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Disciplina Seminário I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Seminário, a ser lecionado no 2º ano do mestrado Design e Produção de Moda, pretende aproximar os alunos ao lado mais prático do conhecimento da área de estudo. Os alunos são contextualizados com profissionais do setor, em diversas áreas, realizam trabalhos para aprofundar ferramentas, que serão úteis no futuro profissional. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    Consultoria de Imagem: o que é; para que serve; perfil do profissional; saídas profissionais;

    Como criar conteúdos programáticos escritos sobre uma marca; uma ideia; um editorial;

    Editorial/Campanha/Fashion Film - ferramentas de promoção e divulgação: onde e quando recorrer a estes formatos;

    Discussão e análise sobre o papel da moda no século XXI, recorrendo a artigos jornalísticos/crítica/científicos;

    Olhares sobre marcas icónicas e o seu papel na moda atual;

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se facultar a formação apropriada a futuros profissionais, de forma a serem capazes de conceber, desenvolver e implementar projetos reais e complexos de design de moda e/ou produção de moda, considerando distintas tipologias de clientes.
    Promover a gestão de equipas com conhecimento no Design de Moda ou na Produção de Moda, para integrar  empresas quer da indústria quer de design, ou ainda, consultoria/agenciamento de marcas de moda, entre outras profissões direta ou indiretamente associadas a diversos setores de atividade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos e técnicas utilizadas: método expositivo-dialógico; técnicas de discussão em grupo. Através do método expositivo-dialógico, privilegia-se a apresentação dos conteúdos programáticos, e cria-se um espaço de diálogo com os estudantes, fundamentado na análise de casos práticos, no âmbito do qual partilham as suas reflexões sobre os temas abordados. O processo de avaliação é contínuo, de forma a aferir com regularidade a aquisição dessas competências. Avaliação de frequência: trabalho 1 (20%) + trabalho 2 (30%) + trabalho final escrito (50%). Reserva-se o direito do docente de realizar mais algum exercício/trabalho, que considere pertinente para avaliar o conhecimento dos alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Almeida, Cristina Q.; Alves, Helena; Miguel, Rui. (2011). A Imagem das Marcas Portuguesas de Vestuário. A Moda num Mundo Global. Coordenação: Isabel Cantista, Vida Económica, Editori- al, SA. 
      Barnard, Malcolm. (2003). Moda e Comunicação. Rio de Janeiro, Rocco, Brasil. 
      Barthes, F. (1963). O sistema da Moda. 1981, Ediç¿es 70, Lisboa. 
      Coelho, Tereza; Avillez, Maria Assunção. (1987). A Moda em Portugal nos últimos 30 anos. Edições Rolim. Lisboa. 
      Lipovetsky, Gilles; Serroy, Jean. (2014). O capitalismo estético na era da globalização. Ediç¿es 70, Lisboa. 
      Lipovetsky, Gilles. (1987). O império do Efémero - A moda e o seu destino nas sociedades modernas. D. 
      Quixote, Lisboa. 
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