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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular desenvolve competências nucleares em planeamento e gestão estratégica de destinos turísticos, trabalhando os conceitos e métodos fundamentais de gestão estratégica e aplicando-os ao desenvolvimento e gestão de destinos turísticos. São assim trabalhadas as seguintes três linhas temáticas centrais:
- Gestão estratégica de destinos turísticos.
- Estratégia e competitividade dos destinos.
- Planeamento estratégico no contexto do desenvolvimento e gestão de destinos turísticos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6447-23829
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Gestão Estratégica e Destinos Turísticos
- Conceitos fundamentais de gestão estratégica
- Estratégia no contexto empresarial e no contexto do desenvolvimento e gestão de destinos turísticos
- Elementos intervenientes no processo de gestão estratégica
- Gestão estratégica de destinos e Organizações de Gestão dos Destinos (OGDs)
- Novas dimensões digitais da estratégia
- Gestão Estratégica e Competitividade dos Destinos Turísticos
- Escolha estratégica do perfil de desenvolvimento turístico
- Posicionamento do destino e definição da missão, visão e valores para o destino
- Competitive intelligence e competitividade do destino
- Estratégias de diferenciação competitiva e ciclo de vida do destino
- Métodos de avaliação da competitividade do destino
- Planeamento Estratégico
- Planeamento estratégico no contexto do desenvolvimento e gestão de destinos turísticos
- Planeamento estratégico e ciclo de vida do destino
- Ameaças estratégicas aos destinos turísticos e planos de contingência
- Gestão Estratégica e Destinos Turísticos
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências nucleares ao nível da análise e gestão estratégica aplicadas ao desenvolvimento e gestão de destinos turísticos e que sejam capazes de elaborar um plano estratégico para um destino, nesse sentido, visa-se o cumprimento dos seguintes objectivos de aprendizagem:
OA1 Saber aplicar os principais conceitos e métodos da estratégia ao desenvolvimento e gestão de destinos turísticos
OA2 Saber escolher o perfil de desenvolvimento turístico para o destino
OA3 Saber definir o posicionamento estratégico, missão, visão e valores para o destino
OA4 Saber aplicar métodos da competitive intelligence à tomada de decisão estratégica visando o desenvolvimento da competitividade do destino
OA5 Saber aplicar métodos de avaliação da competitividade do destino
OA6: Saber realizar pleaneamento estratégico aplicado ao desenvolvimento e gestão de um destino turístico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas, sendo trabalhados em aula múltiplos exemplos de casos reais de tal modo que os alunos sejam capazes de aplicar os conceitos e métodos da estratégia ao desenvolvimento e gestão de destinos turísticos e sejam capazes de elaborar um plano estratégico para o desenvolvimento de um destino turístico. Complementarmente a artigos e livros, são também utilizados meios digitais com informação de destinos turísticos, aproveitando o processo de digitalização do sector, também são introduzidas e exemplificadas novas ferramentas digitais de análise estratégica incluindo: ChatGPT e Bing Chat. Avaliação: 1 teste - 25% da nota; Trabalho final. 75% com 3 entregas parciais valendo 30, 25 e 20% respectivamente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
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Evans, N. (2020), Strategic Management for Tourism, Hospitality and Events. Routledge.
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Okumus, F., Altinay, L., Chathoth, P., Koseoglu, M.A. (2020). Strategic Management for Hospitality and Tourism. Routledge.
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Evans, N., Campbell, D., & Stonehouse, G. (2003). Strategic Management for Travel and Tourism. Routledge.
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Del Vecchio, P., Mele, G., Ndou, V., & Secundo, G. (2018). Creating value from social big data: Implications for smart tourism destinations. Information Processing & Management, 54(5), 847-860.
- Sorensen, S. (2023). The AI Whisperer: Handbook for Leveraging Conversational Artificial Intelligence & ChatGPT for Business. epraxis ISBN-13: 979-8391382416.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não