A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Análise de Campanhas Políticas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular oferece uma introdução abrangente ao estudo das campanhas políticas, abordando a sua planificação, execução e impacto em diferentes contextos eleitorais. Combinando enquadramento teórico e análise de casos, os estudantes desenvolvem competências analíticas para compreender e avaliar estratégias de campanha a nível nacional e internacional, preparando-se tanto para a intervenção profissional como para uma cidadania crítica e informada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Campanhas Políticas: Definições, Tipologias e Evolução 2. A construção de uma campanha 3. Os velhos e os novos media nas campanhas políticas 4. O contexto institucional: Sistemas eleitorais, partidos e eleições 5. Análise de Campanhas para Eleições Legislativas 6. Análise de Campanhas para Eleições Presidenciais 7. Análise de Campanhas para Eleições Europeias 8. Análise de Campanhas para Eleições Locais 9. Análise de Campanhas para Referendos 10. Factores de Sucesso e Insucesso de Campanhas 11. O Futuro das campanhas: principais tendências
  • Objetivos

    Objetivos

    Contribuir para o entendimento da complexidade e da relevância das campanhas políticas nos dias de hoje, bem como dos constrangimentos sistémicos e de curto prazo subjacentes à planificação de uma campanha e dos factores de sucesso e insucesso das campanhas. Desenvolver competências necessárias para a análise de campanhas políticas de diferentes tipos, nacionais e internacionais.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma unidade curricular teórico-prática, estrutura-se a partir de aulas expositivas onde serão apresentados conceitos, teorias e análise de casos típicos desta área de saber, articuladas com o debate em seminário de alguns textos selecionados, complementados com estudo de caso, orientados tutorialmente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Farkas, X., & Bene, M. (2021). Images, politicians, and social media: Patterns and effects of politicians’ image-based political communication strategies on social media. The international journal of press/politics, 26(1), 119-142. Gattermann, K., & de Vreese, C. (2020). Awareness of Spitzenkandidaten in the 2019 European elections: The effects of news exposure in domestic campaign contexts. Research & politics, 7(2), 2053168020915332. Gherghina, S., & Bankov, P. (2020). Who follows the referendum campaign? The effect of political interest and media use in Bulgaria. Problems of Post-Communism, 1-11.  Gilardi, F., Gessler, T., Kubli, M., & Müller, S. (2022). Issue ownership and agenda setting in the 2019 Swiss national elections. Swiss Political Science Review, 28(2), 190-208.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios