A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Marketing Político e Estratégia Comunicacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Marketing Político e Estratégia Comunicacional pretende oferecer aos alunos competências nas áreas do Marketing político e da estratégia de comunicação, mediante a abordagem das principais teorias e conceitos, o estudo e análise dos atores articulado com casos de estudo concretos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1: Significado e origens 1) O que é o marketing político: mercado, produto e consumidores 2) Raízes liberais: o cidadão como consumidor 3) Século XX – Democracia de massas, a imprensa escrita, a rádio e a televisão 4) Os estudos de mercado e o comportamento eleitoral 2: Os atores 1) Governos 2) Partidos e candidatos 3) Movimentos sociais 4) Lobbies 5) Think Tanks  3: As estratégias 1) Definição de produto e mercado-alvo 2) Marketing eleitoral: posicionamento e estratégias de afirmação e diferenciação 3) Comunicação de resultados 4) Virtualização da política e redes sociais: revolução ou continuidade?  4: Casos de Estudo 1) Comunicação política: Ronald Reagan, o “grande comunicador” 2) A campanha de Fenando Henrique Cardoso 3) O advento da internet: “Yes We Can”- David Plouffe e a campanha de Barack Obama em 2008 4) O regresso da política: “Make America Great Again” – a campanha de Donald Trump em 2016 5) O Movimento MeToo e o ativismo digital 6) A União Europeia e a pandemia de Covid-19
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos, tendo concluído com sucesso a unidade curricular, sejam capazes de: 1) Diferenciar estratégias de marketing e comunicação política de conteúdos políticos; 2) Conhecer as origens históricas do marketing político e compreender a sua importância para governos, partidos e movimentos em contextos de democracia; 3) Identificar e descrever as diferentes estratégias e ferramentas do marketing e da comunicação política; 4) Identificar e problematizar as alterações, os desafios e as oportunidades que a generalização do uso das redes sociais trouxe para o marketing político; 5) Identificar, analisar e construir casos de estudo de campanhas e comunicação política 6) Conhecer os passos necessários para o desenvolvimento de uma campanha de marketing ou comunicação política.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular assenta nas seguintes metodologias de ensino: Leitura e debate; análise e construção de casos de estudo; desenvolvimento de projeto, em grupo, de campanha de comunicação política. As metodologias de ensino orientadas para a teoria pretendem garantir que os alunos se familiarizam com a literatura mais relevante na área, compreendem as origens históricas do marketing e comunicação política, bem como os fatores que determinam o desenho e implementação destas estratégias e campanhas. No último módulo, é esperado que os alunos apliquem os conceitos apreendidos na análise de casos de estudo, e na construção de uma campanha de comunicação política.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aaker, J. and Chang, V. (2009). Obama and the Power of Social Media and Technology. Stanford Graduate School of Business. https://www.gsb.stanford.edu/faculty-research/case-studies/obama-power-social-media-technology. Kruschinki, Simon and Bene, Márton (2022). In varietate concordia?! Political parties’ digital political marketing in the 2019 European Parliament election campaign. In European Union Politics 23(1): 43-65. Lazarsfeld, Paul F., Berelson, Bernard and Gaudet, Hazel (1944). The People's Choice: How the Voter Makes Up His Mind in a Presidential Campaign. Columbia University Press. Lees-Marshment, Jennifer et al. (2019), Political Marketing, Principles and Applications (3rd Edition). London: Routledge.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios