filmeu

Disciplina Ética e Responsabilidade Social

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo desta UC é fornecer aos estudantes um quadro teórico e metodológico para a compreensão da dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais da actualidade. É dado ênfase ao papel da actividade económica e dos contextos sociais do consumo e comportamento humano no desenvolvimento sustentável. Pretende-se também que os estudantes conheçam metodologias de intervenção baseadas no conhecimento psicológico que possam dar resposta a esses problemas, facilitando a integração em equipas multidisciplinares, nomeadamente nomeadamente na área das ciências comportamentais aplicadas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. Questões globais e responsabilidade social

    1. Visão dos problemas ambientais e sociais globais

    2. Dimensão humana da sustentabilidade

    3. Responsabilidade social das organizações

    4. Impactos e relação com a comunidade

    5. Ética nas organizações


    B. Comportamento sustentável

    1. Conceito de comportamento sustentável

    2. Valores, atitudes e comportamentos sustentáveis

    3. Estilos de vida e consumo sustentável

    4. Determinantes socio-normativos do comportamento sustentável

    5. Estratégias de intervenção e promoção do consumo e comportamento sustentável

  • Objetivos

    Objetivos

    Os/as estudantes devem desenvolver as seguintes competências:
    - Analisar e compreender a dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais
    - Compreender e discutir o papel da actividade económica e da responsabilidade social das organizações no desenvolvimento sustentável
    - Definir consumo responsável e comportamento sustentável e distinguir os seus determinantes psicossociais
    - Conhecer e aplicar as abordagens e técnicas de intervenção na promoção do comportamento sustentável.
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adopta uma metodologia assente na exposição de conteúdos teóricos e na análise de textos teóricos ou empíricos, complementada ainda pela análise de casos. Os alunos farão a preparação de artigos específicos para as aulas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Agudelo, M. A., Jóhannsdóttir, L., & Davídsdóttir, B. (2019). A literature review of the history and evolution of corporate social responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility ,4:1. https://doi.org/10.1186/s40991-018-0039-y

     

    Boatright, J. R. (2014). Ethics and the Conduct of Business (7th Ed). Pearson.

     

    Costa, M. A., Santos, M. J., Seabra, F. M., & Jorge F. (Orgs.) (2011), Responsabilidade social: Uma visão ibero-americana . Editora Almedina.

     

    Fleury-Bahi, G., Pol, E. & Navarro, O. (Eds.) (2017), Handbook of environmental psychology and quality of life research (pp. 149-169). ISBN 978-3-319-31416-7. doi 10.1007/978-3-319-31416-7

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios