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Disciplina Gestão Estratégica e Competitividade

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular desenvolve competências nucleares em planeamento e gestão estratégica de destinos turísticos, trabalhando os conceitos e métodos fundamentais de gestão estratégica e aplicando-os ao desenvolvimento e gestão de destinos turísticos. São assim trabalhadas as seguintes três linhas temáticas centrais:

    • Gestão estratégica de destinos turísticos.
    • Estratégia e competitividade dos destinos.
    • Planeamento estratégico no contexto do desenvolvimento e gestão de destinos turísticos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Gestão Estratégica e Destinos Turísticos
      1. Conceitos fundamentais de gestão estratégica
      2. Estratégia no contexto empresarial e no contexto do desenvolvimento e gestão de destinos turísticos
      3. Elementos intervenientes no processo de gestão estratégica
      4. Gestão estratégica de destinos e Organizações de Gestão dos Destinos (OGDs)
      5. Novas dimensões digitais da estratégia
    2. Gestão Estratégica e Competitividade dos Destinos Turísticos
      1. Escolha estratégica do perfil de desenvolvimento turístico
      2. Posicionamento do destino e definição da missão, visão e valores para o destino
      3. Competitive intelligence e competitividade do destino
      4. Estratégias de diferenciação competitiva e ciclo de vida do destino
      5. Métodos de avaliação da competitividade do destino
    3. Planeamento Estratégico
      1. Planeamento estratégico no contexto do desenvolvimento e gestão de destinos turísticos
      2. Planeamento estratégico e ciclo de vida do destino
      3. Ameaças estratégicas aos destinos turísticos e planos de contingência
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos desenvolvam competências nucleares ao nível da análise e gestão estratégica aplicadas ao desenvolvimento e gestão de destinos turísticos e que sejam capazes de elaborar um plano estratégico para um destino, nesse sentido, visa-se o cumprimento dos seguintes objectivos de aprendizagem:

    OA1 Saber aplicar os principais conceitos e métodos da estratégia ao desenvolvimento e gestão de destinos turísticos

    OA2 Saber escolher o perfil de desenvolvimento turístico para o destino

    OA3 Saber definir o posicionamento estratégico, missão, visão e valores para o destino

    OA4 Saber aplicar métodos da competitive intelligence à tomada de decisão estratégica visando o desenvolvimento da competitividade do destino

    OA5 Saber aplicar métodos de avaliação da competitividade do destino

    OA6: Saber realizar pleaneamento estratégico aplicado ao desenvolvimento e gestão de um destino turístico.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas, sendo trabalhados em aula múltiplos exemplos de casos reais de tal modo que os alunos sejam capazes de aplicar os conceitos e métodos da estratégia ao desenvolvimento e gestão de destinos turísticos e sejam capazes de elaborar um plano estratégico para o desenvolvimento de um destino turístico. Complementarmente a artigos e livros, são também utilizados meios digitais com informação de destinos turísticos, aproveitando o processo de digitalização do sector, também são introduzidas e exemplificadas novas ferramentas digitais de análise estratégica incluindo: ChatGPT e Bing Chat. Avaliação: 1 teste - 25% da nota; Trabalho final. 75% com 3 entregas parciais valendo 30, 25 e 20% respectivamente.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Evans, N. (2020), Strategic Management for Tourism, Hospitality and Events. Routledge.

    • Okumus, F.,  Altinay, L.,  Chathoth, P.,  Koseoglu, M.A. (2020). Strategic Management for Hospitality and Tourism. Routledge.

    • Evans, N., Campbell, D., & Stonehouse, G. (2003). Strategic Management for Travel and Tourism. Routledge.

    • Del Vecchio, P., Mele, G., Ndou, V., & Secundo, G. (2018). Creating value from social big data: Implications for smart tourism destinations. Information Processing & Management, 54(5), 847-860.

    • Sorensen, S. (2023). The AI Whisperer: Handbook for Leveraging Conversational Artificial Intelligence & ChatGPT for Business. epraxis ISBN-13: 979-8391382416.
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