filmeu

Disciplina Indústrias Criativas e Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como principal objetivo dotar o discente de competências que sustentem a viabilização comercial de uma marca de Moda por via de um posicionamento ajustado às indústrias criativas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Inovação e Empreendedorismo:
      1. O que é a inovação – radical e incremental;
      2. A criatividade enquanto motor de inovação;
      3. O empreendedorismo enquanto motor de inovação;
      4. Modelos de difusão e da inovação – (i) modelos lineares: impulso tecnológico, procura/necessidade do mercado/ (ii) modelos interligados: (iii) modelo interativo, (iv) modelo encadeado e (v) modelo de sistemas de informação; 
      5. Curva da distribuição da inovação de Rogers;
      6. Análise da literatura sobre o tema;
    2. Sistema Organizacional da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV);
      1. O sector têxtil e do vestuário (STV) em Portugal e a profissão do designer de moda industrial;
      2. Inovações e espírito empreendedor no STV;
      3. Análise da literatura sobre o tema.
      4.  
    3.         . Desenvolvimento de projeto teórico-prático para a divulgação, criação e sustentação de marca de Moda desenvolvida pelo aluno na UC de Negócio de Moda.
  • Objetivos

    Objetivos

    A estrutura curricular introduz elementos técnicos, conceptuais e metodologias aplicadas à criação, posicionamento e divulgação de uma marca. 

     

    Competências:

    1. Identificar os fundamentos de processos de inovação e empreendedorismo para marcas de Moda;

    2. Compreender a contribuição do espírito empreendedor na fileira Moda/Sector Têxtil e do Vestuário (STV);

    3. Compreender a atividade inovadora e empreendedora enquanto potenciadoras de riqueza e sustentabilidade de uma marca;

    4. Refletir e argumentar de forma sustentada sobre os temas da criatividade, inovação e empreendedorismo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino consiste no equilíbrio entre a exposição de matéria teórica, discussão de temas e aplicação para a elaboração de um projeto prático.

    A reflexão sobre os temas é instigada tanto nas aulas de exposição como nas de acompanhamento de projeto.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios