-
Apresentação
Apresentação
Esta UC funciona como um espaço central de prática projectual, onde os alunos desenvolvem e consolidam os seus projectos centrais. A partir dos quatro fóruns estruturantes do mestrado – Geografias e Alimentação; Climas e Culturas; Comunidades e Edição; Arquivos Futuros – da sua inter-relação com o design e com os interesses dos alunos, serão desenvolvidas diferentes actividades teórico-práticas que os ajudem a definir os temas e objectivos dos seus projectos de investigação. A UC terá um carácter experimental e orientador, através do contacto com os docentes e da intervenção tangencial comconvidados e instituições externas, que contribuam para a descoberta e amadurecimento das ideias e propostas dos alunos de forma expandida, multidisciplinar e útil às comunidades que venham a servir.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-15359
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Definição da temática/objectivos do Projecto de investigação/Design: A partir dos quatro fóruns estruturantes do mestrado – Geografias e Alimentação; Climas e Culturas; Comunidades e Edição; Arquivos Futuros – da sua inter-relação com o design e com os interesses dos alunos, serão desenvolvidas diferentes actividades teórico-práticas que os ajudem a definir os temas e objectivos dos seus projectos de investigação; Recolha e organização da matéria de estudo: Os alunos irão aprender a construir estratégias de recolha e gestão do material teórico e prático referente aos seus projectos, através da sua própria prática projectual e da observação dos processos de trabalho de profissionais convidados; Ligação/gestão dos conteúdos, métodos, práticas e material produzido nas restantes UCs, para facilitar a definição e organização dos projectos de cada aluno e do trabalho de orientação dos respectivos docentes.
-
Objetivos
Objetivos
– Capacidade de definição das temáticas e práticas do projecto a desenvolver no mestrado; – Promover conhecimentos teóricos/práticos no desenvolvimento de um projecto de design e de um projecto de investigação; – Desenvolver a consciência sobre a importância da originalidade e utilidade dos projectos para as comunidades; – Contribuir para a construção de relações e contactos entre pares; – Fomentar a consciência do projecto de design/investigação como um processo constituído por diferentes etapas, disciplinas e profissionais, em diferentes contextos; – Potenciar o trabalho multidisciplinar e colaborativo no desenvolvimento de um projecto de design/investigação; – Estimular e consulidar a articulação entre o pensamento criativo, lúdico, crítico e objectivo; – Desenvolver projectos complexos através da interpretação de diferentes contextos sociais, culturais e educativos. – Desenvolver capacidades de gestão, comunicação e defesa de projecto.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular de caráccter teórico/prático assentando em metodologias/práicas pedagógicas activas focadas no aluno e na sua aprendizagem através da discusão e experimentação prática dos conhecimentos adquiridos no processo de trabalho, promovendo um percurso formativo individual e colaborativo. Estabelecendo um diálogo aberto entre professores, alunos e convidados, permite adquirir competências de forma integrada e significativa e fomentar a autonomia, colaboração e coperação. A avaliação desta unidade curricular, em regime de avaliação contínua, incide na assiduidade, participação, materialização, discussão e empenho nos trabalhos propostos. A avaliação, de carácter individual, e definida em diferente momentos chave dos exercícios propostos, segundo o acompanhamento de cada docente/convidado, discutida em conjunto no final do semestre. Estes momentos de avaliacão são definidos pelos docentes e são obrigatórios.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Angiama, S. et al (Eds) (2018). aneducation. Berlin. Archive Books. Axel, N (Ed.) (2016). Volume 48 – The research Turn, Learning 2. Amsterdam: Archis. Berg, E., Jager, I., Peters, S. & Roeleveld, A. (Eds) (2021). On the Necessity of Gardening: An ABC of Art, Botany and Cultivation. Heijningen: Valiz. Biserna, E. (Ed.) (2022). Walking from Scores. Dijon: Les Presses du Réel. Biserna, E. (Ed.) (2000) Going Out – Walking, Listening, Soundmaking. Brussels: Umland. Choi, B. Krauss, A. & Heide, Y. (2018). Unlearning Exercises, Art Organizations as Sites forUnlearning. Amsterdam: Valiz. König, K. (2014) (Ed). Teaching and Learning as Performing Arts (by Robert Filliou). London: Occasional Papers. Paim, N. & Bergmark, E. (Eds.) (2016). Taking a Line for a Walk, Assignments in design education. Leipzig: Spector Books. Rito, C. & Balaskas, B. (2020). Institution as Praxis, New Curatorial Directions for Collaborative Research. Berlin: Sternberg Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não