-
Apresentação
Apresentação
Este curso intensivo de métodos inclui dois elementos essenciais para a formação de alunos de mestrado em turismo como ciência social: métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos. Permite aos alunos um contacto aprofundado com o método científico e a análise de dados com recurso a ferramentas estatísticas e também à análise qualitativa. Os alunos também aprenderão sobre ética em pesquisa, serão ensinados a pensar criticamente e terão sessões sobre como elaborar sua redação acadêmica. Preparando os alunos para o mundo acadêmico das publicações, os alunos serão orientados na redação de um artigo acadêmico, usando novos dados empíricos que os próprios alunos analisarão. O software de bibliografia será introduzido para ajudar os alunos a manter o controle de suas referências e métodos de pesquisa inovadores serão introduzidos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6447-7334
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Programa de Estudos:
1. Visão Geral
2. Fontes de informação e pensamento crítico
3. Análise de variáveis quantitativas: medidas de localização, tendência central, dispersão e assimetria e gráficos
4. Medidas de associação e correlação
5. Métodos de investigação em turismo: introdução aos métodos qualitativos
6. Elaborando sua escrita 1 e 2
7. Métodos específicos de pesquisa: histórias de vida; pesquisa-ação(IdeaLabs); ePortfólios; métodos de pesquisa de design thinking, estudos de caso; etnografia e observação participante
8. Desenho de projetos de pesquisa
9. Diferentes formas de saber e ética
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos que concluírem com sucesso o curso serão capazes de:
• LO1. Para entender para que pesquisa pode ser usada e quais métodos estão disponíveis, dependendo da questão de pesquisa específica.
• LO2. Desenvolver habilidades de pesquisa empírica com base em métodos e técnicas qualitativas e quantitativas.
• LO3. Criar um questionário e interpretar os resultados usando o SPSS.
• LO4. Conhecer os principais conceitos de estatística descritiva e como analisar uma variável estatística; Saber analisar as relações e associações entre variáveis;
• LO5. Realizar entrevistas simples e fazer uma análise temática dos dados da entrevista
• LO6. Compreender os vários tipos de conhecimento existentes e a importância da ética na investigação
• LO7. Para ganhar habilidades e treinamento em escrever um artigo acadêmico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas ferramentas de pedagogia digital como Padlet e Menti e Escape rooms e métodos de aprendizagem baseados em projetos serão aplicados às atividades avaliadas. A reflexão e a discussão dos alunos serão estimuladas usando várias técnicas, como o aprendizado em equipe.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, David Ray; Sweeney, Dennis J. e Williams, Thomas A. (2007). Estatística aplicada à administração e economia,2ªed. London: Thomson Learning
Bhattacherjee, A., (2012). Social Science Research: Principles, Methods, and Practices. Textbooks Collection. 3.
Denscombe, M. (2007). The Good Research Guide. Open University Press: Berks., UK.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2011). The Sage handbook of qualitative research. sage.
Fortin, M-F (2006), Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação, Lisboa: Lusodidacta
Reis, Elizabeth (2008). Estatística Descritiva, 7ª ed, Lisboa: Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim