filmeu

Disciplina Ética e Responsabilidade Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A missão da Universidade transcende meros quadros técnico-laborais, habilitando à tomada de decisões autónomas, sem cedência na defesa dos Direitos Humanos ao caldo relativista, nihilista e eclético da contemporaneidade. O pensamento crítico é campo de ação desta UC. Apresenta o mundo contemporâneo nas matrizes epistémicas estruturantes e também no dinamismo eloquente das últimas temáticas emergentes. Percorrendo paradigmas culturais, a UC identifica padrões sociocognitivos dominantes, avaliando a solidez, perda ou corrupção dos valores humanistas universais. O pensamento esclarecido, atento e criativo é o laboratório desta UC: defende que a competência crítico-analítica deve ser transversal ao currículo do aluno, aliada a um forte investimento cultural, rejeitando debates vazios de ideias e conceitos. Urge, no quadro da cidadania global, formar profissionais de comunicação resilientes em situações novas, sejam elas economicistas, axiológicas, políticas, religiosas ou outras
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Ética, Moral e Deontologias: o que as une e o que as separa.  Fusão e erosão dos termos na contemporaneidade social e organizacional. De Aristóteles a Kant, passando por Espinosa, até Nussbaum. CP2. O protagonista humano da Ética: a chegada à decisão. Conhecimento e autoconhecimento: das evidências cognitivas aos valores morais Códigos deontológicos e seus limites: comunicação e boas práticas organizacionais. Liderança moral e felicidade empresarial: os direitos humanos ao vivo CP3: Os cenários da Ética e da Moral O pensamento mágico, o pensamento religioso, o pensamento político Ecletismo, relativismo, universalismo: a complexidade moral das sociedades CP4. Problemas Éticos e Problemas Morais nas Organizações Estudos de caso (a definir com os mestrandos, na linha das suas investigações) CP5. A Responsabilidade Social das Organizações Estudos de caso (a definir com os mestrandos, na linha das suas investigações)
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta unidade curricular são os seguintes: OA1 - Abordar as questões da ética do comportamento no ambiente de negócios; OA2 - Descrever os principais problemas éticos nos negócios, através da análise de sua relevância e como lidar com eles; OA3 - Apresentar e discutir a importância da conduta ética na perspetiva da valorização do trabalho e dos trabalhadores; OA4 - Analisar as problemáticas relacionadas com a responsabilidade social das empresas e os instrumentos disponíveis para a sua concretização; OA5 - Proporcionar a aquisição de competências relacionadas com o desenvolvimento de trabalhos de investigação aplicada ou de projeto. No final da unidade curricular o estudante deverá estar apto a: OA6 - Discutir as problemáticas relacionadas com as questões éticas que se colocam à gestão de pessoas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia de ensino baseia-se em metodologias ativas privilegiando a análise, a reflexão e a síntese (apresentações e discussões pelos estudantes), baseados em estudos de caso. Pretende-se que os estudantes adquiram capacidades e competências orientadas para o desenvolvimento de trabalhos de investigação aplicada ou de trabalhos de projeto pelo no decorrer do semestre serão chamados a pesquisar, analisar e produzir trabalhos onde essas capacidades e competências serão desenvolvidas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, Filipe (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Lisboa Principia. Blowfield, M. & Murray, A. (2019). Corporate Social Responsibility. OUP Oxford. ISBN: 9780198797753 Idowu, S.O., Capaldi, N., Fifka, M., Zu, L., Schmidpeter, R. (Editores) (2015). Dictionary of Corporate Social Responsibility, CSR, Sustainability, Ethics and Governance. Spring International Publishing. Soares, C. (2023). A ética na Empresa – Uma perspetiva ontológica. Lisbon International Press. ISBN: 978-989-37-6231-8 Nelson, J. S. & Stout, L. A. (2022). Business Ethics – What. Everyone needs to know. Oxford University Press Inc.. ISBN: 9780190610265 Neves, João César (2014). Introdução à Ética Empresarial. Lisboa Principia Nunes, Carmina (2016). Ética empresarial uma abordagem estratégica. Lisboa Chiado Editora
  • Avaliação

    Avaliação

    A Avaliação Contínua aplicada a esta UC implica três diferentes instrumentos em três diversas situações: 

     

    a) Nas aulas das semanas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, no final da sessão, a Docente lança uma pergunta ou questão a propósito do tema da mesma. O mestrando deve responder-lhe breve, mas directa e profundamente, entregando depois o manuscrito para cotação. Serão nove Questões-Aula. Valem 40% da Nota Final; 

     

    b) A partir da aula 10, seguem-se as apresentações de Trabalho em Grupo (sobre tema dentro da área científica da UC). Cada mestrando deverá ter a sua, seguida de debate. Este exercício colectivo vale 40% da Nota Final de cada um; 

     

    c) Nas semanas 11, 12, 13 14 e 15, durante a apresentação dos Grupos de Trabalho, os mestrandos que assistem devem realizar uma Análise SWOT relativa a cada avaliação da aula dada pelo Grupo de colegas. Este exercício de pensamento crítico vale 20% da Nota Final e pressupõe boa capacidade de atenção, rigor e deteção de competências nos outros. 

     

    Os mestrandos que não se apresentaram à avaliação curricular ou não obtiveram aprovação na mesma submetem-se à avaliação final concretizada através de uma prova escrita (100%).

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios