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Disciplina Inquéritos, Estudos de Opinião e Sondagens

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Inquéritos, Estudos de Opinião e Sondagens foca-se em elementos que constituem uma preocupação central no estudo dos processos democráticos e da comunicação política contemporânea fornecendo uma visão do que é, de como se avalia a opinião pública e qual a relevância de uma correta análise e interpretação de uma sondagem política.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Opinião Pública 1.1 O que é a opinião pública e como podemos estudá-la? 1.2. Fatores de Opinião Pública; 2.Inquéritos e Sondagens. 2.1 Sondagens: História. Desenvolvimento do Campo das Sondagens em Portugal 2.2. Sondagens: Modalidades. Passos no planeamento de uma sondagem. 2.3 Sondagens: como fazer perguntas? 2.4 Sondagens: Amostragem. Tipos de Erro nas Sondagens; 3. Mini-laboratório de Análise de Dados de Opinião Pública 3.1 Introdução ao SPSS. Como contruir uma base de dados; 3.2 Como calcular médias e frequências de varáveis com desvios-padrão; 3.3. Como cruzar variáveis (tabelas de referência cruzada, testes t e ANOVAS para médias)3.4. Como apresentar dados de sondagem (preparação de tabelas e gráficos, apresentação dediferenças entre grupos); 4. Relatórios: como preparar. 5. Média e Sondagens. 6.Outros estudos de opinião 6.1 Focus groups 6.2 Análise de redes sociais
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa capacitar os alunos para analisar, interpretar e reportar uma sondagem de opinião, fornecendo-lhes as bases teóricas e empíricas para lidar com os principais temas desta disciplina. Em particular, no final deste curso, os alunos devem conseguir: 1) Identificar o que é opinião pública e quais os fatores que influenciam a sua formação; 2) Perceber como se realizam e interpretam sondagens; 3) Conseguir trabalhar estatisticamente estudos de opinião e selecionar a informação mais pertinente. No fim desta UC, os alunos devem ser capazes de identificar as principais empresas de sondagens em Portugal, as modalidades de sondagens e tipos de amostragem utilizada, analisar criticamente inquéritos de opinião, noticias que reportem sondagens e elaborar um relatório de sondagem
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta UC integra dois tipos de aulas: teóricas-práticas e laboratoriais. Nas sessões teóricas-práticas são apresentados os conceitos, perspetivas teóricas e empíricas alternando a componente expositiva com breves exercícios e debates. As sessões laboratoriais são centradas na realização de exercícios e preparação de textos para reportar os resultados de uma sondagem. As aulas privilegiam a componente prática e a analise crítica, com uma indispensável introdução teórica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Allen, C. (2024). The Polls Weren ¿t wrong. Taylor & Francis, Ltd. Dalton, R. J. (2020). Citizen Politics: Public Opinion and Political Parties in Advanced Industrial Democracies, 7a Ed. Sage/CoPress. - Fabregas, J. F., & Amo, S. P. (2016). Las encuestas de Opinion. CSIC. - Magalhães, P. (2016). Sondagens, Eleições e Opinião Pública. Fundação Francisco Manuel dos Santos.  
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