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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre o modo como indivíduos e grupos agem dentro das organizações, nomeadamente, no que respeita à gestão da mudança nas suas várias dimensões e respetivos impactos: individual, grupal e organizacional. Neste contexto, visa fornecer informação aos estudantes que lhes permita identificar os principais conceitos e teorias que explicam o modo como os indivíduos e grupos se envolvem, reagem e interagem com os outros nas organizações e as suas consequências, bem como, proporcionar a aprendizagem de metodologias de diagnóstico e intervenção em sistemas e subsistemas organizacionais e a sua aplicação nos processos e mudança organizacional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT257-11570
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Abordagens do diagnóstico e intervenção organizacional: CP1. A dimensão individual, grupal e organizacional: Duas vias: top-down e bottom-up, Teoria das organizações e comportamento organizacional, Gestão da mudança; CP2. Diagnóstico e mudança organizacional: Modelos, fases e resistência à mudança, Modelos de diagnóstico organizacional, Métodos utilizados em diagnóstico, Princípios éticos; CP3. A mudança organizacional: Mudança planeada e emergente, As fases da mudança, Gestão do projeto de mudança, Desenvolvimento de relatórios e propostas; Níveis de análise e dinâmica do comportamento organizacional: CP4. Nível individual: Diversidade e diferenças individuais, Emoções, bem-estar e stress no trabalho, Motivação no trabalho, Processos de vinculação organizacional, Fit pessoa-organização; CP5. Nível grupal: Grupos e equipas, Trabalho em equipa, Tomada de decisão individual e grupal, Liderança; CP6. Fatores organizacionais: Influência social e poder, Clima e cultura
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Objetivos
Objetivos
OA1. Conhecer e aplicar diferentes modelos e metodologias de diagnóstico organizacional; OA2. Definir e aplicar diferentes estratégias de intervenção organizacional; OA3. Desenhar e reportar um projeto de mudança organizacional; OA4. Reconhecer a complexidade dos fatores determinantes do comportamento organizacional; OA5. Identificar as características individuais com impacto no trabalho e no desempenho; OA6. Explicar os processos motivacionais em contexto organizacional; OA7. Caracterizar e compreender a especificidade dos processos de trabalho em grupo e suas consequências; OA8. Descrever o modo como os fatores organizacionais afetam o comportamento individual nas organizações. No final desta unidade curricular, os estudantes terão adquirido as competências e conhecimentos necessários para diagnosticar eficazmente questões organizacionais, implementar intervenções adequadas e gerir com sucesso a mudança organizacional. Nota. OA = objetivos de aprendizagem
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O processo de ensino-aprendizagem desta UC contempla a adoção de metodologias ativas focadas na criação de oportunidades de reflexão, debate coletivo e coresponsabilização dos estudantes pela sistematização e aprofundamento dos conteúdos programáticos, nomeadamente, através da dinamização das aulas por parte dos grupos de trabalho (e.g., apresentações breves, no início de cada aula, sobre os conteúdos tratados na aula anterior).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, D. (2019). Organization development: The process of leading organizational change (5th Edition). Sage. Bold, E. O. (2011). Instruments and techniques used in the design and implementation of change management. Journal of Advanced Research in Management, 2(3), 5-13. Cawsey, T., Deszca, G., Ingols, C. (2015). Organizational Change: An Action-Oriented Toolkit. Sage. Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C.& Cabral-Cardoso, C., Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. RH Editora. Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. RH Editora. Neck, C. P., Houghton, J. D. & Murray, E. L. (2016) Organizational behavior: a critical-thinking approach. Sage. Neves, J. Caetano, A., & Ferreira, J. M. C. (2020). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e Aplicações. Edições Silabo Robbins, S. & Judge T. (2018). Organizational Behavior. Pearson Education.
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Avaliação
Avaliação
A avaliação contínua pressupõe a realização de um trabalho escrito de grupo (constítuido no máximo por 4 elementos) através do qual, os estudantes devem, considerando os conteúdos programáticos previamente elencados, propor um projeto de mudança organizacional relativo a uma organização real (50% da classificação final) o qual, inclui duas apresentações intermédias (5% cada), uma apresentação oral final (10%) e um relatório escrito (30%). A avaliação contínua prissupõe ainda a realiaçao de trabalho escrito individual (50% da classificação final) Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes poderão realizar um exame final (100% da classificação final) incidirá sobre a totalidade dos conteúdos programáticos da unidade curricular. Os estudantes-trabalhadores que não registem uma taxa de assiduidade igual ou superior a 70% farão um trabalho de avaliação escrito individual em substituição do trabalho escrito de grupo.
English:
Continuous evaluation presupposes the completion of a group written assignment (composed of a maximum of 4 members) through which students, considering the previously listed program contents, must propose an organizational change project related to a real organization (50% of the final grade). This project includes two interim presentations (5% each), a final oral presentation (10%), and a written report (30%). Continuous evaluation assessment also involves an individual written assignment (50% of the final grade). As an alternative to continuous assessment, students may take a final exam (100% of the final grade) that covers all the program contents of the course. Student-workers who do not have an attendance rate equal to or higher than 70% will complete an individual written assessment as a replacement for the group written assignment.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




