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Disciplina Marketing dos Destinos Turísticos

  • Apresentação

    Apresentação

    O principal objetivo da unidade curricular é fornecer o conhecimento básico sobre os conceitos de marketing e sua aplicação ao turismo, tanto a nível dos destinos, como das organizações, preparando os alunos para aplicá-los em contextos práticos com vistas à obtenção de vantagens competitivas nos mercados doméstico e global. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estratégia de Marketing

    • Elementos e passos da estratégia
    • Ferramentas de planeamento
    • Características dos produtos e serviços Turísticos

    2.Características diferenciadoras dos produtos turísticos

    • Posicionamento dos produtos e serviços
    • Características diferenciadoras dos produtos turísticos
    • Características diferenciadoras dos serviços turísticos

    3.Motivações e comportamento do consumidor no turismo

    • Fatores de influência
    • Modelo de tomada de decisão por turistas
    • Marketing de relacionamento

    4. Marketing Mix do mercado no turismo

    • Os 4 Ps aplicados nos produtos turístico
    • Os 8 Ps aplicados nos serviços turísticos
    • Contexto digital da comunicação no Turismo

    5. Formulação de produtos turísticos

    • Perspetivas dos componentes e dos benefícios
    • Componentes dos produtos: geral e específico
    • Cocriação e a participação do consumidor
  • Objetivos

    Objetivos

    No fim da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:

    1. Dominar conceitos básicos de estratégia de Marketing;
    2. Perceber as motivações e o comportamento dos consumidores no turismo;
    3. Segmentar adequadamente o mercado de produtos turísticos e planear o marketing de acordo com os segmentos identificados;
    4. Formular produtos turísticos competitivos através de uma gestão eficiente dos recursos disponíveis;
    5. Gerir o marketing de produtos turísticos no contexto do marketing digital.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para além das aulas teóricas, as aulas incluem atividades como debates, estudos de casos e questionários. A avaliação é composta por três elementos: Um trabalho final, um teste e outras atividades. O trabalho final consiste na criação de um novo produto turístico. Os alunos devem efetuar uma análise de mercado, definir um público-alvo e desenvolver uma estratégia de marketing adequada para o mesmo. O teste é objetivo, mas exige um elevado grau de interpretação, bem como a capacidade de aplicar os conteúdos na prática. As actividades incluem, para além de questionários e debates, a apresentação de um seminário que visa desenvolver a autonomia na investigação. O desempenho nesta componente é controlado pela submissão das atividades no Moodle e pelo registo da participação e desempenho nas atividades realizadas e/ou treinadas em sala de aula que vale 30% da nota final. Os trabalhos e atividades equivalem a 50% da nota final, enquanto o teste corresponde a 20%.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Achrol, R. S., & Kotler, P. (2022). Distributed marketing networks: The fourth industrial revolution. Journal of Business Research, 150, 515-527.

    Buhalis, D., Leung, D., & Lin, M. (2023). Metaverse is a disruptive technology revolutionizing tourism management and marketing. Tourism Management, 97, 104724.

    Deb, S. K., Nafi, S. M., & Valeri, M. (2022). Promoting tourism business through digital marketing in the new normal era: a sustainable approach. European Journal of Innovation Management.

    Hassan, A., Pulido-Fernández, J. I.,Sharma, A. (2020). Sustainable destination branding and marketing strategies for tourism development, CABI, Oxfordshire Middleton, V., Fyall, A., Morgan, M. (2009). Marketing in Travel and Tourism, Oxford, Elsevier

     

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