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Apresentação
Apresentação
A UC de Desenho de Pesquisa procura fornecer aos estudantes de nível de mestrado as competências metodológicas e instrumentos conceptuais e operativos fundamentais que lhes permitam passar do conhecimento teórico sobre um fenómeno para a elaboração de um projeto de pesquisa em ciências sociais que respeite todas as fases de uma pesquisa empírica e que constitua a base da dissertação de mestrado em Comunicação Política
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6997-26331
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Etapas da Investigação científica 2. O que é um bom tópico de investigação? Como construir uma boa pergunta de investigação? Relevância Científica e Social 3. Como conduzir uma pesquisa bibliográfica? Desafios e como superar as dificuldades 4. Objetivos de investigação e hipóteses de trabalho. Como redigir e apresentar 5. Conceptualização e operacionalização dos conceitos 6. Como escolher a metodologia, as técnicas de investigação e o tipo de dados a recolher 7. Elaboração dos instrumentos de recolha de informação e selecionar as fontes de dados 8. Como redigir um projeto de investigação
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos: 1) Desenvolvam competências na aplicação de conhecimento teóricos e metodológicos através da concretização de um projeto de pesquisa; 2) Estabeleçam uma relação consistente entre a teoria, metodologia, fontes e proposta de análise de dados 3) Adquiram hábitos de trabalho em grupo e de debate científico nas diferentes etapas da pesquisa empírica. No fim do curso, é esperado que os alunos estejam aptos a relacionar componente teórica com a empírica, identificando as melhores decisões metodológicas para os seus projetos de investigação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e de interação do aluno com o docente e trabalho autónomo dos estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Box-Steffensmeier, J. M. (ed.) (2010).The Oxford Handbook of Political Methodology. Oxford,OUP. - Clark, T., Foster, L. e Bryman, A. (2019). How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford,OUP. - Della Porta, D. e Keating, M. (eds.) (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. - -Johnson, J. B. e Reynolds. H. T. (2020). Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não