filmeu

Disciplina Figurinismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Figurinismo tem como principal objetivo capacitar o estudante para o estudo, criação e desenvolvimento de um figurino, tendo por base uma obra literária, uma peça de teatro, um filme  ou uma dança. Entender a complexidade do Figurinismo. Ter uma visão histórica do Figurinismo. Compreender o relacionamento entre as artes e o Figurinismo: comunicação, produção e identidade. Identificar os conceitos e os fenómenos que envolvem a criação de um figurino. Conhecer os profissionais do figurinismo em Portugal. Capacidade para entender a dimensão da linguagem e da comunicação que se operam através do figurino e sua relação com o outro e com o mundo do imaginário da cultura contemporânea.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Pesquisa literária, histórica e visual e a elaboração de conceitos no processo criativo do figurino: análise de casos e exercícios práticos de pesquisa e desenvolvimento de conceitos; 2. O processo criativo do Figurinismo: as suas etapas, as variáveis, os processos e os desafios; 3. A importância da escolha de materiais na criação de um figurino; 4. A criação de um figurino; 5. A elaboração de projeto de figurinos.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer o Figurinismo no Mundo e em Portugal: contacto com os figurinistas nacionais para conhecimento da realidade de cada um; 2. Conhecer métodos de pesquisa visual e de pesquisa de conceitos para desenvolvimento do figurino; 3. Conhecer e aprofundar o processo criativo no desenvolvimento de figurinos; 4. Planificação, criação e construção de um figurino; 5. Conhecer e aprofundar técnicas de apresentação e desenvolvimento de um figurino, desde a ideia inicial até ao produto final.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspetos da pesquisa e análise de figurinos. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos, a realizar em aula e em regime de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, planeamento e execução.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alston, I., Dixon, K,.(2014). Edith Head. TAJ Books International LLC. Ishioka, E. (2006). Eiko Ishioka. Page One Publishing. Leventon, M. (2008). What People Wore When: A Complete Illustrated History of Costume from Ancient Times to the Nineteenth Century for Every Level of Society Flexibound. St. Martin's Griffin. Racine, A. (2015). The Costume History. Taschen.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios