nossos estudantes realizarem uma parte do curso em Universidades estrangeiras com quem a ULusófona tem protocolos de mobilidade;
    • A diversidade e cruzamento de áreas científicas deste mestrado vão ao encontro de uma nova necessidade funcional que emerge nas organizações e possibilitam a partilha e a discussão de práticas comunicacionais.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Durante o ano letivo há workshops e conferências de investigadores e profissionais que trazem ao ciclo de estudos diferentes pontos de vista, importantes para a identificação e comunicação de objetos e conteúdos. Para além disso, docentes e estudantes participam na organização da Semana da Comunicação, evento enquadrado nas atividades do Departamento de Ciências da Comunicação/ECATI da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Este ciclo de conferência e workshops dinamiza-se em torno de eixos temáticos diversos, sempre pertinentes para o debate de ideias e práticas nas Ciências da Comunicação, em toda a sua pluralidade; designadamente, o jornalismo, o marketing, a publicidade, as artes e media digitais, que são o fundamento dos ciclos de estudo deste Departamento. Neste evento são vários os convidados, profissionais e investigadores, que dinamizam um conjunto de eventos.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    - Direções de Comunicação e Imagem de empresas - Direções Comerciais e de Marketing - Agências de Publicidade - Agências de Relações Públicas - Gabinetes de Assessoria de Imprensa - Consultoria de Comunicação e Imagem - Auditoria de Comunicação e Imagem - Investigação e Docência em Ciência da Comunicação e Comunicação nas Organizações - Formação Profissional Certificada - Departamentos de Comunicação e Imagem da Administração Pública Central e Local ou de Organizações com relevância comunitária (Associações, Fundações, Clubes Desportivos, ONGs, entre outras)
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    A área científica do curso de mestrado em Comunicação nas Organizações da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa insere-se no campo interdisciplinar das Ciências da Comunicação, culminando a formação de Primeiro Ciclo, nas suas áreas de especialidade. Este Segundo Ciclo de Formação, articulando-se com os outros programas de investigação que a Escola integra, permite estudos futuros no Terceiro Ciclo (Doutoramento).
  • Infra-estruturas e Equipamentos

    Infra-estruturas e Equipamentos

    Este ciclo de estudos está integrado numa estrutura que é o Centro Universitário de Lisboa da Universidade Lusófona, no Campo Grande, que para além das valências genéricas apresenta estruturas e equipamentos associados à produção de conteúdos comunicacionais. Para a formação dos nossos estudantes e desenvolvimento de atividades de investigação está disponível um conjunto de infraestruturas laboratoriais onde se incluem vários estúdios de produção e pós-produção de televisão/cinema, som e fotografia. Para além das aulas das disciplinas de características práticas, os estudantes podem requisitar estes estúdios para realizarem trabalhos de avaliação Para colmatar necessidade específicas de alguns projetos realizados em estúdios ou para trabalhos no exterior, os nossos estudantes têm disponível para requisição em armazém de um conjunto de equipamentos. Para além disso, o Departamento de Ciências da Comunicação /ECATI tem um conjunto de laboratórios de informática para as aulas de unidades curriculares que assim o exijam, auditórios para a realização de conferências e outros eventos e uma sala de cinema com capacidade para 12 lugares Mais informação em https://dcc.ulusofona.pt/
  • Investigação

    Investigação

    A investigação nas áreas de produção de media, comunicação e tecnologias está agregada à unidade de investigação CICANT (http://cicant.ulusofona.pt/) que conta com a colaboração dos doutorados, investigadores e estudantes da ECATI - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, apoiada nos ciclos de estudo de doutoramento em funcionamento. Este centro reúne um vasto portefólio de artigos científicos na área das Ciências da Comunicação, bem como um conjunto de projetos financiados pela FCT e por outras entidades nacionais e internacionais. O CICANT promove, através dos seus projetos de investigação, colaboração com outras universidades e o desenvolvimento de ideias, equipamentos e estudos nas áreas desta licenciatura, nomeadamente, comunicação organizacional, cultura e artes e jornalismo. É nesta dinâmica que os estudantes são convidados desde cedo a participar em projetos de investigação e em alguns casos em desenvolverem o seu próprio projetos no âmbito deste estrutura.

Centro Universitário

Lisboa | Esc.Comunicação, Arquitetura, Artes e TI
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Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
    • Valores Candidatura
      Candidatos estrangeiros 450€
      Candidatos nacionais ou equiparados 173€
    • Valores Matrícula e Inscrição
      Seguro Escolar 45€
      Reingresso 100€
      Matrícula e Inscrição 285€
    • Propinas
      Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 307.2€
      Valor por ECTS 10.24€

Direção do Curso

Secretariado

Graça Rosário

  • Extensão Telefónica
    677
  • Local de atendimento
    Sala F.1.4
  • Horário de atendimento
    2ª e 6ª - 10h às 13h e das 14h30 às 18h30 e 4ª e 5ªf - 14h30 às 18h30

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Ef 3030/2011

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
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