Apresentação do Curso
Assistimos hoje a uma larga intervenção do design na sociedade, mas num trajeto de replicação e de extinção da variedade dos "objetos" do design, num contexto de uniformização em que nada os distingue. Esta não é a realidade com a qual nos identificamos, e o nosso desafio e certeza é um mestrado que reflita, atue, e projete uma sociedade mais variada e menos domesticada a modelos pré-existentes.
Neste contexto, o Mestrado em Design tem como objetivo principal maximizar a eficiência do design na sociedade, considerando fundamental ter um conhecimento vasto, profundo e variado do meio envolvente. Os objetivos e o currículo do curso suportam-se num corpo docente multidisciplinar, com experiência em contextos académicos e empresariais, nacionais e internacionais.
No contexto dos cursos de mestrado em design, o mestrado em Design da Universidade Lusófona distingue-se pela sua orientação para o projeto de uma nova sociedade em que:
- os modelos de atuação do presente não se apresentam como o único paradigma com futuro;
- o design pode ter no papel mais relevante no seu desenvolvimento, não se reduzindo a aspetos meramente técnicos e tecnológicos;
- o projeto deve-se alargar a conhecimentos e competências no âmbito da economia, gestão, engenharia, marketing, psicologia, sociologia, neurofisiologia, genética e arte, considerando-os essenciais nos processos de criação e inovação.
Razões para frequentar este curso
- Completar uma etapa de formação avançada na Universidade, através da obtenção de título universitário, Mestre, com reconhecimento nacional e internacional;
- Maximizar a eficiência do design na sociedade, considerando fundamental ter um conhecimento vasto, profundo e variado do meio envolvente;
- Promover a investigação e divulgação de ideias catalisadoras, apoiadas pela Universidade, e direcionadas ao desenvolvimento de modelos alternativos de sociedade;
- Acesso às redes internacionais em que o DCAM e a Universidade Lusófona estão inseridas, no âmbito da investigação e da partilha de conhecimento, como catalisador de desenvolvimento intelectual;
- Investigação apoiada, teórica, científica e técnica, de alta qualidade universitária;
- Condições Tecnológicas ímpares na área da imagem, nacional e europeia.
Despacho do curso
Despacho n.º 15574/2009, de 8 de julho, alterado pelo Despacho n.º 8026/2020, de 17 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
15/07/2016
Registo
R/A-Ef 3031/2011
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
- 50% nota da habilitação anterior
- 50% Entrevista
Candidatos sem grau ou sem classificação da habilitação anterior, a entrevista assume a ponderação de 100%.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
O mestrado em design tem a duração de dois anos, dividido em 4 semestres, em que os primeiros dois estão orientados para exercícios que privilegiam ações relativas a processos de "informação", "aprender" e "abstração", e os últimos dois, privilegiam ações relativas a processos de "atuação", "fazer" e "materialização".
Destinatários
O mestrado em Design da Universidade Lusófona tem como objetivo a captação de estudantes de áreas de conhecimentos e competências do âmbito do design, marketing, gestão, economia, engenharia, arquitetura, psicologia, filosofia, arte,..., porque os seus objetivos, conteúdos e exercícios apresentam práticas multidisciplinares naturais à atividade do design, e porque a criatividade e a materialização das ideias em "objetos" não é uma exclusividade do modelo tradicional do design e está aberto estudantes oriundos de outras áreas de conhecimentos.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Primeiro semestre:
Orientado para práticas e exercícios de projeto, que privilegiam Áreas de Conhecimento no âmbito da Cultura, Ciência , Experiência e Processos, perspetivando o design para uma dimensão intelectual mais adequado ao desafio de construção e desenvolvimento de uma nova sociedade.
Segundo semestre:
Orientado para práticas e exercícios de projeto, que privilegiam a Ecologia Cognitiva no âmbito da Performance, Sociedade, Empresa e do Produto, perspetivando o design para novas áreas de intervenção nas empresas, nas associações, nos organismos, e sobretudo para o Homem.
Terceiro semestre:
Orientado para práticas e exercícios de projeto, que privilegiam a Arquitetura da Inovação no âmbito de ações de Mutação, Recombinação e Migração, perspetivando um design, que através dos suas metodologias, atue no percurso de conceção, desenvolvimento e implementação de "produtos" na sociedade.
Quarto semestre:
Orientado para práticas e exercícios relativos à construção do projeto final de tese, que privilegiam a Narratologia no âmbito da Pré-figuração, Configuração e Refiguração, perspetivando um design que apresente de facto novas ideias e que seja uma mais-valia efetiva para a sociedade.
A estrutura do mestrado apresenta 4 unidades curriculares de Seminários, distribuídas pelos 3 primeiros semestres, que têm como objetivo:
- partilhar conhecimentos e métodos distintos do design, no âmbito dos raciocínios e metodologias contextualizadas em ações de projeto.
- partilhar procedimentos de execução no âmbito de atividades práticas distintas do design, contextualizadas em ações de projeto.
- a produção e a experiência de realização de uma obra, no âmbito de práticas contextualizadas em ações de projeto.
- partilhar métodos e experiências projetuais em áreas relacionadas com o design.
O trajeto curricular está vinculado e orientado desde a primeira aula para o projeto final de tese.
Equipamentos e Instalações
O curso de mestrado em Design acontece no DELLI OFFICE, um espaço central de trabalho e de aprendizagem, para desenvolver o que Alan Fletcher designou por The Art of Looking Sideways.
Nele colocamos à disposição dos alunos diferentes meios de produção que podem ser usados, durante e para além das aulas.
Destaque para as modernas tecnologias, como impressão 3D, cortes laser, plotters, Risografia, fotocopiadoras digitais, desenho digital em Cintiqs e Workstations 3D, Motion Capture, que coabitam com as mais consolidadas técnicas de impressão, prelo tipográfico, serigrafia, mimemógrafos, impressoras de agulhas ou máquinas de fax.
É neste espaço que é lecionada grande parte das cadeiras práticas e teóricas. E é aí que também promovemos e estimulamos as atividades extracurriculares, organizadas e programadas pelos alunos (seminários, sessões de leitura, cinema, performance, etc.).
Paralelamente, o Mestrado em Design beneficia da integração num campus universitário rico na multiplicidade de áreas de conhecimento, atividades e equipamentos, dos quais usufrui.
Estudos Futuros
Os Mestres em Design pela Universidade Lusófona de Lisboa ficam preparados técnica e conceptualmente para estabelecer diálogos estreitos e sistemáticos com as mais diversas áreas científicas e profissionais.
De igual modo, a dissertação/projecto final faculta aos alunos a adequada preparação para poderem prosseguir estudos para Doutoramento em variadas áreas de interesse, tais como Doutoramento em Design, Artes, Novos Media, entre outros.
Saídas Profissionais
No âmbito das saídas profissionais do mestrado em Design resultam competências que privilegiam a atividade em 4 áreas de atuação na sociedade:
- Gestão no Design, orientado para atividades como Design manager, Product manager, R&D manager, Project manager,
Projeto, orientado para atividades como Design de Produto, Ambientes, Comunicação, Branding, Serviços, Interação,
- Investigação no Design, orientado para atividades como Processos Criativos, Sociedade, Saúde e Bem-Estar, Território, Cidade, Educação, Tendências, Mobilidade,
- Arte no Design, orientado para atividades como Design de Autor, Design-Artist, Design de Edição.
Ideias principais a reter sobre o nosso mestrado:
- Apresenta uma nova visão sobre o design e sobre o seu papel na sociedade.
- Recorre a áreas de conhecimento não tradicionais no design porque as considera essências para produzir design.
- Não tem como destinatários exclusivamente estudantes licenciados em design.
- Desde a primeira aula que o projeto final de tese é desenvolvido.
- Olhamos a pessoa e não o cliente, tanto numa perspetiva do nossos estudantes mas também, e o mais importante, numa perspetiva do destino das ideias e dos projetos que desenvolvemos em todo o mestrado
Investigação
No contexto da investigação, a criação de uma nova Unidade de Investigação em Design denominada COW- Centre for Other Worlds, bem como a potenciação da ligação do CE às atividades dos centros de investigação da ECATI, permitirá ao mestrado em Design, não só aproximar os temas de investigação desta unidade, e beneficiar da organização logística e científica.
De igual modo, tendo a Universidade Lusófona uma variedade de cursos e de áreas de conhecimentos respetivas, esta amplitude de conhecimento proporciona uma oportunidade de alargar os horizontes do Mestrado em Design, e do Design - "O que sabemos sobre Design quando apenas o Design conhecemos?"
Finalmente, e no contexto da riqueza das redes internacionais em que o DCAM e a Universidade Lusófona estão inseridas, apresenta-se uma oportunidade de crescimento das relações internacionais, no âmbito da investigação e da partilha de conhecimento, como catalisador de desenvolvimento intelectual.
O mestrado em Design visa, neste âmbito, promover a divulgação de ideias catalisadoras que contribuam para o desenvolvimento de modelos alternativos de sociedade.
Observações
O mestrado em Design funciona em regime pós-laboral.
Docentes Convidados
Sob o ponto de vista prático todo o curso de mestrado em Design é um workshop permanente. A cada semestre convidamos profissionais ou ateliers e empresas de referência nacional ou internacional, para partilharem os seus saberes junto dos nossos alunos. Estes momentos são parte integrante da nossa estratégia pedagógica para a transmissão de conhecimentos e traduzem-se em experimentações multidisciplinares que vão do Design à Ciência; da Psicologia à Bioética; da Arte à Gastronomia; das Tecnologias Digitais à Performance e ao Cinema, entre outros.
Áreas Científicas
Design | Artes | Artes e humanidades