filmeu

Disciplina Desenho de Soluções de Turismo Inteligente

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular optativa. Os conteúdos programáticos e os trabalhos práticos a desenvolver nesta unidade curricular estarão articulados com outras unidades curriculares do Mestrado, tais como Capacitação para a Gestão da Oferta Turística ou Gestão da Qualidade dos Recursos Turísticos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Turismo e destinos turísticos smart.
    2. Fundamentos do tourism design.
      1. design de serviços baseados na experiência.
      2. As emoções no turismo: do comportamento do consumidor à gestão de destinos.
      3. O papel central dos recursos humanos no contexto das experiências turísticas.
      4. O design de experiências e a competitividade de destinos turísticos.
    3. Ferramentas do smart tourism design.
      1. Storytelling como instrumento de design de experiências.
      2. Co-criação de valor para destinos turísticos: O design de experiências como processo.
      3. Sistemas sociais e smart tourism design.
      4. Tecnologias smart e design comportamental no turismo.
      5. Métodos de análise em smart tourism design.
        1. Instrumentos geoanalíticos.
        2. Instrumentos analíticos da web e media sociais.
    4. tourism design e a gestão das dinâmicas do sistema turístico.
      1. As dinâmicas dos destinos turísticos e do desenvolvimento turístico.
      2. Instrumentos de deteção e superação de falhas no serviço baseado em experiências.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender as múltiplas facetas do turismo e destinos smart.

    Entender o papel da criação de experiências turísticas na otimização da competitividade de produtos e destinos turísticos.

    Apreender conhecimentos teórico-práticos relativos à Design Research Science aplicada à criação de experiências turísticas.

    Conhecer e utilizar instrumentos inerentes ao smart tourism design, tais como o storytelling, a co-criação de experiências com os visitantes ou técnicas de inserção das mesmas nos sistemas sociais das comunidades de acolhimento. 

    Explorar as oportunidades que as novas tecnologias proporcionam ao smart tourism design.

    Familiarizar os estudantes com os mecanismos que levam ao alinhamento do smart tourism design com as dinâmicas de desenvolvimento dos respetivos destinos turísticos.

    Aprender a desenvolver a analisar métricas e estratégias de deteção e superação de falhas na experiência proporcionada aos visitantes. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular contempla uma abordagem que proporcione aos estudantes a apreensão de conhecimentos práticos que lhes permitam desenvolver experiências turísticas smart inovadoras sustentáveis e alinhadas com a estratégia de desenvolvimento dos respetivos destinos. 

    Aulas de cariz expositivo e interrogativo (pontos 1 e 2 dos conteúdos programáticos) focar-se-ão na análise e discussão de estudos de caso relevantes e atuais.

    Aulas de cariz demonstrativo e de aplicação de conhecimentos (pontos 3 e 4) incluirão a realização de trabalhos visando a criação de experiências turísticas smart, em articulação com outras unidades curriculares do Mestrado e com o acompanhamento de gestores de produtos e destinos de referência no panorama nacional. 

    Como metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem serão utilizados recursos digitais interativos e Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Boes, K., Buhalis, D., & Inversini, A. (2016). Smart tourism destinations: Ecosystems for tourism destination competitiveness. International Journal of Tourism Cities, 2(2), 108-124.

    • Buhalis, D. (2020), Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: A perspective article. Tourism Review, 75(1), 267-272.

    • Fesenmaier, D. R., & Xiang, Z. (Eds.). (2016). Design Science in Tourism: Foundations of Destination Management. Viena: Springer.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios