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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Styling procura enquadrar os estudantes numa das atividades que pode ser desenvolvida pelo Designer de Moda.
Para fazer Styling é preciso dominar um vasto leque de conhecimentos que poderão diferenciar o trabalho realizado.
Cultura de Moda, Fotografia, Tendências, são algumas das áreas que influenciam o trabalho de styling.
Os estudantes serão chamados a realizar diferentes exercícios de styling tais como, personal styling, styling para catálogo, styling para desfile e exposição, lookbook, etc.
As campanhas de marca serão ainda, alvo de estudo na perspectiva do trabalho a realizar pelo stylist como membro integrante de uma equipa multidisciplinar.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6579-24147
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 – Introdução ao estudo de coleções e tendências: - Análise da sociedade de consumo e o papel da moda como elemento de ação; - Análise e pesquisa sobre desfiles, designers, marcas, tendências, fotógrafos, maquilhadores, cabeleireiros (nacionais e internacionais);
2 – Organização e pesquisa:
- Glossários e terminologias de moda: Styling, Inspirações, Mood, Shooting, Contact sheets, Locations, Call sheets, etc.;
- Análise de produções editoriais, revistas, catálogos e publicidades;
3 – Elaboração e definição de Conceitos:
- Inspiração ( mood e conceito); - Análise de viabilidade do conceito como imagem final; - Preparação e estruturação de exercícios de styling ou produções fotográficas;
4 - Definição do processo de Styling: - Definição do Conceito, desenvolvimento e estruturação; - Styling, Make up e cabelos; - A escolha do Fotógrafo; - Imagem/conceito e produção final.
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Objetivos
Objetivos
São objetivos da UC:
- Identificar os diferentes designers, coleções e tendências;
- Identificar e estabelecer diferentes formas de styling, conforme o objeto de trabalho (desfile, editorial, publicitário, catálogos, etc.);
- Estabelecer prioridades e elaborar Storyboards com Moods, Locations, para interagir com uma equipa de trabalho (fotógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, clientes, cenários, etc.);
- Elaborar conceitos e looks visuais (styling), ou composições de objetos (still lifes) de acordo com uma tendência; - Conceptualizar imagens e estabelecer estratégias como forma de comunicação interativa e critica à sociedade através do poder de uma imagem e do impacto visual, sensorial e emotivo que esta possui.
- Conhecer as funções inerentes a cada elemento que possa integrar uma equipa de trabalho para produção de moda.
- Estimular a compreensão do fenómeno da "criação" de produtos (na área do Design de Moda e Têxtil) e da sua evolução.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes do Styling. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.
A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.
Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carter, Graydon; Vanity Fair: The Portraits: A century of Iconic Images.
Catálogos, revistas e jornais de diferentes marcas e instituições de moda.
Knight, Nick; Nick Knight. La Chapelle, David; Heaven to Hell. Leibovitz, Annie; Annie Leibovitz at Work.
Mower, Sarah; The Interpreters of Fashion. Oliva, Alberto; In Vogue: the illustrated History of the World’s Most Famous Fashion Magazine.
Posnick, Phyllis; Extreme Beauty in Vogue.
Publicações periódicas: revistas, catálogos e folhetos da especialidade.
Smith, Bruce; Fashion Photography: a Complete guide to the tools and techniques of the trade.
Testino, Mario; Mario Testino Portraits.
www.style.com Zoe,Rachel; Style A to Zoe: The Art os Fashion, Beauty & Everything Glamour.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não