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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular oferece uma introdução abrangente ao estudo das campanhas políticas, abordando a sua planificação, execução e impacto em diferentes contextos eleitorais. Combinando enquadramento teórico e análise de casos, os estudantes desenvolvem competências analíticas para compreender e avaliar estratégias de campanha a nível nacional e internacional, preparando-se tanto para a intervenção profissional como para uma cidadania crítica e informada.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6997-26330
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Campanhas Políticas: Definições, Tipologias e Evolução 2. A construção de uma campanha 3. Os velhos e os novos media nas campanhas políticas 4. O contexto institucional: Sistemas eleitorais, partidos e eleições 5. Análise de Campanhas para Eleições Legislativas 6. Análise de Campanhas para Eleições Presidenciais 7. Análise de Campanhas para Eleições Europeias 8. Análise de Campanhas para Eleições Locais 9. Análise de Campanhas para Referendos 10. Factores de Sucesso e Insucesso de Campanhas 11. O Futuro das campanhas: principais tendências
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Objetivos
Objetivos
Contribuir para o entendimento da complexidade e da relevância das campanhas políticas nos dias de hoje, bem como dos constrangimentos sistémicos e de curto prazo subjacentes à planificação de uma campanha e dos factores de sucesso e insucesso das campanhas. Desenvolver competências necessárias para a análise de campanhas políticas de diferentes tipos, nacionais e internacionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sendo uma unidade curricular teórico-prática, estrutura-se a partir de aulas expositivas onde serão apresentados conceitos, teorias e análise de casos típicos desta área de saber, articuladas com o debate em seminário de alguns textos selecionados, complementados com estudo de caso, orientados tutorialmente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Farkas, X., & Bene, M. (2021). Images, politicians, and social media: Patterns and effects of politicians’ image-based political communication strategies on social media. The international journal of press/politics, 26(1), 119-142. Gattermann, K., & de Vreese, C. (2020). Awareness of Spitzenkandidaten in the 2019 European elections: The effects of news exposure in domestic campaign contexts. Research & politics, 7(2), 2053168020915332. Gherghina, S., & Bankov, P. (2020). Who follows the referendum campaign? The effect of political interest and media use in Bulgaria. Problems of Post-Communism, 1-11. Gilardi, F., Gessler, T., Kubli, M., & Müller, S. (2022). Issue ownership and agenda setting in the 2019 Swiss national elections. Swiss Political Science Review, 28(2), 190-208.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não