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Disciplina Provocações e Transições I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular organiza-se em torno dos quatro fóruns transversais ao ciclo de estudos: Geografias e Alimentação, Climas e Culturas, Comunidades e Edição, Arquivos e Futuros. Enquanto disciplina basilar orientada para a materialização de acções transformadoras e projectadoras de realidades, esta UC é um laboratório que permite ampliar as margens do possível através e para além do campo disciplinar do design. Os alunos encontrarão um espaço de possibilidade e experimentação, desafiando os seus próprios projectos e interesses dentro da disciplina, e exigindo ambiciosas alternativas e propostas que intersectem múltiplos universos: culturais, económicos, sociais, visuais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Publicar é cada vez mais um gesto político: as publicações fazem a ponte entre públicos diferentes, mesmo conflituantes. • A publicação é um espaço de encontro e debate mediado tecnologicamente. A prática editorial pode ser enquadrada como uma forma de co-design envolvendo diferentes actores. Para aguçar a capacidade de publicar é importante estar ciente das possibilidades, das limitações e dos pontos cegos existentes no ecossistema editorial: desde fluxos de trabalho automatizados (AI), à curadoria algorítmica, de paywalls a shadow libraries. Este entendimento político da publicação pode ser informado pelas práticas de artistas e designers que sondam os futuros do publicável. • Hoje, a pesquisa de design não acontece apenas dentro dos meios tradicionais ou nas academias (por exemplo, o artigo), mas ocorre através de uma crescente variedade de formas, contextos e formatos que vão por exemplo, da exposição, a instalação e a performance.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Conceber, proteger, restaurar ecossistemas de comunicação/publicação com menor impacto em efeitos sociais, naturais, indesejáveis, centrando-se no ato de tornar: “as coisas públicas", "público", "navegação de públicos e contra-públicos" Defender caminhos que reconheçam as vantagens/sustentabilidade do que é local sem pôr em causa as virtudes das ligações à rede global Projetar vizando horizontes temporais variáveis, escalas diferentes, sempre ajustadas às estruturas de publicação que se pretendem publicar Estabelecer ligações com as (infra)estruturas existentes de modo a tornar as fases de transição mais abrangentes, com menos efeitos secundários negativos Desenvolver habilmente técnicas de construção e criação de diálogo para uma compreensão política do processo de publicação Identificar e promover uma mentalidade e postura dos designers como componente essencial dos processos de design, considerando as suas capacidades como actores activos na recuperação, distribuição de recursos
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino envolvem uma estratégia combinatória de análise teórica, mas com uma forte componente prática, por vias de exercícios pontuais, a projectos que lidam com software e plataformas de disseminação de conteúdos. Estes projectos práticos em formato oficinal permitem aos estudantes testar e repensar concretamente as suas estratégias de provocações e transições por vias da publicação. A avaliação gira em torno do entendimento do estudante sobre o público que pretenderá alcançar ou construir, bem como as estratégias técnicas e sociais para o fazer. Através de um processo de interacção, os alunos avaliam os resultados, adoptando o princípio do desenvolvimento projectual dando ênfase à multidisciplinariedade e multiplicidade plataformas, com intuito de encorajar os esforços de relacionamento verdadeiramente colaborativos mediados pelas suas publicações.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ludovico, A. (2012). Post-digital print: The mutation of publishing since 1894. Onomatopee. Bhaskar, M. (2016). The content machine: Towards a theory of publishing from the printing press to the digital network. London: Anthem Press. Lorusso, S. (2016). Extending Horizons - The Praxis Of Experimental Publishing In The Age Of Digital Networks. Phd Dissertation. Iuav University of Venice. Gilbert, A. (2016). Publishing as artistic practice. Berlin: Sternberg Press. Drucker, J. (2004). The century of artists' books. New York: Granary books.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A metodologia utilizada em cada sessão é estruturada da seguinte forma: as sessões estão   orientadas segundo um planeamento metodológico que é constituído por fases. Cada fase é desenvolvida de acordo com conteúdos específicos, articulados segundo uma estrutura de aula que inclui momentos teóricos e práticos.
    A avaliação é estruturada e realizada de acordo com o desempenho e os resultados de cada fase (50%), e a análise do trabalho no contexto global da turma (50%); Em concreto, cada aula é constituída por uma fase inicial de apresentação e discussão de conteúdos a introduzir no projeto, uma segunda fase de análise do trabalho entregue como complemento à fase anterior do projeto, e uma terceira fase de desenvolvimento em aula do projeto.
     

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